domingo, 20 de agosto de 2017

CHEZ NHONHÔ

Durante anos eu passei por aquele casarão numa das esquinas da Avenida Higienópolis imaginando as piores sevícias acontecendo lá dentro. Apesar da aparência elegante, ali funcionava a Secretaria de Segurança e a Divisão Anti-Sequestros, na época da ditadura militar. Foi preciso visitar o imóvel por dentro, numa visita guiada neste sábado à tarde, para saber que ali só funcionava a parte burocrática do aparelho de repressão. Ainda bem: o palacete construído pelo magnata do café Carlos Leôncio Magalhães, mais conhecido por Nhonhô, é um pequeno templo à arte e à cultura, e não merecia ser profanado pela violência. 

Logo na entrada há um balcão onde ficavam os músicos nas festas. No subsolo, um pequeno teatro, mais adequado para recitais de música do que peças teatrais. E no prédio todo, da garagem ao sótão, uma aula de arquitetura e decoração, tantos são os estilos misturados. Há um salão manuelino, um altar em art-nouveau, aposentos em art-déco e detalhes modernistas aqui e ali - inclusive uma parede com padrão geométrico que, suspeita-se, tenha sido pintada por Volpi. 

O próprio Nhonhô não chegou a morar lá: morreu em 1936, um ano antes da obra se completar. Mas sua família habitou o lugar por 15 anos, antes dele mudar de mãos. Hoje pertence ao Shopping Higienópolis, que está promovendo uma extensa restauração. Quando estiver pronta, pretende utilizar o espaço para shows e eventos. Por enquanto ainda há muitas alas fechadas e pouca iluminação nos andares superiores (recomendo a visita num dia de sol...). Mas abrir a visitação já é uma iniciativa mais do que bem-vinda, porque São Paulo é extraordinariamente ignorante de sua própria história.

21 comentários:

  1. Os arquitetos e intelectuais modernos (cof-cof) tentaram enterrar essa história, sufocando-a com seus edifícios paranoicos e mistificados.

    Felizmente o paulista é um forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O paulista é um forte". LOL não passa um segundo sem que um paulista bata bo peito e grite cheio de ufanismo que sua espécie é virtuosa, se não melhor que todas as outras.

      Excluir
    2. Um delírio onírico é o que se pode entender do texto 'arquitetos e intelectuais modernos... sufocando-a com seus edifícios paranóicos e mistificados'.
      Enquanto os cidadãos não se derem conta que é a sociedade a responsável pela realidade da cidade e do país vamos continuar a ter governantes de merda, Congresso de merda, escolas e hospitais de merda,...
      Depois de séculos em posição irrelevante na Colônia e no Império, paulistas e paulistanos viram o progresso de sua cidade no Século XX como motivo de muito orgulho e o pensamento modernista era um prato cheio [de... ]. Quanto mais prédios, e mais altos, e viadutos, e bota-abaixo, melhor e mais orgulho.

      Excluir
  2. A verdadeira violência era praticada pelos terroristas de esquerda. O combate a esses criminosos era fundamental, mas foi frouxa e ineficaz.

    Já a polícia de Espanha está dando uma aula de como se trata esse tipo de câncer social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô neurôtica, dá um tempo belarmina.

      Excluir
    2. O estado sobrevoar o jacaré atirando na populacão pode.

      Excluir
    3. Tbm acho que fomos complacentes com essa gentalha e agora a america latina continua à mercê desses ditadores de esquerda disfarçados de justiceiros democratas, Lula incluído.

      Excluir
  3. Eu acho que a polícia da Espanha nem Militar é, imagina se tem pretensão de "acabar com esquerdistas" está em seus planos, um país que é inteligente e que já foi governado por um ditador e que APRENDEU com os erros do passado, eu acho! "Dá um tempo belarmina" 2
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nick, as usual, fazendo uma confusão dos diabos. Rebate argumentos que só existem em sua pobre mente e ainda quer sentar na janelinha.
      .
      .
      .
      .
      Será o clima do Cerrado? Ou o esquerdismo já afetou a cognição do coitado? F
      Que fique de exemplo para os mais jovens: muito cuidado com vossas escolhas!

      Excluir
    2. 17:32, estúpida, o que o clima do cerrado tem a ver com isso? Deixe de ser uma sudestina arrogante.

