domingo, 13 de agosto de 2017

NOME AOS NAZIS

Recebemos com o leite da mamadeira a noção de que os nazistas foram os piores vilões de todos os tempos. A ideologia racista e violenta que floresceu na Alemanha em meados do século 20 é um saco de pancadas universal, e merece sê-lo. Durante muitas décadas, ninguém se atreveu a defender Hitler em público. Isto começou a mudar nos anos 1990, quando o movimento que nega o Holocausto ganhou visibilidade. Mais recentemente, surgiu na mídia americana a expressão "alt-right",  abreviatura para o que seria a direita alternativa, muito mais irreverente e conectada do que os conservadores de terno e gravata.

Ontem a máscara caiu. "Alt-right" quer dizer neo-nazi, e neo-nazi quer dizer nazista mesmo. Não há nada de jovem ou antenado entre as poucas centenas de rapazes brancos (e pouquíssimas mulheres) que marcharam em Charlotesville, na Virginia, empunhando tochas de jardim, dessas que seguram velas de citronela para afastar os mosquitos. Eles queriam lembrar uma turba atacando o castelo de Frankenstein, mas já viraram piada na internet.

Só que o fato de serem ridículos não os torna inofensivos. Um deles jogou o carro contra uma passeata de "antifas", ou antifascistas - qualquer um que defenda os direitos de negros, mulheres, gays, judeus, etc. etc. Uma pessoa morreu, outras tantas estão gravemente feridas. Também ferido está o presidente Trump, que tentou se safar condenando o ódio "de todos os lados". Mas os próprios nazistas deixam clara sua admiração ao boçal que ocupa a Casa Branca, que não tem culhão para chamá-los pelo que realmente são.

Aqui no Brasil também há quem faça piruetas verbais para se dissociar dessa feiúra toda, acusando o nazismo de ser uma ideologia esquerdista. Não, neném: o nazismo é totalitário, e, na prática, todos os totalitarismos se parecem. Porque, num regime desses, o estado tenta controlar todos os aspectos da vida dos cidadãos. Mas a origem do nazismo e do fascismo é mesmo a direita, que prega a desigualdade entre os seres humanos. É a preponderância do indivíduo sobre a comunidade, um dos pilares da direita, levada ao extremo.

É preciso dar nome aos bois, não pintá-los de outra cor. Nos EUA, a associação está mais clara: foi sob o slogan "Unite the Right" (unir a direita) que se convocaram as manifestações racistas de Charlottesville. Aqui no Brasil, onde falta estudo e decência, há quem caia na empulhação de que o nazismo é de esquerda. Inclusive leitores deste blog, que me mandam longos comentários com links para sites que "provam" essa deturpação. Estou recusando tudo, porque meu blog é a minha ditadura pessoal. Aqui mando eu, e só fala quem eu autorizo. Quer defender suas ideias tortas? Tá cheio de lugar por aí.

UM ADENDO: Para acabar com essa discussão tola de uma vez por todas, sugiro a leitura desse thread no Twitter de um cara que eu nem conheço, o Raphael Harris. É didático, bem escrito, cheio de detalhes históricos e claro como a luz do dia. O nazismo não é "complexo" quanto à sua origem e evolução, como defendem alguns direitistas que eu conheço. É uma aberração da direita, assim como o stalinismo é da esquerda. Lidem com isto.

46 comentários:

  1. Texto arrasador!!! As always - or almost... 😜

    ResponderExcluir
  2. Issaê, Tony!!! Já passou da hora de chutar daqui essa gente de direita que não admite ser chamada de nazista. São TODOS fascistas!!! Descobri isso em um texto maravilhoso da Marilena Chauí.

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem o link para esse texto? Procurei, mas não achei. De qualquer forma, Marilena Chauí não deve ser levada muito a sério. Ela faz parte daquela turma que chama de "extrema direita" qualquer coisa que não seja o Lula e o PT.

      Dá para ser de direita sem ser nazista, assim como dá para ser de esquerda sem ser stalinista. É muito importante não generalizar, nem demonizar um dos lados. Porque os dois são indispensáveis para a democracia.

      Lula disse um dia que queria acabar com a direita, traindo um veio autoritário. Não se faz um regime democrático sem pluralidade. Mesmo os extremos fazem parte do debate. O que também não quer dizer que devemos tolerar coisas como racismo, machismo e homofobia.

