terça-feira, 5 de setembro de 2017

O RESPONDÃO

Não é nenhuma novidade que muita gente só lê os títulos das matérias e já sai espinafrando o autor nas redes sociais. Aconteceu comigo algumas vezes, como quando eu publiquei no F5 uma coluna chamada "Valeu a pena Bruna Linzmeyer se expor tanto?". Fui atacado no Twitter pela minha evidente homofobia, apesar do texto concluir que sim, tinha valido a pena. Aí, alguns que tinham reclamado antes de ler continuaram reclamando depois: "ãin, mas você usou um título dúbio, não ficava claro, mimimi". Sim, seus trouxas: eu não escrevo para quem só lê título, eu escrevo para quem lê um texto inteiro e sabe interpretá-lo. Hoje aconteceu algo parecido, por causa da coluna "Mulheres respondonas: a nova onda do showbiz brasileiro". Um perfil do Twitter chamado @esquerdavalente disse que eu entrei "para o rol dos colunistas que insistem em esatr no século passado". De valente eles não têm nada: perguntei se tinham lido o texto, e ninguém me respondeu até agora. Mas vários de seus seguidores retuitaram a bobagem, e outros me xingaram. Enquanto isto, o Quebrando o Tabu - uma página do Facebook que eu admiro e sigo há anos - postou a chamada da coluna no UOL com uma postagem de uma internauta sobreposta, do tipo "vai ter respondona sim!". Eles não me citavam nem me criticavam, mas meu nome aparecia na foto. Adivinha o que aconteceu? Um monte de gente lacradora encheu a postagem de impropérios a meu respeito, SEM JAMAIS TER LIDO a coluna. Que era totalmente feminista e a favor das "respondonas"! Entrei em contato com o Quebrando o Tabu e eles tiraram o post do ar. Ficaram de postar a íntegra do meu texto, mas até agora... (grilos) Moral da história: não vou pedir desculpas por ter usado "respondonas" no título. Admito que, "enquanto" homem, eu não sabia que o termo é considerado ofensivo para algumas mulheres, que foram educadas a não responder jamais. Mas quem critica texto sem lê-lo, só pelo título, não merece perdão. E vai ter respondão sim!

27 comentários:

  1. Respostas
    1. Tony,

      Acabei de ver este vídeo e não pude deixar de pensar neste post e no anterior (você e Rogeria):

      https://youtu.be/O30BvJT9lFw

      Assisti até o fim e pensei:

      Será que a direita "machista, fascista, racista, taxista, dentista..." está tão errada assim? Será?

      Excluir
  2. Engracado estava esses dias mesmo falando com uma amiga sobre a internet tinha virado uma privada, pois existe um monte de gente postando merda e opinioes mesmo sem conhecer os assuntos, ja tinha comentado em um post aqui do blog sobre racismo, sobre o analfabetismo funcional que assola nossa internet e agora mais essa, opiniar sobre um texto sem le-lo!!!!!! Chamem os ets esse mundo nao tem mais jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mono é especialista em et!! Tony, libera a Mono.

      Excluir
  3. O povo acha que todo texto tem, ou deve ter, o tamanho de twitte.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a esquerda que quer regular e impor a todos sua sanha totalitária. Por isso volvi à direita e descobri que os malvadões conservadores e os neoliberais sem coração não passavam de espantalhos criados pela histeria vermelha.

    Obviamente há, sim, gente estúpida em qualquer ponto do espectro político, mas no meio esquerdista eles se multiplicam como baratas, pois ambientes escurecidos pelo obscurantismo e mofados pela preguiça de ler um texto inteiro são mais que propícios a certas infestações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de centro esquerda e leio todo texto antes de ter opinião. E nos uol e globo.com Da vida são os comentários do pessoal da direita que parece um disco furado e que não leram o texto.

      Excluir
    2. NickZZZZZZzzzzzzz

      Quem não leu o texto, filhote?

      Boa noite!

      Excluir
  5. Para provar que li o texto inteiro pretando a atenção nos mínimos detalhes pergunto: quem foi que esqueceu a seguinte frase ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** na descrição da foto das atrizes com a camisa do movimento contra o José Mayer?

