sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ZERO À DIREITA

Minha primeira reação ao saber que a Justiça Federal suspendeu a regra do ENEM que mandava dar zero às redações que manifestassem repúdio aos direitos humanos foi de asco. Afinal, quem deu entrada à ação foi o movimento Escola Sem Partido - não exatamente uma entidade apartidária. Depois pensei melhor e concluí que a prova de redação não é para verificar as posições políticas de seu autor, e sim checar se ele escreve bem. Se tem a capacidade de sustentar um argumento, por mais hediondo que este seja. Aí respirei tranquilo. Depois de ler algumas frases que desclassificaram candidatos em anos recentes, percebi que gente como eles não vai mais levar zero de cara. Mas a nota seguirá baixa...

22 comentários:

  1. Monteiro Lobato provavelmente receberia zero em uma redação do ENEM com os textos de algumas de suas obras. Ideologizar a redação é suprimir o livre pensar. Se para a universidade o importante é a ideologia, bastaria uma única pergunta de múltipla escolha com duas opções de respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nah nah get out! you talking bullshit!
      You don't make any sense!

      Excluir
    2. E os defensores do racismo não paaaram. Que vergonha, Luciano.

      Excluir
    3. Liberdade de expressão não é instrumento para expressão de falas discriminatórias.

      Excluir
    4. "Monteiro Lobato provavelmente receberia zero em uma redação do ENEM com os textos de algumas de suas obras". Provavelmente sim e isso nos mostra que quem escreve como Monteiro Lobato hoje tem a cabeça não no século 21, mas nas décadas de 20, 30 e 40 do século 20!
      E nosso STF. graças a Deus, já disse que o princípio da dignidade humana é superior ao princípio da liberdade de expressão! (Pelo menos no meu funeral não vai ter gente com placas: fag go to hell, mas bem que poderiam organizar um grupo desses para manifestar na sua porta para demonstrar sua tolerância com a livre expressão!
      Nick

      Excluir
    5. Repetindo Ricardo Rangel em publicação de ontem:
      "De todas as ideias descerebradas que o politicamente correto já nos deu, nada bate essa de dar nota zero no Enem para quem "desrespeita os direitos humanos na redação" (considerando-se o track record do politicamente correto, vale dizer que isso é um feito e tanto).
      Primeiro, porque é impossível desrespeitar os direitos humanos numa REDAÇÃO. Uma redação não é sequer um panfleto. Ser contra a existência de religiões, por exemplo, não é um ATO contra o direito humano de professar uma religião, por exemplo. É só uma opinião sem maiores consequências.
      Segundo, porque, como a liberdade de expressão é um dos direitos humanos mais fundamentais, cerceá-la é, isto, sim, um ATO contra dos direitos humanos.
      O Enem merece nota zero".

      Assino embaixo.

      Excluir
    6. A censura ao livro As Aventuras de Pedrinho de Monteiro Lobato pelo MEC foi correta. Pouco me importa se ele queria trazer A Ku Klux Klan para o Brasil e implementar praticas racistas de eugenia para "limpar" o gene brasileiro... Mas, como ler numa sala de aula uma história que se referia a Tia Anastacia como "macaca" ? Imagina isso na cabeça das crianças, principalmente nas negras ? Ta tudo bem para você ?

      Excluir
    7. "É só uma opinião sem maiores consequências". Será? Não sou contra a leitura de Monteiro Lobato nas escolas e nem do livro mais famoso de Hitler ser lido nas escolas. Desde que as obras sejam contextualizadas e o que as idéias propagadas por essas obras trouxeram de ruim pra humanidade. E acho certo a nota 0, pois a pessoa estará consciente que idéias erradas, que já foram usadas pela humanidade e não deram certo, merecem um 0 e essa pessoa não está gabaritada a entrar em uma universidade e sociessse do seculo Xxi com pensamento no século XX.
      Nick

      Excluir
    8. E tem como colocar qualquer posição numa redação. Porém tenha dados consistentes e embasamento histórico,se não corre o risco de terminar a redação assim: ...porém essas idéias já foram refutadas pela ciência e pela história...😂😂Nick

      Excluir
    9. E se você ler o livro do Monteiro Lobato vai acontecer o quê? Cair um braço? Derreter-se todo? Você precisa aprender a contextualizar sua leitura dentro de uma perspectiva temporal e geográfica. Continue tentando. Você tem potencial.

      Excluir
    10. Nick, mesmo que algo tenha sido provado pela ciência, a pessoa tem o direito de expressar sobre aquilo, por mais irracional que seja. Do contrário, seria proibido falar sobre Jesus e outros mitos religiosos, que a ciência nem perde mais tempo provando serem histórias reais ou não.
      Liberdade inclui liberdade de falar merda.