      Excluir
    2. Quem dissemina que os nazistas são de esquerda são a manada de discípulos do Bolsonazi.. a ideia na verdade foi criada justamente para eles próprios confundirem a si mesmos. Apenas por causa da palavra Socialista no nome do partido que é tão decorativo quanto o S em PSDB, PSC, PHS partidos brasileiros de direita que também tem Social no nome. O fato é que Hitler torrava os comunistas nos campos de concentração e a alta cúpula das forças armadas e do partidão estava infestada de aristocratas (condes, duques, barões etc), burgueses e industriais.. Onde estavam os "S"ocialistas no regime nazista ? o que fizeram ? o que conquistaram ? ninguém sabe.. muito menos os bolsominions...

      Excluir
    3. "Apenas por causa da palavra Socialista no nome do partido" KKKKK Essa sabe TUTTO de História.

      O vídeo do Rafael merecia um post, para educar esse povo, Tony!

      Excluir
  3. Ataque total à direita:

    Foi nazista? É direita!

    Comedor de criancinhas? Extrema direita;

    Gengis Khan? Centro-direita;

    Vlad o Empalador? Claro que de direita;

    Virus ebola? Claramente de algum militante de direita.

    ResponderExcluir
  4. "Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas" (Winston Churchill)

    ResponderExcluir
  5. LACROU, MIGA! SÃO TODOS NAZISTAS!!! Espero que agora fique clara a importância do apoio dado a Maduro pelo PT e PSOL: com essa gente não se dialoga. Precisamos eliminá-Los de todas as instâncias da vida. Direitistas não têm nada de útil a dizer. Calá-los é uma obrigação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nananina, miga: direitista não é sinônimo de nazista. Olha o que eu disse lá em cima: a generalização é burra e perigosa. E ninguém vai calar os direitistas.

      E este é o último comentário que fala que direita = nazismo que eu vou aceitar.

      Excluir
    2. Tia, get a grip!!! Logico que direita=nazismo!!!
      Quer tampar o sol com a peneira?

      Excluir
  6. A versão da direita:

    (Olavo de Carvalho)

    "Com ABSOLUTA CERTEZA as agitações “de direita” em Chalottesville, VA, foram pagas por algum George Soros para queimar a reputação dos conservadores. Nenhum conservador em seu juízo perfeito vai sair marchando com tochas acesas e gritando slogans anti-semitas, de modo a identificar a direita com os supremacistas brancos e nazistas. Se alguém faz isso, é de caso pensado e a título profissional. Mesmo porque os supremacistas brancos, nos EUA, são em número demasiado reduzido para fazer qualquer manifestação popular digna de atenção."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a direita não quer ser associada ao nazismo, assim como a esquerda insiste que a Venezuela é democrática. Eles acham que todo mundo é bobo e só eles são espertos.

      Excluir
    2. Há um problema lógico no argumento.

      A Direita tentar legitimar o Nazismo SERIA comparável à Esquerda legitimar o horror Venezuelano.

      A Direita recusar vínculo com o Nazismo SERIA comparável à Esquerda negar sua associação com a Venezuela.

      Pelo princípio de identidade, a Direita recusar vínculo com o Nazismo NÃO é da mesma narureza da Esquerda legitimar o horror na Venezuela.

      Mas, para a mente relativista, isso não faz diferença.

      Excluir
    3. 13:19 Com todas aquelas Figuronas da Direitona Americana, presente e apoiando aquela palhaçada. Receben do dinheiro de George Soros kkkkkkk

      Excluir
    4. Foi Teatro para gerar factoide na Fake Press. Apenas.

      Excluir
  7. Texto impecável e necessário. Ninguém disse que tem problema em ser de direita - o problema é a extrema-direita. Os mais incultos da direita fazendo piruetas para demonstrarem que não estão no mesmo barco da alt-right. Meu koo - só estão dando passe livre para os monstros da extrema-direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou alt-right e não sou nazista, por mais que a esquerda insista na comparação estapafúrdia.

