segunda-feira, 11 de setembro de 2017

QUEER AS FUCK

Não se enganem: os dois grandes derrotados desse imbroglio do cancelamento da exposição Queermuseu em Porto Alegre são o Santander e o MBL. O banco simplesmente provou que seu mecenato à cultura não é para valer. Só está interessado no próprio marketing, o que não é surpresa nenhuma. Bancos não são "do bem". Por trás da propaganda moderninha e dos gerentes sorridentes, eles só querem depenar o seu dinheiro. Dito isto, é impressionante que uma instituição como o Santander - que na Espanha patrocina o Museu do Prado - enfie o rabo entre as pernas por causa de uma polêmica que já era esperada. O banco sai diminuído do episódio, e com sua imagem bastante arranhada.

Quem sai enlameado é o Movimento Brasil Livre, que assim termina o strip-tease de suas nobres intenções e se revela em toda sua feiúra. O "livre" de seu nome também não é para valer: o que por um instante pareceu uma novidade modernizante na política brasileira é só mais um arcaísmo requentado. Os caras acusaram o golpe e estão tentando se justificar em sua página no Facebook, mas já era. O MBL é SIM um movimento retrógrado, reacionário, careta e liberticida. Mas os censores vão se foder, e no mau sentido. Vai acontecer justo o contrário do que eles querem: tempos sombrios como os atuais geram arte transgressora.

39 comentários:

  1. O MBL é mais do mesmo. Mais conservadorismo panfletário...

    Nós não temos liberais no Brasil. Constantino disse que é liberal, sim, senhor, e que pode continuar falando mal de gay sendo liberal. Só que não entende que existe uma diferença entre (1) convicções pessoais; e (2) transformação de uma convicção pessoal em ponto de agenda política. Óbvio que se pode ser liberal e não concordar, pessoalmente, com casamento gay e outras coisas, mas transformar uma discordância interna/pessoal numa pauta reacionária, desqualifica a pessoa, que deixa de ser liberal. É tão simples...

    ResponderExcluir
  2. Basta dar uma olhada nos comentários das matérias de jornais sobre o caso e na própria página do MBL. A imensa maioria é de apoio a atitude do MBL.

    ResponderExcluir
  3. São tao livres que fui banido de fazer comentários na página deles.

    ResponderExcluir
  4. O MBL é um movimento tão populista como os de esquerda. Seus integrantes buscam a popularidade para "se darem bem". Não há vínculo político de verdade.
    Quem não se lembra de uma gay do MBL
    batidissima de festa no camarote vip q tentou gratuitamente alavancar a popularidade sem sucesso.

    ResponderExcluir
  5. ps: o que esperar de um país no qual é normal dizer que não tem racismo, não tem homofobia, etc? Vide a seção de comentários do seu post sobre o comercial americano...

    TRISTE!

    Vivemos em um país (bom, viverei até o fim de semana) onde tudo que é pauta social é visto como "ameaça comunista". RISOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro aquele jeitinho suave de dizer que é rica e mora fora.
      Se não disser, não vale a pena morar fora , né bee?

      Excluir
    2. Porque morar fora e ser rico são coisas bem diferentes. Acho incrível essa capacidade da sociedade brasileira de "forçar uma falsa modéstia" em uma das sociedades mais desiguais do mundo e onde tudo gira em torno de símbolos de status.

      Excluir
    3. Anônimo: não sei onde disse que serei rico no exterior.

      Excluir
    4. Nao entendi Joao vc nao morava no melhor lugar do mundo? Rio de Janeiro isso e aquilo,concordo que a cidade é linda,mas só isso mesmo.

      Excluir
    5. Não acho que eu more no melhor lugar do mundo. Só acho que o Rio é a única idade icônica do Brasil. Problemas à parte, tem o que grandes capitais possuem: bairros diferentes, com identidade própria e relíquias históricas. Só Ouro Preto e Salvador têm mais que o Rio nesse aspecto, sendo que a história do Rio é a história do Brasil, em razão do tempo pelo qual foi capital do país.

      Adoro São Paulo. A cidade é adorada por muitos cariocas e é o centro financeiro do país. É para onde muitos cariocas se mudam, mas é uma grande cidade sem identidade, assim como Los Angeles e outras cidades grandes (não digo que sejam parecidas; falo em falta de identidade mesmo). É um grande centro urbano, ponto.

      Acho que os paulistanos não fazem muito para mudar isso. As referências são estrangeiras. As propagandas e os programas de TV paulistanos são todos recheados de referências estrangeiras...a música escolhida é sempre estrangeira. Quando querem ser chics, usam o jazz...enfim, isso é sintomático. Mas, óbvio que São Paulo tem muitos centros culturais, museus, shows, etc, que são refúgios em relação a esse status quo. O metrô é invejável...expande-se rapidamente.