      Excluir
  4. Diacho de tanto viado burro. Passam o dia pra discutir idiotices de esquerda, direita. Vocês não tem o que fazer não camaradas? Pô, tem um monte de coisa pra ser feita em prol dos direitos lgbt, por que ao invés de ficarem falando sandices não vão atuar na luta por direitos!? Daí pessoas passam horas se desgastando, dando sua vida, com risco até de morrer, pra que esses babacas homossexuais que nada fazem tenham direitos. Por isso que digo que não luto por todos os lgbt, acontece que as conquistas recaem sobre todos, inclusive esses ignorantes.

    ResponderExcluir
  5. "Pai de um menino, o policial não é um oficial do esquadrão de elite. No dia a dia, trabalha fazendo rondas e atendendo a população.
    A perícia com armas, que lhe permitiu agir rápido, veio de sua passagem pelo Exército espanhol. Ele foi treinado em uma unidade conhecida como Legião, cujos membros são apelidados de “namorados da morte”..." (Globo.com)

    Chuuuuuupa Nick!

    O espanhol mostrou pros
    TERRORISTAS ISLÂMICOS que o bagulho é louco na Península Ibérica. Lá eles não vão se criar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero saber o que TERRORISTAS ISLÂMICOS = ISLÂMICOS = ESQUERDISTAS? Pois, na mente de vocês parece que é essa a equação. Quando me responder eu chupo! E não estou na briga de direita x esquerda não. Só tento entender a cabeça desse povo comentarista G1 que vem comentar aqui.
      Nick

      Excluir

    2. Olha só como essa pessoa que assina "Nick" é sorrateira e intelectualmente desonesta:

      (1) Enfia no meio do argumento um "terroristas islâmicos = islamicos" para desviar a atenção e se contrapor a algo que só existe em sua imaginação, pois NENHUM comentário anterior fez esse tipo de afirmação;

      2) Finge ignorar que a esquerda, além de antissemita e declaradamente contra Israel, defende o escancarar das fronteiras europeias e sempre justifica o terrorismo (islâmico, BLM, bléquiblóquis, etc...) com base em imbecilidades como "dívida histórica" ou outros vitimismo social qualquer;

      3) Fingiu não entender que a EXCEPCIONAL ação do HEROICO policial espanhol foi resultado de sua formação MILITAR;

      4) Posa de isentão, mas esquece que JÁ DISSE neste blog que é um "mortaNdela", ou seja, de extrema-esquerda.

      São tipos assim que colaboram com a destruição do país. Esse pessoal sempre dobra a aposta.

      TF

      Excluir
    3. Nique, caso vc não saiba ou finja ignorar, a esquerda não só apoia o islã contra Israel, como é complacente com os atentados terroristas promovidos por muçulmanos radicais, sempre culpando o Ocidente.
      Sua opressão assassina travestida de direitos humanos e democracia não será admitida jamais, nunca esqueça disso.

      Excluir
    4. Leio o comentário de vocês e só me vem isso na cabeça: crazy, crazy, crazy!
      Ser mortadela é extrema esquerda, então coxinhas são extrema direita? No Brasil não existe isso, existe oportunismo!
      Ele pode ter formação militar, não tenho nada contra militares, tenho contra pessoas que defendem "revolução" militar pra livrar países do comunismo (algo tão guerra fria). Pergunte a esse policial com formação militar da Espanha se ele gostaria de morar no Brasil dos anos de ditadura militar!
      Nick

      Excluir
  6. Essa propriedade pertencia aos meus parentes, nos os Barões do Café demos cultura e arte ao povo, promovemos uma arquitetura digna e agora ver nossas mansões transformadas em playground é no mínimo triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, seus parentes (que eu duvido que o sejam mesmo) venderam a casa há mais de 50 anos. E é muito mais digno ela virar um museu / espaço de eventos do que uma delegacia.

      Excluir
    2. Tony não fala isso. As maluquetes paranóicas desse blogue vão te acusar de dar mais valor às artes do que à ordem e à polícia. Isso é um pecado mortal na visão das Defus desse blogue.

      Excluir
    3. O hospício está ficando perigoso, agora a descendente de bartira e joão ramalho vem reinvindicar os vitrais quebrados na fúria contra os quatrocentões de "dois dobrados" quando a lata derrotou as sacas de aninhagem e todas mudaram para a vila Formosa próximo à vila carrão. Café Café kkkkkkkkkkkkfé eu sou um leme gente se o Aricanduva transbordar não saia de Higienópolis.

      Excluir
  7. Não está aberto ainda para visitação. Visita guiada,como ano passado,só durante o evento Jornada do Patrimônio.

    ResponderExcluir