      Excluir
    11. " mesmo que algo tenha sido provado pela ciência, a pessoa tem o direito de expressar sobre aquilo, por mais irracional que seja" Ué, mas disse algo em contrário. Só disse que ela deve colocar isso na redação. Minha frase foi:"tem como colocar qualquer posição numa redação" e "Porém tenha dados consistentes e embasamento histórico". Pois a redação é um texto argumentativo e você tem que ter argumentos e não escrever o que você acha sobre algo (não é um texto descritivo, narração pessoal, diário, etc). E você sitou ciência e Jesus, uma pessoa inteligente e que tenha argumentos diria: "A ciência não tem como provar a existência de Deus, pois ela só se aplica a fatos observáveis. Porém a mesma ciência demonstra que quem tem fé em algo vive melhor do que quem não tem e isso pode ser explicado pela evolução de nossa espécie, por isso as religiões são importantes" - Nesse caso a pessoa seria a favor das religiões e acho que não desrespeito nenhum direito humano. Ou se fosse contra as religiões: "Do ponto de vista científico Deus não existe, pois sua existência não pode ser demonstrada. Se pela ciência Deus não existe, as religiões perdem sua função de existir pois, em tese, seriam as guardiãs da palavra de Deus, uma figura que para a ciência não existe."
      Nick

      Excluir
  2. mas ce eles tive100 ido agente ...
    Cade os mestrados?
    Que idioma maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  3. tô curtindo os novos posts! =D

    ResponderExcluir
  4. Tony, como assim defesa dos direitos humanos é posição política? Não seriam os direitos humanos, assegurado pela Constituição, uma base para uma sociedade minimamente civilizada e estável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, direitos humanos é básico... mas essa polarização radical faz com a direita queira elimina-los por considera-los coisa de "esquerda".

      Excluir
  5. Os esquerdinhos não se acostumaram ainda com o quê significa liberdade de expressão a TODOS e eles acham que são donos da caneta que decide o que pode e não pode.

    ResponderExcluir
  6. O Mio Babbino Caro
    Liberdade de expressão, sugiro como tema de redação ao ENEM: "O CÂNCER GAY", tão cantado no início da epidemia da SIDA, no Século passado.

    ResponderExcluir
  7. Direitos humanos não são relativos. Direitos humanos não têm a ver com posição política. O objetivo de um vestibular é também que as pessoas articulem ideias bem dentro de um universo de respeito a direitos humanos, assim como se espera o mesmo de um cientista que articule seus conhecimentos e recursos dentro dessa mesma esfera. Essa complacência é tão cruel quanto dizer que a cura gay pode ser aprovada, já que não irá curar ninguém mesmo. Falo isso no sentido de que há consequências na mera permissão a que isso seja feito: a busca e disseminação do desenvolvimento de lógicas tacanhas feitas para desrespeitar os outros e propagar preconceitos, e os consequentes processos contra a correção do Enem de textos que se baseiam em lógicas nazistas, por exemplo. Não é apenas mero jogo verbal o que se espera em uma avaliação do enem. Seria interessante ouvir o Mec ou professores de redação sobre isso, assim como psicólogos ou o CFP a respeito de algo como a cura gay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade todos princípios da CF são relativos, e somente no caso concreto que permanece a superioridade/inferioridade de um ou outro. No caso da cura gay, se fosse tema de redação, a pessoa poderia ser contra alguns grupos gays que afirmam que a homossexualidade é de nascimento, pois muitos cientistas dizem que um pessoa pode variar no espectro sexual hetero-homo durante a vida. Mas também teria que jogar limpo e dizer que terapias de grupo para reverter a orientação ou estado sexual da pessoa não funcionam, pois já foi provado que não funcionam!
      Nick

      Excluir
    2. São relativos como tudo é, Nick, esse argumento não leva a nada... Quero dizer que se há ataque numa redação a um princípio considerado como direito humano por um instrumento como a constituicão federal, é algo que possui objetividade suficiente para ser critério para corretores de redação, como vem sendo de maneira bastante simples até. A comparação que fiz com cura gay não se referiu a isso ser tema de redação, dá uma relida... O que quem não trabalha com redação parece desconhecer é que não se precisa ser a favor de uma agenda de esquerda para estar dentro do respeito a direitos humanos. Tudo o que você citou sobre cura gay como tema já seria contemplado nas correções sem zerar ou precisar alterar nada mesmo com a competência de respeito a direitos humanos. Correção de redação possui um nível de objetividade bem maior do que a maioria das pessoas acredita haver quando se dá mal, além de meios para evitar que a ideologia desse ou daquele corretor venha a interfirir. Mas existem lógicas argumentativas com resultados de ataque a direitos humanos bastante claros, como direito à vida. O caso é que no Brasil tem havido esvaziamento considerável das formações que de fato podem falar algo mais a respeito e compartilhar sua experiência, por isso citei a cura gay e o fato de um juíz querer tratar de algo que cabe a psicólogos. Isso só deixa território mais aberto para a Escola sem Partido fazer sentido, já que pelo visto qualquer um está apto para alterar prática de qualquer área. É um emburrecimento planejado, com caras de "olha como isso faz sentido e nunca os profissionais da área haviam pensado nisso antes, esses esquerdistas que querem catequizar nossas crianças!". Há professores tão diversos quanto a sociedade, mas o compromosso pelo qual temos que nos pautar é outro.

      Excluir
    3. Finalmente comentários sensatos por aqui.

      Excluir