sexta-feira, 25 de agosto de 2017

AS CARAVANAS PASSAM


O Brasil é um país curioso. Até o advento da internet, Chico Buarque era uma unanimidade nacional. Um tesouro, um gênio da raça, tudo o que ele fazia era recebido com chuva de pétalas de rosas. Aí surgiram as redes sociais, e a simples menção do seu nome suscita reações raivosas. Acusam-no de ter se aproveitado da Lei Rouannet para comprar o apartamento que mantém em Paris há mais de 30 anos; mandam-no para Cuba. A mais recente polêmica envolveu a letra de "Tua Cantiga", que abre o álbum "Caravanas". Chico foi chamado de machista e antiquado por dizer na música que "larga mulher e filhos" por causa de um novo amor. Mas o que de fato me incomodou foi a melodia aborrecida: por que escolheram uma canção tão fraca para apresentar o novo trabalho? Muito melhor é "Massarandapió", uma valsinha composta por Chico Brown - neto de Chico e filho de Carlinhos Brown. O rapaz honra seu DNA e estreia em grande estilo, com uma linda letra do avô. Mas nem tudo é fofo em "Caravanas", apesar da leveza e do bom humor que percorre todas as faixas. A letra da canção-título, que encerra o disco, fala nas "picas enormes" dos "suburbanos tipos muçulmanos" que invadem a Zona Sul carioca nos fins de semana de sol, numa boa tradução do medo que a classe média sente desses rapazes de pele escura. Ainda é cedo para saber se vai se tornar um clássico do cancioneiro buarquiano, ou se "Caravanas" vai passar enquanto os cães ladram. Mas Chico não está nem aí: continua apoiando Lula incondicionalmente, o que ainda vai lhe render muitas pedradas, e continua fazendo música pra lá de boa.

17 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Sejamos francos...Chico é de um talento absoluto. Acontece que ele não se rendeu ao Brasil de sempre. E olhos nos olhos, admitir um Chico Brown na sala principal. "Os gambé num aguenta".

    ResponderExcluir
  2. Nada mudou. As redes sociais apenas tiraram o controle da narrativa das mãos dos esquerdistas do Lebon e seus asseclas.

    Finalmente tornou-se voz uníssona o seguinte FATO: Chico Burque é (e sempre foi) CHATO BAGARAI!

    Ain, e as ex-formadoras de opinião que veem seus pitacos moralizantes não valerem nem um traque, miga? Que se joguem do Corcovado! KKKKK

    #ElasEstãoDescontroladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz alguém que se compara ao Chico, por favor! Já vai ser difícil. Fora do Rio, então, mais difícil ainda. Sorry, just being sincere, gato!

      Excluir
    2. Ai, ai... Rio di Xajeiru, a capital das galáxias.

      Excluir
    3. Ué, mas falando sério...que compositor paulista erudita existe na data de hoje? Não que todos do Rio sejam bons, mas música nunca foi muito o forte de São Paulo. Tem outras coisas melhores.

      Excluir
  3. É constrangedor para um fã de seu trabalho o apoio irrestrito dele ao lula, com as evidências que todo mundo já conhece. Isso não tem coerência com o discurso de quem tem apreço por justiça social, etc. Mesmo que não seja, parece que todo esse talento fica menor diante da realidade.

    ResponderExcluir
  4. Ggrande chico , tu é a única coisa que presta neste Brasil de Anitas popuzudas simarias sertanejos e axes bregas , ivetões, claudias leitões, mc , Lobões esclerosados etc,,,,,,

    ResponderExcluir
  5. Chico Buarque: a farsa que perdurou, mas enfim foi desmascarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16:23 KKKKKKKKKKKKKL Perdeu-se totalmente o senso do ridículo.
      (E a vergonha na cara)

      Excluir
  6. Acho que algumas pessoas não entendem que músicas narram histórias. Chico concordava com o que faziam com a Geni? Não. É apenas um retrato de alguém. O mesmo ocorre nessa canção "Tua Cantiga".

    ResponderExcluir
  7. Gente sem talentonfica invejando quem tem...é assim mesmo...

    ResponderExcluir
  8. Esse petista escroto só foi ídolo por décadas porque um bando de mulher mal comida e mal casada e sem orgasmo via nele a chance de sonhar com o homem carinhoso mas fodedor.
    Elas morreram ou ficaram avós assexuais e agora resta a ele esse eclipse patético que virou a vida pública dele.
    Devia fazer um favor a todos e se isolar em Paris até a morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 19:26 O omi do coração peludokkkkk

      Excluir
  9. Tony vc nao vai falar do retorno da taylor swift???? Vc ja ouviu o lead single de reputation?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus ouvidos se revestem de Teflon quando eu escuto Taylor Swift. Nada gruda. Tentei várias vezes, sempre em vão. Hoje mesmo baixei esse novo single e já ouvi algumas vezes. Não rolou.

      Verdade que eu também nutro uma certa antipatia por ela. Essa coisa de brigar com em público com outros artistas, de andar cercada por uma gangue de súditas, de acusar os ex-namorados nas letras de suas músicas... para mim beira o mau-caratismo.

      Excluir
    2. 20:28 Gente,deixa tema de adolescente para adolescente.

      Excluir