Tiradentes é meio que um mito inventado pela república. O verdadeiro Joaquim José da Silva Xavier não era o líder dos Inconfidentes, nem seu mentor intelectual. Era apenas o menos conectado com gente importante, e por isto foi escolhido para dar o exemplo. Pouco se sabe de sua vida pregressa, e é ela que o filme "Joaquim" tenta inventar. O alferes que surge na tela é imaginário, mas totalmente plausível. Além disso, o diretor Marcelo Gomes o cerca de uma Brasil-colônia sem um pingo de romantismo: pobre, sujo, muitas vezes violento. O único ator mais conhecido do ótimo elenco é Júlio Machado, que também está despontando na TV. Ele tem uma presença imponente, física e intensa. Já o roteiro às vezes perde o rumo: não há bem uma história, mas sim um amontoado de episódios que se propõe a mostrar como um sujeito comum se tornou um revolucionário. Quase sem música, com muita câmera tremida, fotografia lavada e narrativa austera, "Joaquim" não vai arrastar multidões aos cinemas. Mas quem for vai ver um retrato íntimo, ainda que ficcional, de uma figura emblemática da nossa história.
Se tiradentes nada foi, por que raios tem-se um feriado só pra ele? Ô paiseco esse viu. Um feriado de um cara inventado. Só essa bosta de brasil pra promover algo assim.
ResponderExcluirTodo feriado é baseado num mito.
ExcluirÉ diferente comemorar o feriado de Martin Luther King com o de Tiradentes. O primeiro fez atos reais. Já o segundo é pura fabricaçao. Ilustro esses 2 porque me referi a isso no comentário. O Tiradentes foi um personagem inventado. Portanto que se comemorasse seu feriado baseado minimamente no plano mítico. E não como se Tiradentes fosse um homem que fez tudo o que fez, o que não passa de farsa. Até hoje Tiradentes é mostrado nas escolas como um sujeito que realizou ações concretas. O que reitero, não passa de uma farsa. Ô Brasil.
Excluir"Gente importante" = latifundiários escravocratas burros responsáveis pelo nosso atraso que fodem o Brasil até hoje
ResponderExcluirMeu professor de história não me recomendou.
ResponderExcluir