quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A CENSURA, LIVRE

Torquato Jardim, o ministro da Justiça, quer que a classificação indicativa dos espetáculos saia das mãos do governo. Ele cita o exemplo americano, onde é a própria indústria do cinema que determina a faixa etária adequada para cada filme. Seria lindo, não fosse por duas razões: 1) Jardim foi indicado ao cargo por Temer para conter a Lava-Jato, portanto qualquer coisa que ele fizer é pra lá de suspeita; e 2) alguém duvida que a classificação indicativa cairia nas mãos não da indústria do entretenimento, mas nas de "representantes da sociedade civil"? Em português claro, nas das igrejas evangélicas, cada vez mais abusadas. Veja só o novo projeto de lei do Infeliciano: o deputado-pastor quer proibir shows, games e filmes que "desrespeitem símbolos religiosos". Ou seja - qualquer coisa, pois a interpretação do que seja desrespeito é elástica e arbitrária. Desse jeito, vão para o mesmo saco Madonna, "A Última Tentação de Cristo" e acervos inteiros de museus. Oremos para que esse PL não passe, ou seja barrado no Supremo por inconstitucionalidade. Vamos aproveitar e rezar para que um item da reforma política que está sendo aprovada de sopetão também caia logo: a censura de "discursos de ódio ou informações falsas" em blogs e redes sociais, sem ordem judicial. Isto quer dizer que eu vou em cana, e boa parte dos meus comentaristas também. A não ser que a gente reaja: a censura está doidinha para voltar, mais linda, leve e solta do que nunca.

17 comentários:

  1. A geração que quer a intervenção militar clama por menos liberdade. Portanto nada mais lógico que comecemos a censurar tudo.

    ResponderExcluir
  2. O Mio Babbino Caro
    Pegaram gosto pela coisa. E as igrejas evangélicas continuam a bombar, quanto mais absurdas mais lotadas. E como esse governo ilegítimo já "congelou" os gastos públicos em educação por 20 anos, clamemos por forças para vencer.

    ResponderExcluir
  3. Poema do pastor alemão Martin Niemöller (erroneamente atrubuído a Bertolt Brecht), que reflete bem o que os extremistas fazem:
    ” E não sobrou ninguém “
    primeiro levaram os comunistas
    mas não me importei com isso
    eu não era comunista;
    em seguida levaram os sociais-democratas
    mas não me importei com isso
    eu também não era social-democrata;
    depois levaram os judeus
    mas como eu não era judeu
    não me importei com isso;
    depois levaram os sindicalistas
    mas não me importei com isso
    porque eu não era sindicalista;
    depois levaram os católicos
    mas como não era católico
    também não me importei;
    agora estão me levando
    mas já é tarde
    não há ninguém para
    se importar com isso.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. 01:02, sou favorável que direitistas, esquerdistas e isentões sigam dando seus pitacos na web sem censura prévia, of course.

      TF

      Excluir
    2. A questão não são os pitacos são as Fake News.

      Excluir
  5. Na última vez que o Brasil teve censura e repressão a ideias, era uma iniciativa de cima para baixo: o governo calava o povo.
    Hoje, tudo parece mais grave: parte significativa e ruidosa do povo apoia que o governo passe a reprimir os grupos minoritários.
    É sempre a parte do povo menos educada, menos inteligente, menos politizada, que não consegue visualizar o óbvio: o direito que for dado ao Governo de reprimir determinados grupos será usado imediatamente pra reprimir todos os grupos.
    A ironia é que são eles quem mais vão sofrer mesmo, já que os bem educados sempre descobrem uma saída contra o Estado.
    vão sofrer sem conseguir sequer entender que são causa do próprio sofrimento(como o povo carioca e seus governantes, num exemplo mais eloquente).

    ResponderExcluir
  6. E não era isso que a esquerda já vinha há tempos fazendo quando, por exemplo, dava ataque histérico contra peça com blackfacee boicotava festival de cinema que tinha filme sobre alguém da direita?
    E, em última instância, não é isso que a esquerda quer que exista ao tentar fazer com que conselhos comunitários tenham poder sobre a sociedade civil? Ou quem vc acha que vai dominar essws conselhos? Os alunos barbudos das federais ou os evangélicos?

    ResponderExcluir
  7. Sim, é verdade. A esquerda tenta há anos implantar algum tipo de censura, disfarçada de "controle social dos meios de comunicação". Lula até já avisou que esta seria uma das metas de seu terceiro governo.

    A tentação autoritária está presente à esquerda e à direita. Como no momento a direita predomina, um conselho desses seria controlado por evangélicos e seus asseclas. Mas não tenho dúvida que, com a volta do PT ao poder, sindicalistas e representantes de entidades que defendem minorias tentariam impor alguma forma de censura, também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso gosto de vc, Tony. Volta e meia venho aqui discordar e ser chamado de asno mas sei que vc tem sua lucidez aflorada

      Excluir
    2. Vou parar de postar comentários como anônimo, esse cara fez um comentário igualzinho ao que eu fiz em um outro post seu Tony, indignado com esses caras que não criatividade para fazer comentários inteligentes e copiam idéias dos outros!

      Excluir
  8. OFF: Perguntas sem respostas...

    Ann Coulter pergunta: por que a mídia não está investigando a vida do serial killer do Texas?

    http://www.breitbart.com/big-government/2017/10/04/ann-coulter-media-find-las-vegas-shooters-motive-hes-white/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não sabe: o link acima leva ao Breitbart News, o site de extrema-direta que foi dirigido por Steve Bannon, ideólogo de Trump (já defenestrado da Casa Branca, mas ainda influente). É um site asqueroso, com tendências machistas, racistas e homofóbicas. Gays inteligentes deveriam passar ao largo.

      Excluir
    2. Veja só, vir num blog gay e compartilhar material do Breibart. E a Ann Coulter é uma homofóbica (ah vá, é mesmo) amiguíssima do gay republicano, babaca seria um termo melhor, Peter Thiel. Eu disse num outro post e aqui reitero, esses gays reaças deveriam fazer parceria com Rozangela Alves Justino. Por que não fazer parceria com ela queridos? Ora, o que vocês querem aqui importunando dia e noite um blog que acusam ser 'esquerdista', coisa que vocês odeiam? A Rozangela se encaixa perfeitamente no perfil que vocês gays reaças amam, então, só fazer parceria com ela. Qual o medo de vocês de chegarem na Rozangela, hein? Vão lá e beijem os pés dela.

      Excluir
    3. Pela mesma razão que artistas e jornalistas de esquerda estão em veículos que não são de esquerda. Para contaminar de dentro pra fora. Caso vc não saiba, esse é método da esquerda, vc devia saber se fosse mais engajado e lesse mais. Te dou uma dica, o irmão do Herbert Vianna desde os tempos dos programas da Regina Casé nas favelas já falava isso.

      Excluir
    4. 14:25 Em uma palavra: São Bandidos

      Excluir
  9. ...Isto quer dizer que eu vou em cana, e boa parte dos meus comentaristas também...
    Já aviso, se for preso faço declaração premiada e entrego todo mundo!

    ResponderExcluir