      Excluir
    6. ai eu concordo com vc, Sao paulo é uma cidade feia! mas nao tenha vergonha de conhecer o resto do Brasil, nao tem cidades tao grandes, mas a lugares muito bons para se viver.

      Excluir
  6. A questão é, se fosse uma exposição mexendo com símbolos do candomblé e do feminismo (só pra pegar dois assuntos sensíveis à esquerda), qual seria a reação do PSOL e afins? Não seria exatamente a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o problema é um movimeto que se intitula "liberal" abarcar essa pauta. Se fosse um movimento conservador, católico, a Opus Dei, sei lá, qualquer coisa assim, tudo bem...

      Liberal é liberal. Romance é romance e um lance é um lance.

      Excluir
    2. Ué então vcs vão questionar o movimento pelo nome dele e nunca vão questionar a esquerda que atua da mesma forma ama não tem a palavra liberal? É assim que funciona?
      Porque se vc nao lembra, em 2015 o Itaú cancelou um espetáculo que tibha blackface devido à pressão de movimentos negros alinhados à esquerda e os artistas da esquerda deram apoio à censura do espetáculo, não lembro de nenhum de vcs exigirem liberdade como agora.

      Excluir
    3. The guy (or girl) of 15h30 has a point...

      Excluir
    4. Não coloque palavras que não foram ditas.

      Eu em momento algum elogiei a esquerda. O post é sobre o MBL.

      E, sim: words matter. Liberalismo, libertarianismo e conservadorismo são doutrinas autônomas da direita. Em países civilizados constituem partidos separados.

      Excluir
    5. Black face é ofensivo, inclusive na sua origem
      Cancelar uma exposição de arte sobre sexualidade humana é burrice mesmo

      Excluir
  7. Mais já havia dito que esse MBL não passa de uma direita velha e com os mesmos vícios e erros dessa direita. E sempre que há uma "polêmica" a direita só reivindica acabar com a "polêmica" se ela for para negros, feministas, LGBTQs, se for envolvendo esses grupos ótimo, é porque a direita adora atacar minorias, e se for LGBTQ é um pratão cheio. Já polêmica da direita, a direita simplesmente silencia. O MBL mostrou-se apenas aquilo que toda pessoa sã já sabia, é um movimento anti-LGBTQ. Óbvio que haverá gays defendendo o movimento, porque infelizmente é óbvio que há idiota de sobra entre gays. O que é até bom, porque assim a gente conhece e vai conhecendo quem é gay e homofóbico, porque apoiar o MBL entre tantas outras coisas também é isso, ho-mo-fo-bia.

    ResponderExcluir
  8. Feura não tem mais acento. Não mais.

    ResponderExcluir
  9. Esperando as gays de direita virem aqui propagando LGBTQfobia, e falando que é não nada disso, até porque no MBL tem gay e tal, kkkk. E daí que tem gay? Pode ter gay e continuar sendo homofóbico, até porque isso é mais comum do que imaginamos e gostaríamos. E as gays de direita ainda vão falar de ativismo, a culpa de tudo, o ativismo LGBTQ. E é? Nossa que coisa então, interessante que foi exatamente o ativismo LGBTQ que proporcionou que gays abrissem a boca até para dizer que apoiam MBL, Bolsonaro, etc. E ser contra o ativismo é ser contra vocês mesmos gays de direita, porque é o ativismo LGBTQ que proporciona que vocês simplesmente existam socialmente e saiam por aí defendendo as merdas que vocês amam. Galera, na boa, vocês gays de direita são uns doentes, vão se tratar imbecis.

    ResponderExcluir
  10. exato, estamos pior que 1500...estou lendo um livro sobre a "transição" para o capitalismo e é impressionante...faz tipo uns 800 anos que o mundo é governado pela mesma gente. De uns tempos pra cá piorou a tirania.

    ResponderExcluir
  11. um filme assustador sobre o nazismo...temos que tomar muito cuidado http://www.imdb.com/title/tt0389557/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cadela do Fascismo está sempre no Cio.. Desde as passeatas pro impeachment.. Primeiro foram fulanos, depois sicranos etc... Os homossexuais estão sempre na sequência do Cio da Cadela. O MBL é sócio do PSDB, com boquinhas e carguinhos em governos e prefeituras tucanos.. Com a palavra as tucanas phynas...

