quinta-feira, 1 de junho de 2017

IT WAS FIFTY YEARS AGO TODAY


Cheguei a "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" por via indireta. Eu era pequeno demais para comprar o álbum quando ele foi lançado há exatíssimos 50 anos. Mas o adquiri uma década depois, de tanto que comparavam "A Night at the Opera" - a obra-prima do Queen, pelo qual eu ainda sou louco - com a obra-prima dos Beatles. De fato, o parentesco é inegável: John, Paul, George e Ringo abriram o caminho não só para Freddie Mercury e sua turma, como para quase tudo o que veio depois. "Sgt. Pepper" alargou tanto as fronteiras do rock que, de certa forma, matou o rock. Porque, se tudo podia ser rock - vaudeville, música clássica, raga indiana - então nada o era de fato. Esta semana baixei a nova edição deluxe, que traz remixes e sobras de estúdio, e me impressionei como a coisa toda continua boa. Os ouvidos blasés da garotada de hoje talvez não percebam o quão revolucionário esse disco foi. E continua sendo: a ousadia dos Beatles faria bem a muitos artistas atuais.

7 comentários:

  1. Naaaa queremos post sobre o cancelamento de Sense8, aquela série que vc adorava! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro tanto que só vi o primeiro episódio da segunda temporada, por enquanto. Confesso que não estou muito triste...

      Excluir
    2. Tony, Já assistii a quinta temporada de House of Cards?

      Excluir
    3. Ainda não, mas está na minha lista.

      Excluir
  2. O mio babbino caro
    Do papai egoista em She is leaving home...Divertido mesmo é "We're Only in It for the Money"
    Ha ha!... What does that mean?
    então nada o era de fato rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Tony, eu um pouco mais velho, vivi e cada vez que ouço Sgt Peper's me mistura uma saudade e fantasia com um periodo de horro que não desejo a ninguem.
    Mas queria mudar de pau pra cacete duro. Olha que beleza. Acho que dá um belo post. E fazer relação com nossa "Parada" que mistura pouco a irreverência necessária com a consciência que merece ser plantada a cada dia.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. A versao digital não tem a faixa de 2 segundos gravada em loop no último sulco do disco com os Britos chapados. Vá comprar a versão em vinil e uma vitrola.

    ResponderExcluir