sábado, 20 de maio de 2017

A PRIMAVERA PERSA

Enfim uma boa notícia. Hassan Rowhani foi reeleito presidente do Irã, e por uma bela margem: mais de 60% dos votos. O que não quer dizer que o "país persa", como a Folha gosta de chamar, virou um paraíso de liberalidades. Mas Rowhani de longe era a melhor opção. Um clérigo moderado, empenhado em normalizar as relações do Irã com o Ocidente e favorável a uma certa flexibilização dos costumes. Não é à toa que a mulherada votou em peso nele, assim como a classe média, os centros urbanos e os mais educados. O Irã é um país complexo pacaray, onde uma cultura sofisticada convive ao lado de trevas medievais. Gostamos de demonizar os aiatolás, mas o regime deles permite uma participação popular bem mais ampla do que na maioria dos países muçulmanos. Tomara que o boçal do Trump não jogue Rowhani na mesma vala que o Taliban e o Estado Islâmico. Caso contrário, a chance de estourar uma guerra é grande.

11 comentários:

  1. Tony, por que será que Kid Vinil nunca saiu do armário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz de conta que eu sou o Tony: Porque ele vivia num armário de vidro.

      Excluir
    2. Olha, nunca ouvi falar de nada sobre o Kid Vinil ser gay. Mas isto tampouco quer dizer nada.

      Excluir
  2. Regra n. 1 da nova ordem mundial: Nunca subestime a estupidez do Trumpman.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, mas não chamaria de "trevas medievais". Na época em que a Europa estava nas trevas, aquela região do mundo prosperava. Sempre bom lembrar disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, não exatamente. E isto não perdoa o fato do Irã reprimir mulheres e enforcar homossexuais. Isto é pior que medieval: é barbárie mesmo.

      Excluir
  4. O mio babbino caro
    "luzes" X trevas
    2 0

    ResponderExcluir
  5. Não creio! O Kid Vinil guardava quibe?!?!
    Pretérita!

    ResponderExcluir
  6. Primaveras são tão overrated.

    ResponderExcluir
  7. Estranho...

    Nenhuma palavra sobre a tentativa tosca de golpe orquestrada pelas esquerdas? Total silêncio sobre o uso de gravações forjadas, por Janot e Fachin? A tentativa de manipulação da opinião pública brasileira e mundial, pela Rede Globo, merece menos atenção que a eleição no Irã? Fazer o país perder 300 FUCKING BILHÕES num único dia, em meio a uma crise, é estar ao lado do povo? Essa é a tal revolução que os bléquiblóquis querem? Perguntas, perguntas...

    Já sei, melhor ligar o automático e xingar Trump. HUEHUEHUE. Afinal, se a farsa daqui não colou, vambora ecoar as mentiras que a "imprensa isenta" planta na matriz.

    Anyway, ainda que o Tony não admita publicamente, sei que meu blogueiro predileto aprendeu hoje que o uso de "fake news" pela grande mídia, com intenções polítlico-partidárias (sempre à esquerda, né?) é um FATO, tanto lá quanto aqui. E pensar que por 24h a direita, acreditando na farsa, chegou a marcar manifestações para este domingo. Já foram desmarcadas.

    Tsc. Tsc.

    Ademais, que Deus tenha Kid Vinil em um bom lugar, mas ler as mesmas comentaristas vermelhas de sempre tentando desviar do assunto é de dar nojo.

    Temer contina um vampiro fisiológico, mas tentar forçar uma renúncia - com um áudio mais editado que voz de diva pop adolescente - passou de todos os limites.

    Por essas e outras, não me arrependo de ter guinado à direita.

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih a defu...dida piro!!!!!!!!!!!!!!
      surto na grobo!

      Excluir