terça-feira, 7 de novembro de 2017

MBS VEM AÍ

Ou melhor, já veio. Mohammad bin Salman al-Saud, o novo herdeiro do trono da Arábia Saudita, já está botando para quebrar. Algumas medidas tomadas pelo jovem príncipe (apenas 32 anos) estão sendo vistas como uma tentativa de trazer o reino medieval para, pelo menos, o século 19 - como a permissão para as mulheres dirigirem carros. Outras estão mais para "Game of Thrones", como disse o "New York Times": MBS, como o moço é conhecido, expurgou dezenas de primos seus dos cargos que ocupavam no governo, concentrando quase todo o poder nas mãos de seu ramo da família real. O sistema político da Arábia é pra lá de complicado: são literalmente centenas de príncipes, descendentes das dezenas de esposas de Ibn al-Saud, o fundador da dinastia. MBS só virou o próximo na linha de sucessão no começo deste ano, e pode se tornar rei a qualquer momento. Seu pai Salman, o atual monarca, está com 81 anos e anda mal de saúde. O pimpolho já estaria mandando de fato, e preparando o país para o futuro próximo em que o petróleo deve se esgotar. Mas há algo mais importante em curso: o possível esvaziamento do clero wahabbi, a seita muçulmana fundamentalista que inspirou nada menos que a al-Qaeda e o Estado Islâmico. O mundo vai ficar bem outro sem esses caras (se) detonando.

17 comentários:

  1. É na Arábia S. onde robôs têm mais direitos que mulheres, certo?

    ResponderExcluir
  2. Enquanto aqui no Brasil voltamos para o século XVI com os asnos da extrema direita queimando boneco da Judith Butler aos berros de bruxa.

    PS.: o primo do MBS é o homem mais gostoso das galáxias!

    ResponderExcluir
  3. 16:38 Somente se assusta com isso quem a pouco mais de um ano, não esteve nos convescotes da Paulista que culminou com o GOLPE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOLPE, aliás, que o Lula já disse que perdoou... Tanto que o PT já está fechando coligações com os golpistas do PMDB em vários estados. Lidem com isto.

      Excluir
    2. Não meu bom!Vamos para além de TODA ESSA CORJA e tentar um mínimo de ordem estabelecida, honestidade e integridade... não deveria ser muito.

      Excluir
  4. E o príncipe,futuro rei,deveria passar a receber as senhas de centenas de milhares de bibas,mundo afora,querendo ser concubinas. Até escravas!!! Será que ele "guenta"?!

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    "Arábia Saudita" o Paraíso para homens e o Inferno para as mulheres.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Fica tranquila que nem isso a sra vai ser!
      A sra vai ser a Boba da Corte!

      Excluir
  7. Eu AMO ver aqui e no twitter as gays (algumas lindas, médicas, estudadas) pagando pau pra principe da medieval Arábia Saudita e ao mesmo tempo odiando Bolsonaro.
    Afinal, o que é mais importante do que um bofe bom, né mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Pra piorar, algumas tbm adoram bolsonaro. Não peça explicação para isso. E se disser alguma coisa elas fica indignadas. Acredite, verás os comentários rssss

    ResponderExcluir
  9. Eu achei ele bonito.
    Eu pegaria ele!
    E você Tony pegava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até tenho uma certa quedinha por homens árabes, mas esse príncipe me pareceu um pouco grandalhão demais.

      Excluir
    2. Eu sou descendente de libaneses. Se você fosse solteiro tentava te pegar!

      Excluir
  10. Tem muita treta rolando entre Arabia Saudita e seus vizinhos ultimamente. Teve a treta com o Catar. Teve essa treta dos príncipes. E hoje teve a treta com o ex-premier do Líbano e o Hezbollah. Você que manja e muito e Oriente Médio pode jogar uma luz pra gente, ocidentais alienados, porém curiosos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que vem tudo do MBS, que está dando uma chacoalhada geral no reino e tentando reposicioná-lo com a grande potência regional do Oriente Médio, peitando o Irã.

      Excluir