segunda-feira, 31 de julho de 2017

A DISSOLUÇÃO DA VENEZUELA

A Venezuela está em vias de se tornar um estado falido? Um país como a Somália ou a Síria, em que o estado não funciona mais e todos lutam contra todos? Talvez ainda não, mas não duvido que o seja em bem pouco tempo. A eleição espúria de ontem teve comparecimento baixo: o próprio governo diz que foi de 41%, e este número deve estar inflacionado. Enquanto isto, sobe o número de mortos e despencam ainda mais os indicadores sociais - 81% da população abaixo da linha de pobreza é uma cifra digna do Haiti, não de um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Mas é justamente a dependência do petróleo que está na raiz dos problemas venezuelanos. É inconcebível que um país tão fértil, sem aéreas desérticas, precise importar até frango e leite dos vizinhos.

O que acontece agora? Impossível dizer. Eu, pessoalmente, acho que a coisa vai piorar ainda mais antes de melhorar. Porque o chavismo seguiu à risca a cartilha castrista e adotou a mesma estratégia da ditadura cubana para sobreviver: entregou grandes partes da economia ao controle do exército. A cúpula militar lucra com o regime, então a possibilidade de um golpe parece longínqua. 

Aqui no Brasil, o mais chocante é ver lideranças do PT e do PSOL dando apoio inequívoco ao crescimento do autoritarismo na Venezuela, ignorando o singelo fato de que Maduro deveria, no mínimo, ter convocado um plebiscito para saber se o povo queria mesmo uma Constituinte (o que Chávez fez em 1999). Sem falar nas prisões políticas, na imprensa perseguida, no cancelamento das eleições de 2016, no fechamento do Parlamento eleito democraticamente, na inflação e na violência galopantes... Pelo menos agora sabemos as reais intenções dessa turma. Que esqueceu que essas palavras se voltarão contra ela no ano que vem.

15 comentários:

  1. Espero que os gays eleitores do Rio não esqueçam jamais que Jean é do Psol e apoia Maduro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais, que o jean apoia cuba e a perseguiçao sofrida por gays no país castrista. Porque esse é o jean, uma farsa montada na mais pura ignorância de muitos gays. E tu hein tony, que fica aqui pedindo nosso apoio a esse doente comunista do jean, kkkk. O jean apoia um monte de homofóbico e tony goes se prestando ao papel de apoiar um sujeito tão mentiroso.

      Excluir
    2. Jean Wyllys publicou uma carta aberta criticando Maduro e todos os que o apoiam:

      https://m.facebook.com/jean.wyllys/photos/a.201340996580582.48122.163566147024734/1505971782784157/?type=3&utm_source=meio&utm_medium=email

      Excluir
    3. O cara, seja honesta...nem você acredita nisso. E querer tirar um Tony, como se o cara fosse um ingênuo, só desqualifica mais seu comentário enviesado.

      Excluir
    4. Ue o partido dele apoia, que diferença faz ele fingir que AGORA não apoia? Ta parecendo aqueles que fogem do navio afundando.

      Excluir
    5. Não é de agora, não. Jean diz no texto que faz tempo que critica Maduro, mesmo indo contra a linha do PSOL.

      Excluir
    6. Oportunista e aproveitador esse texto dele. É um texto repleto de eu, eu, eu, muito mais preocupado em parecer bem pros eleitores, pra ficar bem na fita. Vai la contar quantos EU naquele texto, como se ele fosse mais importante que a Venezuela, como se de alguma forma ele, Jean, representasse a esquerda brasileira. Um texto em cima do muro e se fazendo, como sempre, Dr vítima, como se tudo que ele defendesse pro Brasil não fosse muito mas muito parecido com o que afundou a Venezuela.
      Jean ridículo, como sempre.

      Excluir
    7. Impossível discutir com a mãe do ódio esse 09h50.

      Excluir
  2. O mio babbino caro
    Bastante trágica a situação na Pequena Veneza. Porém a tragédia que estão fazendo no Brasil, com um pouco mais de holofote não fica devendo tanto à Venezuela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, não. Por aqui a inflação não está a mais de mil por cento ao ano, nem os supermercados estão desabastecidos, nem a oposição é presa na calada da noite, nem jornalistas são presos e expulsos do país, nem há barricadas nas ruas, etc. etc. etc.

      Excluir
    2. Babina sempre equivocada.

      Excluir
    3. Porém eu tenho visto tanto sangue, tanta vida assim perdida que sinceramente me perco...

      Excluir
    4. A oposição que está sendo presa na Venezuela é aquela que mídia brasileira costuma chamar aqui de baderneiros e terroristas. Tem até preso político no Brasil com alegação de portar pinho sol...

      Excluir
  3. A nota do PSOL emitida ontem é digna de envergonhar qualquer pessoa que ja tenha votado nesse partido que se julga mais ético do que todos.
    Que vexame!

    ResponderExcluir
  4. 41% é a média de comparecimentos das últimas eleições norte americanas... O mesmo argumento não é usado para invalidar as eleições dos EUA.

    ResponderExcluir