sábado, 13 de maio de 2017

#SALVADORABLE


- Foi tudo comprado, na verdade.
- Agora vou ao e-Bay ver quanto custa (o troféu).
- Foda-se.
Foi com frases como estas (a última proferida em plena entrevista coletiva) que Salvador Sobral comemorou sua vitória acachapante no Eurovision, cuja final aconteceu neste sábado em Kiev, capital da Ucrânia. O rapaz nunca tinha prestado atenção no festival até ser convocado a participar, e não explodiu de alegria quando fez Portugal passar de "país que concorre há mais tempo sem nunca ter ganho" a "maior pontuação da história". Talvez sejam ordens médicas: apesar de não confirmados, estão cada vez mais fortes os rumores de que Salvador está na fila de um transplante de coração. O que fez, inclusive, com que sua irmã Luisa - também cantora, e a compositora da lindíssima "Amar pelos Dois" - o substituísse em alguns ensaios. A dupla lusitana desbancou a Itália, até ontem favorita nas casas de apostas, e ainda levou outros dois prêmios importantes: melhor composição, escolhido por todos os compositores presentes nesta edição, e melhor intérprete, escolhido pelos comentaristas. Foi um dia glorioso para a terrinha, ó pá! Começou com o papa canonizando os pastorinhos, passou pelo tetracampeonato do Benfica e culminou com este triunfo inédito, que levará o Eurovision do ano que vem para Lisboa (ai que vontade de ir!). Será que era este o quarto segredo de Fátima?

8 comentários:

  1. Que canção linda! Gostei dela desde seu primeiro post, uma bela melodia, uma bossa nova, ou na verdade, uma bossa velha.

    ResponderExcluir
  2. O mio babbino caro
    Até iria. Mas como blasfemou, não vai mais.

    ResponderExcluir
  3. queremos inúmeros featurings começando com Carminho

    ResponderExcluir
  4. Realmente um milagre ganhar uma música com a cara do país que a representa e ainda na língua do país, num mar de canções pop eletropop-chicletudas parecidas (e o yodel da Romênia, WTF). E Salvador sincerona falando que o Eurovision é um prêmio irrelevante. <3

    Mas, ó pá, desde quanto tu acompanhas futebol lusitano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tugas da minha timeline fizeram questão de ressaltar esta importante conquista esportiva...

      Excluir
  5. Foda-se é respiração e pontuação em Portugal né. Tanto que tem variações para serem ditas: fogo, poças e fônix, sempre com um prolongamento do primeiro O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em Portugal eles usam o foda-se com um sentido diferente do nosso. Não é algo tão ofensivo.

      Excluir
  6. Sempre bacana ver uma vitória da língua portuguesa. Pena que ela é tão pouco valorizada mundo afora.

    ResponderExcluir