sábado, 20 de maio de 2017

O HAMLET TRANSGÊNERO


O que eu mais admiro na Laerte nem é a coragem, é a lucidez. Que não deixa de ser coragem também, é claro. Ela tem o peito metafórico de se questionar o tempo todo, de rir de si mesma e de não entender nada de vez em quando. Não exige que ninguém a trate de determinada maneira e não põe x no fim do próprio nome. É a protagonista de uma incrível viagem de autoconhecimento, que uma hora faz questão de compartilhar; na outra, prefere ser esquecida em seu canto. "Laerte-se", o primeiro longa brasileiro produzido pela Netflix, é o documentário que ela ganharia mais cedo ou mais tarde, e suas dúvidas aparecem logo no começo. Laerte não sabe se desmarca ou não uma entrevista com Eliane Brum, uma das co-diretoras, numa sequência que dura um teco a mais do que o necessário. Aliás, esse é um defeito do filme: alguns momentos se alongam, outros são descartáveis (tipo, Laerte conversando com a vizinha sobre o gato), e ainda por cima falta música. Mas Laerte continua fascinante, pois ela mesma não para de se fazer perguntas. É gay, travesti, crossdresser, transexual? Deve / precisa / pode / quer por peito? E esse vestidinho, lhe cai bem ou não? O gosto de Laerte por moda, bijoux e maquiagem é palpável, e às vezes eu tenho a sensação de que toda sua problemática se resume a isto. Outras, no entanto, percebo um ser humano em plena ebulição e - por que não? - em pleno domínio de si mesmo, ainda que este "si mesmo" não pare de mudar e só se revele aos poucos.

37 comentários:

  1. Maravilhoso genial ainda não vi o doc mas conheço tudo que ele criou..Sempre o mesmo de calça ou vestido é um ser humano unico..artista e também sempre igual..Amo muito esse ser.

    ResponderExcluir
  2. Dando sequência ao meu loooongo comentário no post anterior: vamos todos fingir que nada aconteceu? Mesmo??? KKKKK. Sei que não. :-) Só passei para desejar um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o documentário.Apesar dele falar só sobre a sua transformação,ele tranquilamente fala de outras coisas com maestria. Gostei da cena que ele conversa sobre o gato paraplégico com a vizinha,entendi como deboche da rotina.Acho que depois desse documentário ele deveria ser a Laerte falando de tudo e de todos,mas menos dela.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc. sobre gosto de roupa e bijoux, p ex., ela é bem brega. (creio q ta sendo fiel ao seu lado hm ou mulher, pq gay se vestiria melhor do q aquilo)

    ResponderExcluir
  5. Baranga horrorosa sempre com aquelas pulseirinhas hippies perdidas no tempo...adorei qdo no antigo programa do Abujamra ele antes de perguntar já foi dizendo...mas vc qdo sae à noite não consegue companhia né...certamente não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok bicha. Já teve sua "catarse" agora vai tomar seu remedinho

      Excluir
    2. se você não lida com seu rancor, aquilo vai se derramando por suas palavras e você acaba falando mal de outras pessoas sempre que tem uma oportunidade.

      Mas quem mais sofre com isso é você, não ela. É o seu coração que está se enchendo de raiva e outros sentimentos ruins.

      Na hora da irritação, temos que manter um diálogo interno com nós mesmos para nos lembrar: “Ela tem esse defeito mas tem tantas virtudes” “Não vou julgá-lo por isso, afinal tenho meus defeitos também”

      Essa manutenção emocional tem que ser feita regularmente para nos garantir um bom estado de espírito e bons relacionamentos.

      Não esqueça de fazê-la periodicamente.

      Excluir
    3. 07:11 Você é aquela bicha maldita de 70' os tempos mudaram. O novo são Laertes.

      Excluir
  6. Bom dia .O mundo ja acabou? Ontem eu não vi as notícias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá choveno na minha cidade há bem mais de 24h. Acho que deus ta pegano leve : mas vai rolar

      Excluir
    2. Ih... o mundo vai ficar no limbo até quarta-feira, pelo menos, Doria não respondeu a pergunta do jornalista sobre se ia levar chocolates pro Aécio na prisão como prometeu ao Lula .

