quinta-feira, 20 de julho de 2017

HOMÃO COM H

Ontem dei um tempo nas várias séries que eu estou seguindo ao mesmo tempo para ver a entrega do Prêmio da Música Brasileira, transmitido pelo Canal Brasil. A cerimônia deste ano não teve patrocínio e foi todinha feita na faixa, sem nenhum artista recebendo cachê e, pela primeira vez, com ingressos à venda para o público. A premiação em si foi meio atabalhoada. Os indicados de várias categorias eram anunciados por celebridades que devem ter enviado seus vídeos por WhatsApp, e as apresentadoras Maitê Proença e Zélia Duncan liam na sequência os nomes dos vencedores. Aí subiam todos ao mesmo tempo no palco para buscar seus troféus, sem direito a discurso de agradecimento (o que não deixa de ser um alívio). O homenageado da noite era Ney Matogrosso, e nomes como Ivete Sangalo, Chico Buarque e Lenine cantaram músicas do repertório daquele que eu acho o maior artista solo brasileiro de todos os tempos. Ninguém se saiu muito bem: os arranjos eram óbvios, o som estava empastelado e o palco do Municipal do Rio de Janeiro parecia mais amplo e vazio do que nunca. Até que entrou o próprio Ney, no esplendor de quem vai completar 76 anos daqui a dez dias. A voz continua um cristal; o corpo, requebrando como sempre; só os cabelos estão mais brancos e ralos, mas e daí? O cara é um monumento, uma entidade e um sábio (já leu esta entrevista publicada ontem?). Ney é homem com H, e da porra.

22 comentários:

  1. Ney é realmente um grande artista de palco, um grande cantor e uma figura emblemática para a cultura brasileira, inclusive, obviamente, para nós LGBTs. Mas acho que seu discursinho é bem equivocado e irresponsável para os nossos tempos. Falar assim sendo um medalhão da música brasileira é facil, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual discursinho? Na entrevista dele só li verdades.

      Excluir
    2. Discursinho, Tony. É uma forma do 20:29 de diminuir o que o outro fala sem se explicar e ainda tentar passar por inteligente. Mas todos sabemos que só gente fraca usa esse tipo de discurso.

      Excluir
  2. O Brasil definitivamente não merece um artista tão maravilhoso como o Ney Matogrosso.
    Fui a um show dele e foi uma verdadeira catarse, a mulherada foi à loucura!
    A bicha que todo mundo respeita.

    ResponderExcluir
  3. Discursinho:não sou gay, sou humano e coisas assim. Aqui embaixo somos apedrejados, mortos e mutilados. Posicionar-se como gay e ressaltar isso sempre que possível deveria ser uma atitude política e ética de alguém com essa visibilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ney Matogrosso deu entrevista se assumindo gay nos anos 70, em plena ditadura militar. Ele nunca se escondeu, sempre lutou pela causa. O que ele disse dessa vez foi que ser homossexual não é a coisa mais importante da vida dele.

      Falta cultura e interpretação de texto em você.

      Excluir
    2. Gay não precisa que hétero algum pratique estupidez contra nós, porque já tem gay fazendo isso aos montes com seus semelhantes. Tbh, como tem gay babaca, inculto e inútil.

      Excluir
  4. Eu estava em Portugal quando surgiu o Secos e Molhados e, como um dos componentes era luso, logo passou na TV local um videotape de show do grupo. Os portugueses ficaram absolutamente desarvorados, sem entender o que viram, e me perguntavam 'o que era aquele aquilo?'. O Ney não deixava por menos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o.anonimo aí acima, Eu admiro.muito o Ney, mas nunca o ouvi dizer com todas as letras "EU SOU GAY", fica sempre aquela coisa de "não levanto bandeira", ou "sou humano". Ele já faz muito pela comunidade LGBT apenas por existr, sem dúvidas, mas se posicionando politicamente faria mais ainda. Talvez seja pedir demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já falou VÁRIAS vezes. Vocês que são novinhos e/ou desinformados. Ney deu uma entrevista histórica à extinta revista "Interview" no começo dos anos 80 dizendo que "vim homossexual nesta encarnação para cumprir uma missão". Se isto não é levantar bandeira, não sei o que é. Também já falou várias vezes de seu namoro com Cazuza, apesar de raramente comentar sua vida pessoal.

      Vão se informar melhor antes de falar besteira, queridos.

      Excluir
    2. "Ney deu uma entrevista histórica à extinta revista Interview".

