segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O FLECHADOR-GERAL DA REPÚBLICA

Fui procurar uma foto de Rodrigo Janot para ilustrar este post e me dei conta de que ele está muito mais magro do que costumava ser. Pudera: se o cargo de Procurador-Geral da República já é um rojão, os últimos meses foram um massacre. Janot termina seu segundo mandato sob um coro de vaias, depois de ter sido enganado por um assessor e exagerado nas indulgências aos irmão Batista. Pelo menos ele está tendo a oportunidade de corrigir a cagada, e seis ministros do STF já disseram que as provas acumuladas até agora continuam valendo - inclusive o vídeo de Rocha Loures flanando pela rua com uma mala de dinheiro para Temer, o Velho. Mas, independentemente disso, quero deixar aqui o meu elogio ao futuro ex-procurador. Se Janot errou, foi porque vislumbrou em Joesley a chance de livrar o Brasil da pior de suas pragas: a cúpula do PMDB, que vampiriza o país há décadas e está aferrada ao poder, seja de que governo for. Foi jacobino, justiceiro, radical? Foi, mas algumas de suas flechadas atingiram-lhe o próprio pé. Agora, fora da PGR, ele vai viver um inferno de processos disparados por seus desafetos, à direita e à esquerda. Mas tomara que a história lhe faça justiça, e que Raquel Dodge continue a seu trabalho.

4 comentários:

  1. Concordo. Só queria entender a flechada que ele deu no Reynaldo Azedo-evedo pelas conversas que ele teve com a famiglia Neves.

    Parecia que Reynaldo estava apenas cumprindo seu serviço como jornalista (mesmo que seja um péssimo jornalista). E o PGR vazou seus áudios sem razão justificável.

    ResponderExcluir
  2. Sorry, Tony, mas esse seu janotismo não se sustenta. Janot ser flagrado num canto dum boteco, de óculos escuros e com o advogado dos suspeitos reduz a quase zero a possibilidade do procurador "ter sido enganado". Ele faz parte da sujeira e boa parte do STF também.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente Tony.
    Janot fez uma atuação à frente do Ministério Público sem precedentes. E elevou os níveis de exigência para os próximos ocupantes do cargo.
    Há dezenas de outros Procuradores extremamente qualificados e que fariam igual ou até melhor, mas ele honrou o cargo e deixou satisfeita a maior parte dos seus colegas.
    Curioso pra saber o que vai acontecer a partir de segunda-feira.
    Curriculum a Raquel Dodge tem de sobra.
    Como ela vai usar o poder do cargo é que é a questão...

    ResponderExcluir