quinta-feira, 20 de abril de 2017

AS CONFIDÊNCIAS MINEIRAS


Tiradentes é meio que um mito inventado pela república. O verdadeiro Joaquim José da Silva Xavier não era o líder dos Inconfidentes, nem seu mentor intelectual. Era apenas o menos conectado com gente importante, e por isto foi escolhido para dar o exemplo. Pouco se sabe de sua vida pregressa, e é ela que o filme "Joaquim" tenta inventar. O alferes que surge na tela é imaginário, mas totalmente plausível. Além disso, o diretor Marcelo Gomes o cerca de uma Brasil-colônia sem um pingo de romantismo: pobre, sujo, muitas vezes violento. O único ator mais conhecido do ótimo elenco é Júlio Machado, que também está despontando na TV. Ele tem uma presença imponente, física e intensa. Já o roteiro às vezes perde o rumo: não há bem uma história, mas sim um amontoado de episódios que se propõe a mostrar como um sujeito comum se tornou um revolucionário. Quase sem música, com muita câmera tremida, fotografia lavada e narrativa austera, "Joaquim" não vai arrastar multidões aos cinemas. Mas quem for vai ver um retrato íntimo, ainda que ficcional, de uma figura emblemática da nossa história.

4 comentários:

  1. Se tiradentes nada foi, por que raios tem-se um feriado só pra ele? Ô paiseco esse viu. Um feriado de um cara inventado. Só essa bosta de brasil pra promover algo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo feriado é baseado num mito.

      Excluir
    2. É diferente comemorar o feriado de Martin Luther King com o de Tiradentes. O primeiro fez atos reais. Já o segundo é pura fabricaçao. Ilustro esses 2 porque me referi a isso no comentário. O Tiradentes foi um personagem inventado. Portanto que se comemorasse seu feriado baseado minimamente no plano mítico. E não como se Tiradentes fosse um homem que fez tudo o que fez, o que não passa de farsa. Até hoje Tiradentes é mostrado nas escolas como um sujeito que realizou ações concretas. O que reitero, não passa de uma farsa. Ô Brasil.

      Excluir
  2. "Gente importante" = latifundiários escravocratas burros responsáveis pelo nosso atraso que fodem o Brasil até hoje

    ResponderExcluir