terça-feira, 31 de outubro de 2017

DENTRO E FORA DO IRÃ


O melhor filme iraniano que eu já vi foi produzido na Alemanha. "Teerã Tabu" tem assunto, diretor e atores iranianos, e é falado em farsi - mas, se tivesse sido feito no Irã, todo mundo teria sido enforcado. Desconfio até que é por isto que se trata de uma animação em rotoscopia: os cenários externos foram aplicados na pós-produção, já que seria impossível filmar na frente deles. Porque o longa de Ali Soozandeh revela o lado oculto da sociedade de seu país, onde vicejam as drogas, a putaria e a violência da polícia religiosa. Histórias diferentes se entrelaçam no roteiro: uma prostituta que tenta colocar seu filho surdo na escola, um rapaz que precisa pagar pela reconstituição do hímen de uma moça que ele pegou numa festa, uma mulher que aborta toda vez que engravida do marido. Tudo isto com um visual alucinante e uma trilha eletrônica que lembra o Gotan Project. Eis o poder da diáspora iraniana: já tem tanta gente fora do país que já é o suficiente para fazer um filme sensacional.

Quem ficou por lá também faz bom cinema. Eu me surpreendi com a delicadeza de "Fôlego" (que a Mostra de SP rebatizou erroneamente de "Respiro"), escolhido para representar o Irã no próximo Oscar. É a primeira vez que esta honra cabe a uma diretora, e desconfio que o filme tenha algo de biográfico. Pois fala de uma menina que cresce numa cidade do interior enquanto o pau come na capital - da revolução que depôs o xá em 1979 até o começo da guerra com o Iraque, o que finalmente afeta em cheio a vida de todos. Não há exatamente uma trama, mas as memórias da garota: os amiguinhos, os ciganos, os tabefes que ela leva o tempo todo de todo mundo. Sei que é um clichê maior que o mar Cáspio, mas esses dois filmes tão diferentes entre si ajudam a formar uma imagem mais clara desse lugar complexo que é o Irã. Outro clichê - um tapete persa?

11 comentários:

  1. Aconselho a todos fazerem um tour pelo Irã , simplesmente sensasional!!!!
    E o que vcs vão dar esse kuh !!! Nem te conto!!!!
    E para as ricas lógico que tem que comprar um persa!!!! o meu chegou intato um mes depois. Paguei US$ 20.000,00 ! uma bagatela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que não é site erótico mas conta uma história sua no Irã?
      Nick

      Excluir
    2. Depois não me venha com churumelas.

      Excluir
    3. Nick eu te amo!!!!

      Excluir
  2. O Irã diferente do Brasil resistiu a um golpe (que foi tbm tentado lá). Aliás de forma muito parecida, a revolução de 79 foi mais que necessária, o país era totalmente espoliado de seu petróleo pelos britânicos. Agora somos nozes que vamos ser espoliados dos nossos. Vem revolução por aí? Eu acho que vem...tenho medo mas é inevitável depois do que esses caras fizeram daquela múmia no poder. Ficou muito na cara, a tirania é total e absoluta, a rede bobo não resiste mais 10 anos. E falando em polícia religiosa eu tenho histórias muito tristes que não duvido foram causadas pela Gestapo moderna. O Irã hoje domina o Iraque, veja que ironia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o segundo sol vai surgir um pouco antes da vinda do criador... chuva de meteoros e ...ops... muita imaginação meu caro... para de ler sites de teorias da conspiração e começa a ler livros... ajuda!!!

      Excluir
    2. Bee acorda, a primavera árabe deu em nada, vcs juram que revolta de twitter muda o mundo.
      Vcs são tipo os que apoiaram o occupy wall street e ao mesmo tempo investem na bolsa.
      Fico lívida com suas revoltinhas.

      Excluir
  3. Tony, vc escreveu hífen no lugar de hímem.
    Vou assistir,adoro o cinema produzido por lá. Qual é o segredo de roteiros tão bons, tão emocionantes em produções tão simples? Por que não fazemos filmes tão sensacionais como "A Separação"?
    A técnica utilizada no Teerã Tabú é parecida com "Valsa com Bashir ", que é outra pedrada.
    Obrigado pelo blog e pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui eu que escrevi, foi o corretor.

      Obrigado, já consertei.

      Excluir
  4. Irã, aquele país que nossa esquerda dá um desconto, como dá pra toda ditadura.

    ResponderExcluir