terça-feira, 18 de julho de 2017

O PELOURINHO REFORMADO

Podem me chamar de feitor de escravos, mas o fato é que eu li e reli os principais pontos da reforma trabalhista e não achei nada de mais. Os direitos mais importantes - e que países como os Estados Unidos nem sonham em dar - continuam todos lá: férias, 13o. salário, FGTS. As novidades, achei bem razoáveis. Sim, o horário de almoço pode ser negociado para apenas meia hora, ao invés da uma hora atual - em compensação, o trabalhador poderá sair meia hora mais cedo. Sim, as férias poderão ser quebradas - mas quem quiser continua tirando 30 dias corridos. Sim, o home office e o trabalho intermitente serão regularizados, e juro que não vi o menor problema nisso. Posso estar redondamente enganado, ou vai ver que eu sou mesmo um sinhô desumano. Mas quem tiver objeção à nova CLT, por favor explicite suas críticas nos comentários abaixo. Agradecido.

30 comentários:

  1. Vc não está enganado, Tony. A gritaria foi, como sempre, por pura questão política. Inclusive aquele lance de local insalubre pra mulher veio corrigir coisas como mulher nenhuma poder trabalhar, por ex, em hospital quando grávida, mesmo que seja uma secretária.
    As esquerdas como sempre tentaram atrapalhar sem sequer explicar o que era ruim na nova lei. Se deram mal, ainda bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As esquerdas como sempre tentaram atrapalhar sem sequer explicar o que era ruim na nova lei". Sempre um pra falar mal da esquerda, mas a "direita" tem que explicar o que é essa lei, que benefício trará e numa DEMOCRACIA, que ela finge que participa mas IGNORA sempre, debater as coisas mesmo com a "esquerdas (que) como sempre tentaram atrapalhar sem sequer explicar o que era ruim na nova lei".
      Nick

      Excluir
    2. Venho ansioso ler os comentários e, logo no segundo, encontro esse Nick passando vergonha. Esse moço é o melhor representante do """pensamento""" de esquerda neste blogue.

      Excluir
    3. É uma tradição a esquerda fazer essa chantagem para dizer que eles defendem os pobres. Lula puxou o cabresto no PT para que ficasse contra o Plano Real, pois esse arrasaria a vida dos trabalhadores. E Lula puxou também o cabresto desse insigne partido para não assinar a Lei de Responsabilidade Fiscal, talvez prevendo que a Anta ficaria de quatro nesse ato.
      Nada mais razoável que Lula ponha agora as Gleisis e os Lindinhos para esbravejar contra a reforma trabalhista

      Excluir
    4. Nick, debater com Gleisi, Fátima, Lindinho, Vanessa, André Vargas, Rosemary et caterva é se rebaixar muito.

      Excluir
    5. "Nick, debater com Gleisi, Fátima, Lindinho, Vanessa, André Vargas, Rosemary et caterva é se rebaixar muito." "Venho ansioso ler os comentários e, logo no segundo, encontro esse Nick passando vergonha. Esse moço é o melhor representante do """pensamento""" de esquerda neste blogue." Comentários típicos de pensadores de "direita" no Brasil, ou seja, não falam nada, acham que debater ideia com opositores é "rebaixar muito", só atacam. Por isso não os levo a sério, sai MERDA dos comentários deles e ele nem se tocam que o dono do blog não é de direita como eles querem e que se morasse na Espanha votaria em um partido de ESQUERDA como ele mesmo já disse aqui, além do que ele já disse que vota no PSDB - uma partido de centro-esquerda originalmente (então acordem e durmam com essa!).
      Nick

      Excluir
    6. 02:29 Uai.
      Quem não é de direita não pode comentar. Se toca cara.

      Excluir
    7. Nick, não perca tempo com essas moças não. Elas acham que estudaram em cUlégio católico e tem um Portinari original na casa da Vovó....enfim.
      O Tony joga alguns grãos de milhos a elas e elas ficam cacarejando a tarde inteira em cima disso. A realidade é que são brasileiras, e quando vão para Miami. Antes de embarcar, tem que se esconder atrás da muretinha da linha vermelha para nao chegar lá baleadas... #Sem justiça não há paz.
      Ufa!!!

      Excluir
    8. 02:18 venho asioso ler...a opinião de quem concorda comigo e já no segundo comentário encontro alguém que tem uma opinião que discorda da
      minha. Assim não dá, aí que ódio viu.
      kkkkkkkkkkkk


      Excluir
  2. Eu não sou contra, apenas preocupado e atento a possíveis mudanças: por exemplo, o trabalho intermitente vai substituir quanto dos contratos atuais? A negociação dos novos contratos poderá reduzir a média salarial? A terceirização irá aumentar? É esperar pra ver

    ResponderExcluir
  3. Prezado, muitas pessoas dependem desse intervalo de uma hora de almoço para fazer seu almoço, pegar a criança na escola etc. Com a flexibilização, alguns patrões podem obrigar o trabalhador a tirar só meia-hora. Quanto as férias, o entendimento comum é que as pessoas precisam se afastar por um período do trabalho, para descanso psicológico. Com o fracionamento triplo, o empregador pode se recusar a dar um descanso longo ao empregado e ainda deixar de contratar alguém durante as férias. O resultado é que não haverá tempo necessário para renovação das energias e o empregado ainda terá que arcar com o serviço acumulado. Isso sem falar no banco de horas de 6 meses. Será o fim do pagamento de hora-extra. Esses são alguns pontos citados, mas para um entendimento mais aprofundado, recomendo a leitura de pareceres emitidos pelo ministério público do trabalho, que explanam melhor a matéria. Quanto ao décimo terceiro, não se trata de motivo de orgulho. O direito a ser protegido é o salário digno, que deveria ser suficiente para pagamento das despesas. Os trabalhadores norte-americanos não precisam de 13º, pois são relativamente bem remunerados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí o poder de escolha, quem quer, fica com a sua hora cheia, e tudo bem!

