segunda-feira, 4 de setembro de 2017

HITCHCOCK DOS VENTOS UIVANTES


Mocinhas espevitadas do século 19 são recorrentes no cinema britânico, que já adaptou várias vezes todos os livros de Jane Austen. Mas "Lady Macbeth" vai além. O filme - que não é baseado na peça de Shakespeare, mas sim num romance russo - conta com uma protagonista implacável, que se esconde atrás de um rostinho angelical (a novata Florence Pugh, impressionante). Tem, sim, um certo parentesco com "O Amante de Lady Chatterley", mas não é romântico nem  libertário. Na verdade, chega a assustar: suas cenas fortes são realçadas pela ausência de música, que só surge nos créditos finais. O elenco é "color blind", com atores negros e mulatos fazendo papéis que seriam de brancos na vida real. Isto causa uma certa confusão no espectador desavisado, além do mais porque uma serviçal é tratada feito escrava - um eco da antiga Rússia, onde existia a servidão. Mesmo assim, curto e seco, "Lady Macbeth" é de arrepiar. Como disse um crítico americano, parece "O Morro dos Ventos Uivantes" dirigido por Alfred Hitchcock.

5 comentários:

  1. Ah, "Collor blind"... Isso lembra a arte militante da ditadura stalinista em tantos aspectos que tenho arrepios.

    ResponderExcluir
  2. Ah Tony, porque suas sinopses são sempre melhores que os trailers? Sempre leio o seu texto ante de ver o trailer. Quando leio o texto acho o filme super interessante e fico interessa do em assistir. Aí vejo o trailer e, em alguns casos como o deste filem, perco o ânimo completamente...

    ResponderExcluir
  3. 23:05 Com todo respeito. Nunca passou pela sua cabeça que você pode ser bem menos, digamos assim, "sensível" que o Tony.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 01:52 devo ser mesmo. Deve ser por isso que gosto de ler os textos dele: Mê trás uma "sensibilidade" que naturalmente não tenho.

      Excluir
  4. "a protagonista implacável, que se esconde atrás de um rostinho angelical"
    Vi o poster e achei parecido com a menina/atriz do hit trash-cult "A Órfã".

    ResponderExcluir