terça-feira, 3 de outubro de 2017

A DOENÇA DA AMÉRICA

Os Estados Unidos tratam seus massacres a bala como se fosse desastres naturais: inevitáveis, assim como os terremotos ou os furacões. É impressionante a inércia do parlamento, há anos dominado pelos republicanos, ainda mais agora que um deles está na Casa Branca. E é criminosa a desfaçatez da National Rifle Association, o lobby das armas - uma de suas iniciativas recentes é facilitar a compra de revólveres e espingardas a doentes mentais, que tal? Mas Trump só irá fazer alguma coisa a respeito se um atirador matar seu filho Barron, e ainda assim vai enfrentar resistência de boa parte da sociedade. Resta aos não-asnos protestar e se lamentar, como fez o comediante Jimmy Kimmel no monólogo de abertura de seu talk show. Foram as palavras mais contundentes sobre a chacina de Las Vegas até o momento, embora seja evidente que ações seriam preferíveis. Mas o que fazer, quando doentes mentais elegem outros doentes mentais?

21 comentários:

  1. Os cidadãos "de bem" que defendem a posse de armas não entendem que isso torna as armas acessíveis a todos: aos psicopatas, às crianças que sofrem bullying na escola e muito mais. O resultado infelizmente é desgraças deste tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só os bandidos podem, né? Uma coisa é poder comprar livremente e sem limite um rifle ou uma arma semi-automática que pode ser convertida em uma metralhadora por US$ 80.00, outra coisa é ter um revólver para própria defesa, após uma análise criteriosa do perfil e motivo da compra. Uma faca de cozinha na mão de um psicopata também é destrutiva É o mesmo discurso obtuso sobre quem proíbe o consumo da maconha, por exemplo, comparando-a com o crack. A Suiça é o país mais armado do mundo percentualmente, Uruguai também tem alto índice de armas por habitante e o número de mortes por arma de fogo é muitíssimo mais baixo que aqui. Em tempo . Nunca tive uma arma.

      Excluir
    2. Suíça e Uruguai tem controles muito mais rígidos que os EUA, onde se pode comprar armas no supermercado.

      Excluir
    3. Foi exatamente isso o que eu disse no texto. Notou que esse tipo de tragédia ocorre predominantemente nos Estados Unidos?

      Excluir
    4. Quando eu era criança, meu pai comprou diversas armas em uma loja perto da Estação da Luz, só precisou do R.G. O Mappin também vendia. Tentaram invadir nosso sítio, num final de semana, bastou uns tiros para cima. Aprendi a atirar com 11 anos. Já fomos um país livre.

      Excluir
    5. Também estive lá, tinha um peixe enorme na porta, quantas coisas não comprei... na Loja Mabel.

      Excluir
  2. TOdos os comentários de todos os sites brasileiros falam que no Brasil deveriam ser liberados aos "cidadãos de bem"... O povo não imagina que o Brasil, com suas leis que ninguém respeitam, vai virar uma guerra civil. Se nos EUA, que tem justiça e leis rígidas, são assassinadas milhares de pessoas com armas de fogo, imagina aqui... Tinha que copiar aqui era a lei do Japão ou Reino Unido, onde civis não podem ter arma... E lá o índice de mortes é baixissimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina? A gente não respeita nem lei de trânsito...
      Apocalipse

      Excluir
  3. Sua estratégia de subestimar (achando que ofende kkkk) seus opositores chega a ser infantil. Obama, darling, fez guerra enquanto era prêmio Nobel da paz. Coerência pra quê, não é?
    O Brasil, governado mais de uma década pela eswuerdaesquerda, jamais fez algo sobre as armas espalhadas pela bandidagem, e capaz de agora vcs botarem a culpa no Temer pela violência.
    E o mais ridículo de tudo, vcs são que nem Fernanda Lima, fala mal do capitalismo, fala mal de amercicano, e vai morar onde? Kkkkkkkkk
    AMO a coerência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda Lima falou mal do capitalismo e do americano?

      Olha o fanfic de direita aí, gente!

      Excluir
    2. Nossa! Alguém esqueceu de tomar os remédios hoje...

      Excluir
    3. 11:14 Dessa forma, vocês acabarão por conseguir tornar o Tony, um homem de esquerda.

      Excluir
    4. 15:02 Tony é inteligente, educado e limpinho. JAMAIS se tornaria um "homem de esquerda". Apesar de progressista, seu elevado padrão de higiene o protege. :-)

      Excluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Que loucura é essa.
    Nem mais chorar a dor do absurdo, alivia.
    O lobby das armas que Obama não venceu responde como?

    ResponderExcluir
  5. Aviso aos navegantes: eu procuro publicar todo tipo de opinião, mas não vou mais aceitar "fake news". Dados falsos ou tendenciosos, baseados em dados obscuros, vindos de sites pouco confiáveis, não encontrarão mais lugar por aqui. Passar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK eu fiquei curioso, viu! acho que os melhores e mais loucos comentários o Tony Guarda só para ele kkkk

      Excluir
  6. Tenho uma curiosidade até inocente, depois de tantos anos lendo seu blog, queria saber porquê vc tem e mantém um blog, além claro de ele dar visibilidade e abrir portas profissionais. E youtuber, já pensou ser? Outra curiosidade, antigamente alguns gays conhecidos, seja ma Internet seja no meio, vinham aqui e comentavam. Eles desapareceram. A que vc credita isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mantenho o blog por várias razões. Uma delas é mesmo profissional: foi ele que me abriu as portas da Folha, por exemplo. Também é um ótimo exercício, em um espaço onde eu posso escrever sobre o que eu quiser. É a minha rede social particular: adoro receber comentários e interajo com os leitores (como agora).

      Não sei se esses gays desapareceram mesmo ou se só estão se escondendo atrás do anonimato. Parece que ficou mais difícil assinar com nome ou apelido, então a maioria acaba mesmo virando anônimo. Como você!

      Só sei que a audiência nunca esteve tão alta: mais de 1.500 visitas únicas por dia, e picos de 2.500 não são raros.

      Quanto a ser youtuber... até já pensei, mas dá um trabalho, precisa de câmera, luz, edição... Gosto de escrever, é a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter wifi.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, e realmente alguns anónimos devem te conhecer, como eu, ainda que superficialmente e num passado mais distante que o sucesso na carreira da Gaga.

      Excluir
  7. 14:57 Tony paciente e dedicado a seus coments.
    Que bom!!!!

    ResponderExcluir