domingo, 17 de setembro de 2017

POR ISSO FORA! ESQUEÇA MEU ROSTO, MEU NOME, ESTA CASA E SIGA SEU RUMO


Em 1992, eu estava na plateia do SESC Pompeia, em SP, assistindo ao primeiro grande show da Banda Vexame. Lembro de detalhes como se tivesse sido ontem: Maralu Menezes ensinando a alongar a panturrilha ao subir uma escada, por exemplo, é uma imagem que irá me assombrar até o fim dos meus dias. Sem falar no vexame internalizado que eu senti ao perceber que sabia todas as letras do repertório reciclado por eles.


Anda estávamos no governo Collor, que marcou o momento em que o brega deixou de ser "música de empregada" e penetrou no mainstream da cultura brasileira. A primeira-dama Rosane adorava "Pensa em Mim"; e a morte recente do Chacrinha deu pátina de cult a hits como "Siga Seu Rumo" (originalmente da dupla argentina Pimpinella, regravado no Brasil por Jane & Herondy) ou "Massagem for Men", da Sharon - uma das muitas clones de Gretchen que ficaram pelo caminho. Todas elas seguem fazendo parte do setlist da Banda Vexame, que nunca deixou de existir. Maralu Menezes (Marisa Orth), Malcolm Éverson (Pazetto) e Ciro Campos (Marcelo Papin) volta e meia se reuniam ao longo desses longo 25 anos, para apresentações esporádicas. E neste final de semana estão de volta ao SESC Pompeia com o show "Visita Íntima", que se "passa" dentro de uma unidade prisional. Maralu agora usa tornozeleira eletrônica, o japonês da Federal toca saxofone e todos os membros da Vexame estão cumprindo pena por delitos diversos. Ainda mais atual foi a inclusão de dois novos números, "50 Reais" e "Deu Onda". Cantei junto, levantei os bracinhos, me senti em 92. Não esqueci rostos nem nomes, e seguimos todos no mesmo rumo.

7 comentários:

  1. Naquela época fazia sentido.

    ResponderExcluir
  2. quando tonyah acerta .... é bonito! ...

    ResponderExcluir
  3. Caldeirão musical...ontem vi Arrigo num novo show com Universo de Roberto e Erasmo. Interpretações barnabenianas emocionadas e surpreendentes. Agora a pouco,Vexame,com tudo que vc já disse ,transformando tudo num divertido programa de auditório. E Maralu delatando...o ejaculador do pedalinho, Lady Gilete... Terça , Lowe e Tennant vão incendiar o Espaço numa grande "boate"...e tra poco arriva "La Cinquetti" per dire Dio come ti amo...💗

    ResponderExcluir
  4. será q essa geração de hj vai ter nostalgia autentica, de vdd como temos? ou vao ficar fazendo meme do seu passado e ficar no kkk ad eternum?

    ResponderExcluir