sexta-feira, 11 de agosto de 2017

E A GENTE FAZ UM PAÍS

As letras de Antonio Cícero fizeram parte da trilha sonora do começo da minha vida adulta, na voz da minha ídala de então - sua irmã Marina (na época ela ainda não usava o sobrenome Lima). Mas eu só passei a admirá-lo para valer depois que ele respondeu a um questionário tipo "perfil do consumidor", muito em voga na década de 80 (hoje quem participasse seria acusado de fazer parte da elite branca opressora). Quando perguntado qual seu perfume favorito, o poeta respondeu: "o do meu namorado atual". Aquilo me marcou de um jeito que vocês não fazem ideia. Lá estava uma pessoa pública admitindo, com total nonchalance, a própria homossexualidade. Ontem Antonio Cícero foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, onde será - se não me engano - o primeiro imortal assumidamente gay. E o segundo com um pé na cultura pop, depois de Geraldinho Carneiro. Assim, além de marimbondos de fogo, a casa de Machado de Assis agora também tem música, letra e dança.

CORREÇÃO: Comi uma bola colossal ao não citar o Paulo Coelho, que foi imortalizado pela ABL muito antes de Cícero e Geraldinho. Muita gente hoje nem lembra, mas o "mago" foi letrista de Raul Seixas durante muito tempo.

16 comentários:

  1. Ele não é o primeiro Tony. O Jo Soares faz parte da cultura pop com seus textos humorísticos e programas de tv. O mesmo vale para o Paulo Coelho que tb faz parte da cultura pop com seus livros populares de leitura fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jô faz parte da Academia PAULISTA de Letras.

      Mas você tem razão quanto ao Paulo Coelho, também letrista de Raul Seixas.

      Excluir
    2. É wue no fundo todo mundo odeia o Paul Rabbit.

      Excluir
    3. Gente existe academia paulista de letras? Pqp...

      Excluir
    4. Pqp pq, criatura? Quase todo estado possui sua própria academia de letras. Eu hein...

      Excluir
  2. E o Tramp falando que vai invadir a Venezweller hein? LOL

    ResponderExcluir
  3. Mas por que tanta gente não gosta do Paulo Coelho? É aquela velha inveja brasileira de brasileiro quem faz carreira internacional? Também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odiaria ele mesmo que ele fosse romeno. É literatura low brow, gente.

      Excluir
    2. Esceeve4 mal pra cacete e ainda apoia Lula.
      Precisa de mais pra ser odiado con razão?

      Excluir
    3. 22:38 Porque ele escreve mal. Adoro ler e por mais boa vontade que tenha, nem O Alquimista conclui...você larga e não consegue mais pegar.

      Excluir
    4. E por falar em escrever mal ... essas ai de cima mal concluiram o Mobral

      Excluir
    5. 05:25 vc não cantou a ironia, gata?

      Excluir
  4. Essa informação que Antônio Cícero fui saber agora.Mas já desconfiava....

    ResponderExcluir
  5. Agora sejamos honestos, essa academia serve pra quê afinal além de nada? Porque não vemos esses acadêmicos nem a academia sequer incentivando a leitura. Academia, aliás, que tem SARNEY entre eles. Me desculpe, que lixo de pseudo clubinho cafona.

    ResponderExcluir