domingo, 15 de outubro de 2017

A CASA DOS HORRORES

O UOL publicou neste domingo uma longa matéria sobre um hospital de São Paulo que, entre 1930 e 1945, "tratou" pacientes acometidos de "pederastia e homossexualismo". É uma visão do inferno: há registros de onze homens internados que foram submetidos a confinamento, eletrochoques e comas induzidos, e nenhum caso de sucesso. Um deles, inclusive, teve duas "recaídas" depois da primeira alta. A reportagem retrata a mentalidade vigente há mais de 70 anos, mas também é um lembrete do horror que estão querendo trazer de volta. Quem defende que alguém que esteja sofrendo por sua orientação sexual procure auxílio psiquiátrico para voltar a ser hétero geralmente tem em mente um adulto angustiado, em plena posse de suas faculdades mentais. É claro que essas pessoas existem, e é mais claro ainda que elas podem falar com psicólogos e psiquiatras sobre a dor que as aflige. E o profissional, se o for mesmo, não tentará "curá-las", mas tentar fazer com que elas se aceitem como de fato são. Mas o que importa aqui é que, se qualquer coisa com cheiro de "cura gay" for aprovada, suas vítimas preferenciais - sim, vítimas - não serão os tais adultos, mas crianças e adolescentes internados pelos próprios pais. Ainda existem centros desse gênero nos Estados Unidos e em alguns países da Ásia, e os relatos de quem sobreviveu a eles não fica muito a dever ao antigo Pinel de Pirituba. É bom ter isto em mente antes de achar razoável que se flexibilizem à marra as determinações do Conselho Federal de Psicologia. Também convém lembrar que lei nenhuma tem como mandar na ciência ou na natureza.

11 comentários:

  1. E vale também sempre lembrar o óbvio: a bíblia não é nossa Constituição.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizar quem realizou a matéria. De excelente qualidade, traz à tona o que de fato é a "cura gay", uma desumanidade sem tamanhos. Certamente irá chover comentários aqui de homofóbicos, muitos, se não todos, de gays, o que não me espanta, porque homossexual doente tem aos montes por aqui. Mas o que importa somos nós gays que lutamos pela promoção dos direitos civis para pessoas LGBTQ. É importante que tenhamos em mente que os homofóbicos estão cada vez mais tentando esconder a homofobia sob todo tipo de artimanha. Os ideólogos de direita tentam levar a "cura gay" para os direitos do indivíduo, eis a fachada para "tentar" esconder a homofobia. O mote, "liberdade para escolher o que quiser", é a farsa da vez. Mas toda pessoa em sã consciência sabe que qualquer prerrogativa para dar alguma salvaguarda jurídica de tratamento referente a orientação sexual só recai sobre homossexuais, e nada mais é que homofobia. A direita tem toda uma nova estratégia para esconder a homofobia que lateja em suas veias, é necessário que nós gays decentes tenhamos em mente isso, e saibamos encarar de frente a nova fachada homofóbica dos homofóbicos de sempre, sejam eles héteros ou não. Sim, porque existe gay homofóbico que promove a homofobia.

    ResponderExcluir
  3. Eu geralmente não comento no site, mas tenho ficado assustado com a onda retrógada atual. Especialmente porque são jovens retrógados... É surreal imaginar que depois de tantas conquistas da comunidade LGBTQ ao longo de décadas ao custo de muita sangue e sanidade se volte a discutir assuntos tão primários quanto cura gay. Eu li a matéria, está otima, também o post do Tony e é assim mesmo, precisa divulgar, conversar, apoiar. É preciso trazer para comunidade LGBTQ o conceito de sororidade, de apoio, porque ainda tem muitos gays, trans, travestis morrendo, do suicidio a violencia, por falta de informação séria.

    ResponderExcluir
  4. Tenho nem oq falar
    Só q qria escrever como vc!
    Não é lance de enrustido, é lance de ódio mesmo
    E ta totalmente relacionado à religião

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    O blog todo está aí mostrando a escala de crescimento que foi toda essa estupidez com verniz de modernidade, que foram os ataques, às conquistas sociais e o apoio às ações higienistas e reacionárias acumuladas nesses últimos tempos. Tudo com alegações de mercado, sensatez, que não conseguiram esconder a gestação desse monstro que hoje vive solto entre nós trazendo uma mensagem do inferno a cada dia. Sabendo que serão defendidos por, esses sim, anormais que apoiam essas monstruosidades, e chama de petista, para seu conforto. Quem se levanta contra essa tragédia que nos abateu. Vivi dias que tinha-se esperanças. Hoje temos ódio, ironia, alienação e desprezo. "Mas a filosofia hoje me auxilia a viver indiferente"

    ResponderExcluir
  6. Parabenizar quem realizou a matéria. De excelente qualidade, traz à tona o que de fato é a "cura gay", uma desumanidade sem tamanhos. Certamente irá chover comentários aqui de homofóbicos, muitos, se não todos, de gays, o que não me espanta, porque homossexual doente tem aos montes por aqui.+1 PARABÉNS TONYAH BOLA DENTRO COM TUDO! beyjaz

    ResponderExcluir
  7. tony põe crédito no meu celular, por favor? 8R$ só, preu poder usar o tuirer sem roubar Wi-Fi e no meu quartinho quente

    ResponderExcluir
  8. Que o Brasil está cheio de homofóbicos, nem se discute, estão aí nas redes pra quem quiser ver.
    No entanto, eles são -por assim dizer- o podre que vem agregado a algo que muitos gays (e a esquerda inteira) parece se recusar a enxergar: as pessoas, muitas gays, não querem mais viver sob a doutrina e a política de esquerda marxista.
    Sim, essa mesma que parece ter trazido conquistas para os gays, mas que durante anos tentou impor controle sobre a imprensa, tentou criar comitês que seriam controlados pela militância, que sim aparelhou estatais, órgãos do governo para impor sua doutrina (e sua corrupção).
    Enfim, tudo que se fale é chover no molhado. O que eu gostaria de dizer é que, ao contrário do ódio que vejo aqui de muitos gays pelos que não saosão de esquerda, muitos gays que não querem governo marxista (socialista ou qualquer nomenclatura que vos agrade) não são homofóbicos nem capitães do mato nem heteronormativos como vcs sonhariam que fossem. São pessoas que não comungam com essa direita homofóbica porém comungam menos ainda com essa esquerda petista ou psolista.
    Efeitos colaterais são inevitáveis. Gays de esquerda vivem dizendo que não compactuam com os roubos do PT nem com as alianças do partido com evangélicos. Eu diria o mesmo sobre gays não-esquerda. E diria que no fundo todos gostaríamos de ter políticos e cidadãos mas sensatos. Mas temos que lidar com o Brasil real.

    ResponderExcluir
  9. Aproveitando pra lembrar que nos campos de concentração nazistas os gays eram prisioneiros da mais baixa casta, quem tinha o triângulo rosa na roupa era inferior aos judeus que tinham a estrela amarela.

    ResponderExcluir
  10. Por que gays de direita não vieram em peso comentar aqui? Quando se trata de um post que combate a homofobia eles não vêm. Optam pelo silencio. Ah, sim. Certo. Isso diz tudo sobre eles.

    ResponderExcluir