      Excluir
  4. Esse negócio de dizer q as férias e o.horário de almoço são negociáveis com empregador e piada

    ResponderExcluir
  5. O mio babbino caro
    Ok! Mas não dá para afirmar que são medidas pensadas em beneficiar trabalhadores...

    ResponderExcluir
  6. Me desculpe, Tony, mas contar com a boa fé do contratante para que sejam delimitados pontos tão delicados é no mínimo ingenuidade.
    De verdade, isso pode não fazer diferença pra quem trabalha em serviços de cunho "intelectual", porém para a população que faz trabalho braçal... Ah, meu bom senhor...
    Negociar com contratante é coisa de país culturalmente ético, coisa que sabemos que em nosso país quase não existe - e se existe, não é valorizada, afinal, sabemos que acultura é sempre lesar a quem puder.
    Triste Brasél.

    ResponderExcluir
  7. Uma lágrima escorre do meu olho esquerdo ao ver a defesa de nossa legislação trabalhista de inspiração fascista, pelas anônimas vermelhudas de sempre.

    Ô... gentalha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inspiração fascista sim, mas não se esqueça que o condottieri Mussolini começou sua carreira política no Partido Socialista Italiano.

      Excluir
  8. Tony.

    Particularmente, eu também não vi nada demais. Pra ser sincero, essas mudanças mais me beneficiam do que o contrário (até porque na empresa onde eu trabalho já existiam esses tipos de negociações, inclusive o imposto sindical nem era obrigatório mesmo).

    Mas existem alguns pontos:

    1. Eu tenho TOTAL consciência de que sou um privilegiado. Não vou ser afetado por essas novas diretrizes, e também presumo que você também não. Logo, fica complicado fazermos essas medições segundo as nossas próprias réguas.

    2. Nos primeiros empregos, eu aprendi que esse negócio de "negociar com patrão" é uma piada. E das grandes. Patrão NUNCA é confiável, até que se prove o contrário.

    3. Mudanças de leis trabalhistas comemoradas por empresários. Mais uma vez: o santo desconfia.

    4. Apesar da discussão toda ter tomado um viés "polarista" de esquerda X direita, é indiscutível o fato de que diversos pontos dessas novas leis foram muito mal formuladas (gerando uma série de dúvidas) e também pouco debatidas com a classe que é a mais interessada nisso, que são a dos trabalhadores.

    É esperar pra ver os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  9. Tony, como é ter um irmão na Fox s sendo sondado pela Netflix? Eu estaria excitadissimo. Vcs são muito próximos, tipo confidentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está sendo sondado pela Netflix?? Eu não sabia!

      Acho que não somos tão próximos assim...

      Excluir
    2. Tomara que ele vá pra Netflix!! Tive aula com o Zico! Ô professor maneiro!!

      Excluir
    3. Seu irmão é gostosão igual a você? Ele tb é urso? Está solteiro?

      Excluir
    4. Meu irmão é hétero, casado e com filhos.

      E eu sou urso??

      Excluir
  10. Você bem que poderia comprar um chip de celuar e deixar só para conversar no whatsapp com seus leitores/fãs como algumas celebridades tem feito. Poderia fazer um grupo de seus fãs.
    Não pra ficar falando assuntos sérios de políticas, mas para a gente falar de temas culturais, trocar nudes e falar de assuntos que não poderiam ser publicados no seu blog (como os famosos no armário).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que fazem isso? Mas eu não ia dar conta. Já recebo um monte de mensagens via Facebook todos os dias. Além do mais, em algum momento eu ia ter que trabalhar.

      Excluir
    2. Conta pra gente que tipo de mensagens recebe no Facebook? Conte causos, pleeeeease.

      Excluir
    3. Recebo de um tudo: elogios sinceros de leitores, cantadas de gente que não conheço, pedidos para divulgar peças e filmes, desavisados que perguntam onde eu moro e o que eu faço...

      Excluir
  11. Só a bancada chupeta do Senado e as mortadelas gritaram, justo o ""Partido"" (cofcof) dos """Trabalhadores""" (+cofcof) que deixou uma herança de 14 milhões de desempregados no país brigando por direitos do trabalho. #piada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria bancada da chupeta?? Os deputados que vão votar contra o julgamento do temer em troca de emenda$$$? Seletividade a gente se vê por aqui.

      Excluir
  12. É muita "ingenuidade" achar que com 14 milhões de desempregados é possível negociar com patrão! Empregador chega e diz que a partir de hoje, só meia hora de almoço, aí eu digo que não, que eu preciso de 1 hora de almoço. O que você acha que vai acontecer? Em 15 minutos estarei no RH assinando minha demissão e no dia seguinte um outro trabalhador estará ocupando o meu lugar por um salário 20% menor!
    Faz me rir que alguma lei no Brasil é feita em benefício dos 95% que carregam esse país nas costas!

    ResponderExcluir