      Pois é né, 35 anos atrás.

      Excluir
    3. Pois é. 35 anos atrás, ele já dava a cara para bater.

      Excluir
    4. Gente, ele sempre deixou muito claro que namorou o Cazuza.

      Em várias entrevistas ele comentou que não sabe como não foi contaminado pelo HIV, já que na década de 80 ele ficou com muitas pessoas que estavam.

      Década essa onde ele brincava com "Telma eu não sou gay, o que falam de mim são calúnias, meu bem eu parei!"

      Falar mais claramente que é gay, impossível, melhorem!

      Ou vcs preferem o estilo Diogo Vilela, Luiz Fernando Guimarães, Ney Latorraca, Miguel Falabella, Pedro Paulo Rangel, Ary Fontoura e tantos mais que só saíram do armário depois de velhos??

      Excluir
  6. Ah, esse pessoal novinho demais que acha que o mundo começou com eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Essa militância de hoje acha que todo o pontapé dos direitos igualitários que deu foi eles. Mas não amores, antes de vocês veio um pessoal que iniciou tudo, se não fosse estas pessoas que hoje já passaram dos 50 anos nós hoje nem teríamos o espaço desse blog para aturar besteiras como essas ditas sobre Ney Matogrosso. Agora nós gays temos que aguentar um bando de homossexuais comunistas que só sabem gritar e falar asneiras. É a bicha da universidade que usa boina e se acha o máximo por defender um homofóbico como Che Guevara. Risível né, mas não, é trágico e demonstra uma ignorância colossal. Deus me livre do movimento gay virar uma sucursal do comunismo e de justiceiros sociais (no mau sentido do termo). No entanto uma parte do movimento, a banda dos burros, já vive assim. Que tragédia.

      Excluir
    2. 18:40 vira o disco fia que já tá ralado , Todo comentário que tu posta é falando de Che Guevara. Cuidado que o fantasma do che vem te fuder de noite de tanto tu evoca-lo e aposto que tu vai gozar pra caramba.Creio que tu esta precisando de uma boa transa pra curar essa tua obsessão. kkkkkkkkkk

      Excluir
    3. 18:40 louca deixa o outro gostar de Che Guevara.Cada qual com seu herói homofóbico. O teu herói homofóbico é o Bolsonaro ecada qual no seu quadrado. A vantagem das outra é que o Che Guevara está morto e já não pode fazer mais nada . Agora o heroi Bolsonaro está vivo e pode ser perigoso

      Excluir
    4. 18:40 Essa é uma daquelas que até hoje acredita que comunista come criancinha. Fazer o que?
      Fia o último comunista que conheci, foi Roberto Freire, apoiador do Temer. Dá pra entender.

      Excluir
  7. O mio babbino caro
    Admirável esse artista. Toca em tudo de forma inquietante. Uma pena que inversamente a sua argumentação, a depender de boa parte dos coments aqui, Bolsonaro seria eleito em 2018. Pelo que percebo, a questão de classe se sobrepõe a qualquer outro item.

    ResponderExcluir
  8. Tony, não é questão de idade, tenho 43 anos, nem de falta de cultura. Acompanhei fascinado a carreira do Ney desde criança e recentemente o conheci num trabalho, o que foi uma realização! Ele é um fofo, super interessante e amável. Eu não disse que ele esconde sua homossexualidade, o que, aliás, seria inútil ou impossível. Disse que vejo na fala dele um reflexo de outras coisas que tenho ouvido de grupos políticos conservadores, que muitas vezes o usam e a essas falas como exemplo de que gay deve ficar na sua, não alardear sua condição etc. Entendo até que no caso dele esse assunto deve estar esgotado depois de décadas aparecendo em toda entrevista, mas essa responsabilidade é um fardo do sucesso. A hei que você foi meio grosso pra me responder, e sem razão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se tem uma pessoa que alardeia a condição de homossexual, é o Ney...

      Não vou pedir desculpas. Sou grosso mesmo com quem não percebe a importância POLÍTICA do Ney Matogrosso. Ele já se fartou de falar sobre o assunto, é só dar uma googlada. É, provavelmente, o gay que mais se expôs no Brasil em todos os tempos, ao mesmo tempo que preservou bastante sua vida privada (quem ele namora hoje em dia? O público não sabe).

      Excluir
  9. Tenho uma admiração enorme pelo Ney, e me arrepia até hj ver as apresentações dele.Impressionante como ele continua moderno.

    ResponderExcluir