quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O CATECISMO FINLANDÊS


Tenho algo a acrescentar à minha crítica ao filme "Tom of Finland" que saiu hoje na Folha. Não coube no espaço que me coube no jornal, e a rigor nem é sobre o longa em si. Só queria ressaltar como Touko Laaksonen (o nome real do artista) virou um herói para as bibas que conhecem seu trabalho. Se ele desenhasse mulheres com peitões e bundonas, hoje talvez tivesse caído em desgraça, acusado de machismo e objetificação. Mas Tom of Finland criou um universo de beleza masculina tão exagerada que a gente sabe que aquilo é só uma fantasia. Seus homens são tão ridiculamente perfeitos e bem-dotados que não dá nem para dizer que ele estabeleceu um padrão impossível de ser seguido - até porque, na vida real, Tom era feio, magricela e barrigudo, não exatamente a combinação mais atraente. Acho isso um ponto positivo da cultura gay.  A maioria de nós não vê a sexualidade como um instrumento de opressão, e nossos astros pornôs são como semideuses. Pelo menos do puritanismo bocó, escapamos.

24 comentários:

  1. Falando em semideuses, para o Público, um conceituado jornal luso, o Colby Keller é um pensador, merecedor de uma matéria no caderno de cultura.
    https://www.publico.pt/2017/10/08/culturaipsilon/entrevista/colby-keller-o-actor-porno-artista-e-comunista-que-quer-mudar-o-mundo-1787426?page=/culturaipsilon&pos=6&b=feature_d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keller merece o ostracismo depois de ter votado no Trump. Nojo.

      Excluir
    2. Kkkkk era o que faltava, ator que dá bunda comunista, santa falta de coerência, quanta bicha ridícula.

      Excluir
    3. Colby Keller é ANTI-comunista. É um ardoroso defensor de Trump, como lembrou o 8:52. Isto sim é incoerência. E você, seu asninho, devia se informar melhor antes de proferir asneiras sobre gente que você nem conhece.

      Excluir
    4. Colby Keller esteve em Lisboa participando de um documentário que é parte de um projeto maior co-produção Brasil-Portugal.

      Excluir
    5. Anônimo das 09:21, fiquei confuso: o ator que dá a bunda é comunista inteiro ou só a bunda dele é comunista?

      Excluir
    6. Sabe que fiquei com a mesma dúvida? Como será um bunda comunista? Será que é aberta para todos? E uma bunda de extrema direita, é nervosinha e apertadinha?

      Excluir
    7. Colby não é anti-comunista. Ele é comunista. É um dos comunistas que votaram em Trump. Diga-se, muitos comunistas votaram em Donald.

      Excluir
    8. Sim, já li entrevistas dele que ele fala ser comunista e le livros de pensamento mais de "left". Ele queria que Bernie tivesse ganhado de Hillary nas primárias mas como não ganhou, votou em Trump - pois acabaria com o "establishment" político americano e ao mesmo tempo mostraria o qual danosa é a direita anti-comunista no poder. PS: Mas na verdade Trump está se mostrando amigo dos "comunistas" russos.
      Nick

      Excluir
  2. "A maioria de nós não vê a sexualidade como um instrumento de opressão"

    Já há grupos militantes loucos para mudar isso. Espero não viver para ver o dia em que bichas histéricas irão reclamar de serem encoxadas em coletivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, se vc gosta de ser encoxada por estranhos, a preferência é sua. Afinal, cada um é cada um. Mas que não façam isso comigo sob o risco de terem a espinha dorsal extraída pela uretra.

      Excluir
    2. Ué esqueceu da Liniker dando escândalo porque teve a bunda alvoroçada?

      Excluir
    3. 09:19, e dai? Que tem essa tal de Liniker? O que ela tem a ver com minhas preferências, reações e comportamentos? Vc acha que só porque ela age de certa forma eu devo seguí-la? Comportamento de ovelha é coisa de coxinha, querida. Eu sou mais.

      Excluir
  3. Curioso como puritanismo bocó acaba se encontrando com o feminismo nesse aspecto, pois ambos abominam esse tipo de sexualidade que não pede licença nem desculpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse neo-feminismo atual é o mal do século. Não há nada mais ridículo que esse mix de lesbianismo misândrico com sororidade.

      Excluir
  4. E por mais clichê que seja, só tem baranga nessa militância frígida.

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Acredito que todo gay, sabe exatamente o que se passou com seu interior, a primeira vez que viu um trabalho de "Tom of Finland". Tadas as fantasias hiperbolizadas e nós na infância de nossos conhecimentos e desejos. Merecida consagração.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, mas a situação mental desses dessas gays reaças é mais do ruim. Num post onde se lembra e celebra Tom of Finland, um sujeito fundamental para a liberação dos gays, vem esses babacas despejarem ódio e ignorância. A tentativa desses gays é fazer revisionismo histórico, mas é óbvio que não conseguem, nunca vão. Existe toda uma história do movimento civil gay, que deve sempre ser lembrada. E do outro lado para acabar com a comunidade gay sempre estiveram os reaças. Rio muito vendo essas gays de direita querendo inventar (nem reescrever é)toda uma trajetória de luta da comunidade gay. Querendo incluir, vejam só, homofóbicos como defensores de gays. Essas bichas doentes só querem uma coisa no fim das contas, fazerem parte da comunidade gay que tanto criticam. Só que nós da comunidade gay não queremos conviver com homofóbicos, mas Rozangela Alves Justino quer. Já falei, vão atrás dela e saiam daqui lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15:58 Chega ser até doloroso, porém elas existem e estão aqui.

      Excluir
    2. Ui estou morrendo de medo da síndica da comunidade gay me expulsar. Kirida, quando foi que te elegeram juiza única e suprema do tal meio gay pra sair ditando quem pode e quem vai ser gay entre outros gays? Seu senso de diversidade dura até a hora que os gays não obedecem sua liturgia, não é mesmo? Sério, vc vai longe assim. Tipo longe pra caramba.

      Excluir
    3. 21:21 vc é doente! cai fora!!!!

      Excluir
  7. - até porque, na vida real, Tom era feio, magricela e barrigudo, não exatamente a combinação mais atraente. Acho isso um ponto positivo da cultura gay. OK BUT ... teria sido AINDA MAIS POSITIVO se ele TAMBÉM tivesse desenhado alguém feio, magricela, barrigudo e porque não deficiente físico? e incluído um ou mais personagens na sua MITOLOGIA visual. afinal, o gay é o hedonista esteticista por excelência e uma oportunidade para enxergar que é possível sexualidade pr'além desta 2a realidade delirante iria muito bem, MUITO BEM MESMO. né nom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gato, arte não é pedido de cliente de publicidade. Cobrar que artista faça arte pra agradar SUAS demandas justiceiras com a civilização é como mandar vc fazer arte: uma porcaria. Mas tente vc fazer como vc achou que devia ser, quem sabe....

      Excluir
  8. 21:21 fica minha lheynda! vem e alopra!

    ResponderExcluir