      Excluir
  8. A Direita Conservadora trumpista e bolsoinarista ocidental é marcadamente pró-judeus, pró-Israel e pró-sionismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bolsonaro tem excelentes relaçoes com organizaçoes judaicas. A equipe de Trump tem facçoes antisemitas e outras cujos membros sao judeus ortodoxos, com os exemplos mais claros que sao a Ivanka e o marido Kushner. A questao do antisemitismo e a extrema-direita americana é bastante complexa: os evangélicos sao em grande maioria pro-Israel e aliados de organizaçoes judaicas no que concerne ao lobbying pro-Israel

      Excluir
    2. A Gustavete só enrolou para dizer a mesma coisa do comentário anterior, com o esperado toque de desinformacao. Tá faltando piroca kosher nessa sua experiência 'abroad', miga!

      Excluir
    3. A louca do blog ficou mesmo fã. Só não se deu conta de que eu leio o blog desde 2009, hehehe. Manda contato, tenho um amigo psquiatra em Sao Paulo que cobra de acordo com a$ condi$oes.

      Excluir
    4. esqueci de dizer que ele tem certificado Kosher e nacionalidade israelense inclusive.

      Excluir
    5. MenAs, Gustavo, bem menAs.

      Excluir
  9. Mas será que você tem autoridade Tony para falar disso, depois de no ano passado ter suavizado declarações homofóbicas da Caitlyn Jenner? Como você mesmo disse no post do estudante morto na UFRJ, homofobia vai desde declarações verbais como as da Caitlyn contra casamento entre pessoas do mesmo sexo, até o extremo que é a agressão física. E proferir homofobia é proferir um ideal fascista. Fica aqui minha indagação.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. O 15:28 está em perfeita consonância com o post. Só não sei se isso é bom... Na verdade sei sim: o cara reforça a boçalidade de dizer que quem OUSA questionar a agenda é... Fascista! E isto é idiota em todos os aspectos.

      Excluir
    2. Comunistas sempre foram homofóbicos, vide Fidel em Cuba.
      Então vamos parar de achar que todo homofóbico é de direita.

      Excluir
  10. Risos. Tony para com isso!

    Assinado: DeFu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A defunta ta viva??? como assim???!!!! deve estar espumando de orgasmos!!!
      Da ate pra imaginar as caras kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. A verdadeira "Defu" usaria uma vírgula para isolar o vocativo.

      Excluir
    3. DeFu...Dida com tudo isso. E agora?

      Excluir
  11. O Mio Babbino Caro
    PUTA QUE PARIU!
    Caralho Tony. De alguma forma eu sentia, ou percebia essa sua dimensão, mas, como o espaço aqui era usado, por alguns, como palanque de discursos e comentários nazistas. Eu ficava meio assim, embora entendesse a sua imparcialidade e espírito democrático. Mas hoje claramente se vê o homem que você é.
    Não vamos fazer festa sobre cadáveres da história, porém esses senhores podem ter compreendido que seus tempos passaram e a qualquer uma de suas manifestações, só lhes sobrará o opróbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essas senhora que se acha inteligente só porque todo comment começa com a mesma frase boba deve ta delirando forte pra achar que aqui vem gente nazista comentar. Como disse Tony, quem não comunga da cartilha petista vira nazista na hora pra eles.

      Excluir
    2. 13:14 Há pessoas que se não citar pt, convulsiona.
      Muito, muito além de pt. Para sua dificuldade, não sou pt não sonsa.

      Excluir
    3. 13:14 clap, clap, clap!

      Excluir
  12. Pensei que só eu tinha reparado na tocha de jardim.

    Em tempo, nome e profissão de cada nazi de ontem aqui.

    ResponderExcluir
  13. Há alguns usuários que têm problema de compreensão textual mesmo. Jesus...

    ResponderExcluir
  14. "Mas se todo mal está nisto!... Nas palavras. Todos trazemos dentro de nós um mundo de coisas, e cada qual tem seu mundo de coisas! E como podemos nos entender, senhor, se, nas palavras que digo, ponho o sentido e o valor real das coisas como são dentro de mim, enquanto quem as ouve lhes dá, inevitavelmente, o sentido e o valor que elas têm para ele, no mundo que traz consigo? Pensamos entender... e jamais nos entendemos!"

    ("Seis personagens à procura de um autor", Luigi Pirandello)

    ResponderExcluir
  15. Tony, seu melhor post ever seguido de comentários de altíssimo nível com sua interação. Quiçá fosse sempre assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11:39 Tendemos a considerar "altíssimo nível" tudo que é espelho.

      Excluir
  16. Não seria "Só que o fato de serem ridículos"?

    ResponderExcluir