sábado, 22 de julho de 2017

ANTÍPODAS NA PAULISTA

A Japan House abriu em maio em São Paulo, mas eu resolvi dar um tempo para ver se as filas diminuíam. Acabei escolhendo o fim-de-semana errado: a exposição do bambu já acabou, e a do papel só inaugura no dia 29. Pelo menos deu para ver a mostra do arquiteto Kengo Kuma, que ocupa o térreo. O lugar é menor do que eu esperava, e ainda não está totalmente pronto. Faltam as pop-up stores da Muji e da Beats Japan, que terminarão por me arruinar. Mas é mesmo um encanto, e merece ser visto com calma, durante a semana. Quero até comer no restaurante, e olha que eu não curto a cozinha japonesa. Saindo de lá atravessamos a Paulista e fomos...

...ao Itaú Cultural, cujos dois últimos andares são ocupados pela Coleção Brasiliana. É uma mostra permanente que reúne gravuras e documentos que contam a história do Brasil. Tem, entre muitas outras coisas, imagens manjadas e desconhecidas de Rugendas e Debret, um passeio virtual pelo palácio de Maurício de Nassau em Recife e uma vitrine com as assinaturas de todos os presidentes, de Deodoro a Tancredo. Um deslumbre, inaugurado há três anos e que só agora eu fui visitar. Aliás, fica a dica: o pacote Japan House/Brasilianas é um bom programa para fazer com um amigo gringo.

11 comentários:

  1. Tony, tenho um amigo espanhol chegando agora em Agosto, vou levá-lo para conhecer São Paulo. Onde ficam estes lugares que vc citou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficam na ponta da Paulista que dá no Paraíso. Desça na estação Brigadeiro do metrô e caminhe um pouco.

      Excluir
    2. Obrigado!

      Tony, há um filme espanhol no Netflix que você como roteirista iria achar interessante, se chama "Um contratempo".

      É de suspense e tem um "giro" no final bem surpreendente!

      Excluir
  2. Você não gosta de comida japonesa? Choquei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uns gostos meio do contra. Gosto de TODAS as culinárias, menos da japonesa. Gosto de TODAS as bebidas, menos de cerveja. O que não significa que eu não encare uma ou outra de vez em quando.

      Excluir
    2. Nem uma releitura brasileira com fritura e cream cheese?

      Excluir
    3. Cream cheese, João?
      Melhor botar leite condensado. Ou mel com ketchup.
      Queres ke-te-chupe?

      Excluir
  3. Coleção Brasileirinhas!

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    Legal as dicas. Faz um tempo que estou para ver a Coleção Brasiliana e esse foi o empurrãozinho que faltava. Cerveja também é regra três sou mais um bom vinho e culinária japonesa, só de forma bissexta.

    ResponderExcluir
  5. Kengo? Oi?
    E as quengas, como ficam?

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer uma costelinha pra vc lá em casa... só nós dois.

    ResponderExcluir