      Excluir
  12. Esses gays daqui tão certos que são OS gays inteligentes e que os outros gays supostamente de direita são os vidros e homofóbico, será que já pararam pra pensar que um gay, independente de sua - caso tenha - tendência politica, pode simplesmente ter achado a exposição equivocada?
    Quando vcs vão aprender que não existe, nem deveríamos querer que exista, unanimidade nem nos temas que envolvem lgbts?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu visitei a exposição, sou gay e achei a mesma equivocada sim, além de contar com muitas obras de mau gosto, mas nem por isso defendo que ela deva ser fechada ou censurada. Impedir que a mesma seja visitada por supostamente não concordar com seu conteúdo como quis (e conseguiu) o MBL é de uma burrice impar. Censura é uma estupidez seja de direita ou de esquerda. Simples assim!

      Excluir
    2. A questão é que, quem achou a exposição equivocada, não permitiu que eu a veja.
      (Muito difícil de compreender isto?)

      Excluir
  13. Quem lê esse post isolado sem acompanhar o seu blog vai até achar que você um dia aprovou ou concordou com a agenda do MBL.

    ResponderExcluir
  14. Ninguém vai falar da arte duvidosa? ou toda arte é válida, "no matter what"??? pode mexer com símbolos cristãos, por exemplo? mas não pode citar o islamismo? é tudo muito seletivo hoje em dia, pimenta nos olhos do outro é refresco...

    ResponderExcluir
  15. A direita como sempre tentando imputar que homossexuais são estupradores e pedófilos. Porque sabe né, quem comete esses crimes são os bons cristãos, mas a direita odiosa prefere botar na conta de pessoas oprimidas essas barbaridades. Esse caso só mostra o quanto precisamos de arte e ativismo para encarar essa direita doentia. Relatamos dão conta que a galera nazi-fascista do MBL (hoje infiltradíssima na Prefeitura de Porto Alegre) estava indo ao evento para intimidar os visitantes da Mostra. Essa gente deve ser enfrentada de frente e ser respondida à altura. Os oprimidos somos nós LGBTs, e não devemos jamais aceitar nenhum tipo de opressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando a milicia de esquerda intimida quem não concorda com ela, como por exemplo mas greves e protestos, não é tirania? Não lembro de ver vcs aqui indignados.

      Excluir
    2. João, esperava mais de vc, mas entendo se recusar a querer falar sobre algo que khe dói, admitir que sua esquerda tbm não presta e tampouco tem a coerência que vc adoraria que tivesse.
      E, colega acima, definição do que é ofensivo xabe a quem se sente ofendido. Não é assim que a esquerda ensima? Se cristaos se sentiram ofendidos com a exposição, em que isso se diferencia de quando negros se ofendem com blackface?
      Sua relativização é tão fraca quanto sua convicção.

      Excluir
    3. "Sua esquerda"..."vocês"...

      Impressionante a POLARIZAÇÃO do discurso. Há várias direitas e esquerdas, entenda isso.

      "Se cristaos se sentiram ofendidos com a exposição, em que isso se diferencia de quando negros se ofendem com blackface?"

      CARALHO, entenda: um movimento que se diz LIBERAL não pode atuar de forma CONSERVADORA. É essa a porra do ponto.

      Excluir
    4. Fica tranquilo João, não precisa usar o caralho porque nós entendemos que sua bazuca do dia está apontada pro MBL, o que nós pontuamos e vc fugiu é o quanto o liberalismo deles é tão fluido e relativo quanto o discurso de combate ao preconceito e difamação que a esquerda prega. Ambos são lados da mesma moeda, moldando o olhar e o julgamento e atos de acordo com interesses políticos. Nao tem santo nessa briga, e vc finge que os únicos malvadinhos são os do lado contrário ao seu.

      Excluir
    5. Estava nervosa na rua resolvendo problemas. Desconsiderem os palavrões.

      Excluir
  16. espero q nao. aquila exposição foi uma aberração. Ja foi tarde.

    ResponderExcluir
  17. Ai!!! Agora guentem a Joana que foi morar no Canada...(rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  18. Em breve o MBL vai escolher o que vc verá no cinema, na tv, quais livros vc vai ler... Este movimento cheio de gente procurando teta pra mamar em todas prefeituras do DEM e PSDB vai decidir o que vc deve ou não fazer...

    ResponderExcluir
  19. Tony, vc me representa.
    A arte sai ganhando nessa história toda.
    O MBL infelizmente tbm ganha, porque angaria os seguidores que não conseguem pensar ao se deparar com uma obra de arte e portanto também não conseguem pensar quando o assunto é política.
    Acéfalos tbm tem direito a voto, então o MBL lucra...

    ResponderExcluir
  20. O Mio Babbino Caro
    Ninguém aqui é INOCENTE a ponto de desde o início desconhecer as 'nobres intenções' do "MBL".
    Quem apoiou "MBL" que passe vergonha. E não adianta contrapor esquerda a direita ou tentar facilitar a vida chamando de petista quem não abraça cartilha conservadora.
    ...O "MBL" acusou o GOLPE...

    ResponderExcluir