      Excluir
    3. Já que você estava dormindo te conto o que aconteceu :Marco Aurélio o corrupto vice-presidente da empresa de aviação de Odete Roitman, a TCA que no fim da história, foge do país, dando uma “banana” para o Brasil do alto de seu helicóptero reencarnou no dono da JBS e este viajou para os E.U.A dando uma banana pro Brasil

      Excluir
    4. Já vivi situação assim de ficar isolado do mundo. Então vou ti mandar noticias frescas nesta...Foi confirmado que o Aécio é bem pior do que já se supunha. O Temer é exatamente o que se supunha. E a minha tia melhorou da dor nos quartos e não está mais troncha.

      Excluir
    5. "Ti"? Kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. O deputado Onyx Lorenzoni , do DEM que é relator das “10 medidas contra corrupção” e que disse a famosa frase “ bandido não e vitima da sociedade , bandido escolhe ser bandido”, admite que recebeu 100 mil reais

      Excluir
    7. 00:24 Aecio é um digno herdeiro do avô. Herdeiro do modo tradicional de se fazer política no Brasil. Foi o 1o ministro do golpe do parlamentarismo. Contra o golpe de 64? PTB e PC do B. Ele era PSD. Ficaram contra quando não rolou a eleicao de 1965. Igual ao Patricio Alwynn no Chile em 1984.

      aquele Congresso de Constituintes foi frouxo com os militares, aceitou votar a Lei da Anista Geral e Irrestrita, e esse "herói" foi um dos que costurou o perdão aos militares bandidos que torturaram e mataram, deixando sementes do mal, como esse bolsonarões de hoje...dizem que foi assassinado... não divido... fogo amigo para colocar o Sarney.

      Excluir
    8. 13:13 Dallagnol dizia que o PSDB não era investigado porque não estava nos esquemas de corrupção. Incompetência ou má fé?

      Excluir
    9. 10:13 Onyx disse, se encontrassem algo contra ele,renunciaria. Já arrumou as malas?

      Excluir
    10. 10:13 Esse cara veio pra Alemanha fazer palestra de combate à corrupção , ahaha, teve uma meia dúzia que o levou a sério

      Excluir
  7. Laerte ganhou um processo contra o Azevedo. Ok, o Reinaldo não chega a ser Olavo de Carvalho, o Reinaldo até é a favor do casamento gay. Mas o comentário que o Reinaldo fez da Laerte foi um horror, e portanto fiquei muito feliz quando a Laerte ganhou o processo. Admiro muito Laerte. É um exemplo, inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Reinaldo não é o dado casamento de cabras e cabrita da Óia?

      Excluir
  8. Também gostei do documentário mas devo admitir que esperava mais!

    ResponderExcluir
  9. Gostei mais do reality da Caitlyn Jenner, acho beeeeeeem mais corajosa e moderna. Essa Laerte cheira mofo da esquerda. Está perdida nela mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a direita cheira o que? Aécio completo.

      Excluir
    2. Caitlyn Jenner corajosa e moderna?!
      Meu Deus

      Excluir
    3. Tristeza dessas gays que vem com esse papovo de direita e esquerda pra desqualificar uma pessoa...

      Excluir
    4. Me regozijo quando esquerdinha diz que Aécio é direita. Isso sim é entender de política.

