sábado, 21 de outubro de 2017

TRISTESSE


Ontem foi meu aniversário. Como já fiz em outros anos, me dei a tarde livre e fui me enfurnar na Mostra de Cinema de SP. Queria muito ver "Félicité", o primeiro filme indicado pelo Senegal ao Oscar (apesar da ação se passar na República Democrática do Congo). Aproveitei para pegar o longa que passava imediatamente antes, o argentino "El Pampero". Apesar de não durar nem 1h20 e ter uma premissa interessante - mulher em fuga se esconde no barco de um homem amargurado - o filme é chato e melancólico. O que poderia ser uma boa trama policial vira uma meditação sobre a morte e a solidão, não exatamente do que eu estava a fim no dia de meus anos.
Pior ainda foi o meu aguardado "Félicité", uma das coisas mais maçantes que vi na vida. De novo, a premissa prometia: cantora da noite de Kinshasa precisa arranjar dinheiro para a operação do filho que sofre um acidente de moto. As críticas eram ótimas, e o filme ganhou o Urso de Prata (o equivalente ao segundo lugar no Festival de Berlim). Mas é uma tristeza só: miséria, desespero, sujeira, dívidas atrasadas, pernas amputadas. A protagonista, a despeito do nome feliz, quase não sorri. E da metade para o fim o troço vira uma obra de vanguarda, com cenas escuríssimas que não levam a lugar nenhum e zero de carga dramática. Ano que vem vou ao circo, ou quem sabe a um show sertanejo. Aniversário é pra gente se divertir.

12 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Parabéns!!!!!
    Fica ashim não, O bom das Mostra de cinema é exatamente esses fatores surpresas para o bem e para o estranho. Foi no IMS

    ResponderExcluir
  2. "Mas é uma tristeza só: miséria, desespero, sujeira, dívidas atrasadas, pernas amputadas." E isso é, tipo, a realidade do Senegal.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tony,

    Acho que vai gostar desse video. 1972 + John Berger + Nus femininos: https://www.youtube.com/watch?v=m1GI8mNU5Sg

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma simpatia pelo Julio Chavez desde a excelente série "Epitáfios" da hbo onde ele e a Cecilia Roth estão maravilhosos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu aniversário Tony! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Nossa. Que azar...De qualquer modo Feliz Aniversário.

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS TONYAH - não sabia que a senhora é libriana lheynda!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns,muita saúde,muitos momentos felizes. E muito obrigado,por tudo e tanta paciência. Abraço!

    ResponderExcluir