    ResponderExcluir
  6. Nem acho que o problema seja com a palavra "respondona". O problema bem provavelmente foi com o tom pessoal com que cada pessoa leu o título, que poderia ser:

    "Mulheres respondonas: a nova onda do showbiz brasileiro" (lido com tom de "vejam só que atrevidas que não reconhecem sua insignificância"), ou
    "Mulheres respondonas: a nova onda do showbiz brasileiro" (lido com tom de "vejam só a que nível legal de empoderamento que as mulheres chegaram").

    Alias, o contrário de 'respondona' seria 'recatada' (e do lar?), o que certamente deixaria muito mais gente ofendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o Luciano se dá conta que esse tipo de controle da linguagem é o FIM da literatura, da arte, do humor e da liberdade?

      "Gente ofendida" (quem, cara pápilda?) virou a desculpa da vez para a CENSURA.

      Excluir
  7. O ruim mesmo é que não teve um único amigo seu te defendendo no Quebrando o Tabú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve sim, você que não viu. Mas já apagaram o post.

      Excluir
    2. 19:47 quanta inveja nesse seu coração...

      Excluir
  8. Entenderam a razão de jacobinos matarem jacobinos, logo após o Golpe na França? Ou bolcheviques matarem bolcheviques, depois de tomarem o poder na Rússia czarista? Essas associações militantes entre psicopatas e histéricos nunca acabam bem. O germe da autodestruição é parte integrante da lógica(?) desses grupelhos. Se foram capazes de perseguir até o Tony, que defende abertamente quase a mesma agenda que eles, imaginem o que fazem com quem ousa discordar. A sanha policialesca, em que todos controlam todos, toma contornos kafkianos quando atacam um texto pelo título, mas o problema é estrutural: o desprezo pelo indivíduo, a causa do desastre.

    Por essas e outras, sigo comentando como anônimo. Instinto de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  9. Gente no seu perfil tinha. Mas já para te defebder no Quebrando o Tabu e para arriscar ser trolado eu também não vi.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do texto, mas em tempos de 140 caracteres, um bom título é aquele que faz as pessoas lerem o texto, não um teste pra ver se as pessoas leram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, nāo tente justificar a escória do pensamento. Please!

      Excluir
  11. Tony, mais uma vítima dos justiceiros soÇiais.

    Até quando?

    ResponderExcluir
  12. Você teve sorte do seu post não ter parado nas mãos da SJW mestre, Stephanie Ribeiro. Seria linchamento virtual na certa. Atualize o seu vocabulário porque essa gente vive para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Atualize o seu vocabulário porque essa gente vive para isso."

      Não Tony, não se rebaixe. Busque uma conexão ideológica com grupos mais saudáveis, please!

      Dito isso, bora comentar o GOLPE que a Rede Globo, a imprensa Fake News, o Janot, a OCRIM, e as esquerdas tentaram dar no Vampiro Temeroso, baseados na delação forjada dos açougueiros semiletrados (mas bilionários), mas que saiu pela culatra?

      P.S.: sério, se afaste dessa gente, lindão. Não há honra entre esses pulhas. Viu as lágrimas de crocodilo no enterro do Astolfo? Eles não merecem nem a terra da sua sandália.

      Excluir
  13. Tony está de braços dados com a mídia ninja que acha que matar 10 bandidos foi chacina?

    ResponderExcluir
  14. Vamos ser honestos, mulher é em geral um ser humano chato PRACARELEO! Só homem hetero mesmo pra aturar, mas aturam daquele jeito que sabemos, cagando pra elas.

    ResponderExcluir
  15. 17:34 kkkkkkkkkkkkkk Um comentário divertido e não precisa ser de esquerda ou direita pra concordar.

    ResponderExcluir
  16. Acho que é uma questão de conflito de gerações. As duas geracoes acham que mulher nao deve levar desaforo para casa. Mas a sua geracao, que é a minha ,dá o nome respondona, como se fosse algo incrivel e novo. A nova geração acha essa atitude normal. É tao natural que nao tem que ter o nome respondona. Para eles é até ridiculo escrever textao sobre isso.

    ResponderExcluir