terça-feira, 24 de outubro de 2017

VIDAS NEGRAS IMPORTAM


No meio de tanta mostra e festival, um baita filme está passando meio despercebido nos nossos cinemas. Trata-se de "Detroit em Rebelião", mais uma obra-prima de Kathryn Bigelow - que ganhou um Oscar com "Guerra ao Terror" e esmerilhou com "A Hora Mais Escura". Bigelow é uma rara diretora mulher que não aborda temas supostamente "femininos" em seu trabalho. "Detroit" tem tanta tensão e violência que poderia ser assinado por Martin Scorsese. O roteiro recria, com alguma liberdade dramática, os acontecimentos que se seguiram a uma revolta de negros depois que a polícia invadiu uma boate de soul music, em 1967. Alguns manifestantes e transeuntes buscaram refúgio num hotel. E não é que um deles teve a brilhante ideia de disparar uma pistola de festim contra os policiais estacionados perto do local? Abrem-se as portas do inferno, com cenas daquelas da gente tapar com a mão o rosto (mas não os olhos). "Detroit em Rebelião" chegou a ser considerado um dos favoritos ao próximo Oscar pelos sites especializados, mas sua cotação vem caindo: o filme foi considerado "divisivo" pela América de Trump. Na verdade é um petardo que precisa ser visto, além de uma aula de cinema.

6 comentários:

  1. Trata-se mais de um caso de ignorância - por não saber o significado de "blacks is beautiful" - do que de racismo proposital. Mas o resultado final é racismo do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  2. Racismo o cacete. É cinema e dos bons. Aula de ritmo. Quando o "tema" não se enquadra no "perfil do gosto" aparece o preconceito e o discurso quá quá quá... Muito bom Tony, mas quando vi o cinema estava com umas dez pessoas... pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, antes que você tenha um chilique de Bolsominion, eu explico: respondi no post errado. Era para ter sido no do papel higiênico preto. Errei, desculpa. Mas vc não precisava ser tão fêmea assim.

      Excluir
    2. 17:34 Errou várias vezes Dona Errada.

      Excluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Procurada Viva ou Morta a Justiça, e faz tempo.

    ResponderExcluir
  4. Excelente filme. Se um filme como Detroit e pouco visto no Brasil e porque muita gente continua acreditando na falacia da democracia racial brasileira. Para muita gente Detroit nao tem ressonancia alguma com a realidade dos negros brasileiro. Filmes como Detroit vem mostrar para muita gente que mero 50 anos atras os negros norte americanos ainda eram tratados como animais selvagens pela policia. No Brasil,jovens negros morrem diariamente desde que deixaram o cativeiro nas maos da policia, e suas mortes nao somente sao ignoradas pela grande midia em geral, mas tambem sao tratadas como simples casos de delinquencias, e nao um grande sintoma do racismo no Brasil. Na America a questao racial esta no DNA do pais. No Brasil enfiaram goela abaixo da populacao negra que sua condicao socio-economica nao tem nada a ver com o racismo a brasileira e o legado da escravidao. Muita gente no Brasil acredita nesta falacia. Para esta turma recomendo o filme Detroit.

    ResponderExcluir