      Excluir
    5. 07:45 PSDB É UMA RAMIFICAÇÃO DO PMDB ANTIGO MDB( PARTIDO QUE CONVIVEU EM PAZ E FELIZ COM A DITADURA MILITAR0)

      Excluir
    6. Anônimo22 de maio de 2017 07:45 O avô que deu o primeiro cargo público para netinho. Ensinou tudo que um Neves poderia fazer.( a bolsa  família  da família Neves vem sendo paga por nós a séculos!) O avô só virou herói, porque morreu! Se não teria o mesmo destino do Sarney, deveria a rampa do palácio aos pontapés. O avô do ladrão, era pau para toda obra. O melhor governo era sempre o próximo. Deu golpe branco em Goulart e virou primeiro ministro. Sempre foi tolerado pelo militares, tanto que nunca foi cassado e aproveitou por ser da oposição consentida o MDB, que deu origem ao PMDB atual que esta no poder através de um golpe

      Excluir
    7. 10:29.Aecio foi nomeado Diretor de Loterias da CAIXA aos 21 anos pelo vovô.

      Tancredo era diferente? É preciso desmistificar esses falsos heróis para o Brasil andar para frente porque enquanto eles habitarem o inconsciente coletivo do pais, historias se repetem , repetem... repetem......e a mudança que tantos desejam nunca acontecerá e o povo continuará sem saber porque continua votando nos mesmos tipos COLORS DE MELO e eternizando as oligarquias Neves, ACM, Sarney, ..etc..
      Se vocês observarem o sistema está montado para que essas oligarquias continuem no poder eternamente . Sai Temer(PMDB) entra Rodrigo Maia DEM antiga ARENA da oligarquia ACM, Sai i Rodrigo Maia volta PMDB antigo MDB da oligarquia NEVES(PSDB)... e o circulo vicioso continua com o aval do inconsciente coletivo do pais ...

      Excluir
  10. Me desculpe tony, mas sinceramente achei muito chato esse documentário e não acrescentou nada. Gosto do trabalho do laerte, mas ela não disso coisa com coisa. A parte que gostei mais foi quando ela aparece pelada do lado de outra trans. A escolha das tiras publicadas não encaixaram bem, existem outras bem mais legais do que as que foram mostradas e, sinceramente, o documentário é muito raso. Não descobri nada sobre sua vida ou trajetória, apenas um devaneio se vai ou não colocar implante de seio ou ainda banalidades sem nexo. Não deu para perceber o que queriam com este documentário e mesmo você me explicando acima não me convenceu. E olha que curto muito a Eliane. Pelo visto ela é bacana para escrever mas como diretora não é lá grandes coisas. Tenho um medo também de comentar no seu blog por conta de umas amarguras e raivas que existem por aí. Ninguém consegue mais conversar com o outro, falar que gosta ou não de determinada coisa sem que alguém já venha desqualificar, destilar o ódio e menosprezar a outra pessoa. Isso porque você já tria os comentários, imagina o que não deixa aparecer (dá até um post sobre isso, rs). Bom, essa é a impressão que tive, se estiver errado gostaria de escutar outra opinião a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa velha choramingando aqui não faz falta. Não é assim.

      Excluir
    2. Varzo eu acredito que o documentário Seja justamente sobre isso: uma pessoa comum em meio a uma jornada de questionamentos, sempre em nível micro, pessoal. A Laerte se dá o direito de não se definir o que acaba sendo interessante para quem quer discutir gênero e sexualidade sem partidarismo.

      Excluir
  11. Já está na minha lista de vídeos a serem vistos no Netflix. Gosto muito de Laerte e espero que o documentário retrate bem alguns dos aspectos mais controvertidos de sua vida.

    Mas mesmo sem ter visto, arrisco uma observação. Goste-se o não de Laerte, ela mesma faz questão de pairar além de definições de mascuino e feminino. Então acho até ofensido querer enquadrá-lo no arcaico dualismo de "direita" e "esquerda", ainda mais na política versão tupiniquim.

    Abs.

    ResponderExcluir
  12. Eu esperava bem mais do documentário. Concordo com vc Tony. Cenas desnecessárias, falas repetitivas, parece um doc dos anos 80.

    ResponderExcluir
  13. trans que é trans não usa vestidinho e bijuzinha, caralho! trans-transgressora de verdade anda sem nada de mulherzinha; laerte é produto pra agradar às massas atrasadas da usp e fazer gozar o povo do couro cru e cabelo de creme rinse sem enxágue.

    ResponderExcluir