domingo, 5 de março de 2017

UM LIMITE ENTRE OS MEIOS


Existe uma cerca separando "Um Limite Entre Nós" de sua plena fruição pelo espectador. É o mesmo muro que divide o teatro do cinema: são meios diferentes, cada um com suas características, e nem sempre o que funciona bem de um lado faz o mesmo do outro. O que funciona aqui é o texto da peça de August Wilson, grande sucesso na Broadway (e jamais montada no Brasil, pois imagine se a nossa classe média branca vai assistir a um espetáculo sobre negros). Denzel Washington optou por manter o texto na íntegra, sem nenhum corte, e disso resultou o mais longo dos nove indicados ao Oscar de melhor filme deste ano. É interessante, mas também é meio chato. Ainda bem que os atores são todos excepcionais, e ninguém mais do que a divina Viola Davis - capaz de expelir ranho pelo nariz sob as ordens do diretor, na cena mais porrada do filme. "Um Limite Entre Nós" é obrigatório para quem aprecia a alta cultura e/ou quem quer saber mais sobre o cruel cotidiano dos negros na América do século 20 (se bem que o personagem principal transcende essa cerquinha e se torna um homem universal, complexo e completo). O resto do público vai preferir ver "Logan".

28 comentários:

  1. até pq logan é bem melhor

    ResponderExcluir
  2. Tony o papel da Viola é coadjuvante mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e não. Ela não é a protagonista da história - ele que é. Mas ela tem tanto ou mais tempo de tela que muitas atrizes que concorrem como principais. A inscrição como coadjuvante foi uma tática (bem-sucedida) para ela ganhar o Oscar.

      Excluir
    2. Tony, o Oscar de Melhor Ator/Atriz teria mais valor do que o Oscar de Melhor Ator/Atriz Coadjuvante? Ou essa divisão é uma simples caracterização burocrática, como você contou, para poder premiar dois atores/atrizes em vez de um/uma.

      Excluir
    3. E a Kate Winslet em "The Reader". Para mim ela faz papel secundário. Tony, o que você pensa da posição do papel da Kate em "The Reader"? Até na época, em 2009, houve divergências nas indicações da Kate nas premiações quanto se o papel era secundário ou principal. No BAFTA e no Oscar ela foi indicada como papel principal, já no Globo de Ouro e no SAG, como coadjuvante.

      Excluir
    4. Anônimo das 04:03, é inegável que o Oscar de ator/atriz principal tem muito mais peso que ator/atriz coadjuvante. A divisão é bem-vinda, no entanto papéis principais possuem mais força que coadjuvantes. Me refiro apenas a divisão burocrática.

      Excluir
    5. Kate Winslet era a protagonista de "The Reader", então tinha mesmo que ser indicada como atriz principal. Ali também entraram vários outros fatores: era sua sexta indicação, o filme era sobre o Holocausto, a produção era dos irmãos Weinstein... Pena que tudo isso acabou ofuscando uma outra performance dela no mesmo ano, muito mais sutil e amarga, em "Revolutionary Road".

      O Oscar de ator/atriz coadjuvante surgiu muitos anos depois do Oscar de melhor ator/atriz. Foi uma forma que a Academia encontrou para recompensar os chamados "character actors": os atores não-estrelas de cinema, geralmente vindos do teatro, que encarnavam papéis secundários com galhardia. Mas a divisão entre coadjuvantes e principais nunca foi clara: nos primeiros anos, houve um ator que foi indicado pelo mesmo papel nas duas categorias.

      O Oscar de melhor atriz é especialmente problemático. A Academia adora premiar jovens atrizes em ascensão: Natalie Portman, Jennifer Lawrence, Emma Stone... Viola Davis se inscreveu como coadjuvante este ano porque sabia que perderia o Oscar de atriz principal para a jovem Emma.

      Excluir
    6. Zeta-Jones ganhou de coadjuvante sendo a atriz principal de Chicago. Dev Patel foi indicado esse ano como coadjuvante e tb é o protagonista. Isso é bem corriqueiro por lá.

      Excluir
  3. Tony, o Logan é ótimo!! Sério!! Com direito a música do Johnny Cash no final.
    A atriz mirim é realmente uma revelação (Dafne Keen), e vai dar muito o que falar no futuro.

    ResponderExcluir
  4. "Então por que que uma peça desses foi montada nos EUA se lá imperou um cruel racismo e por aqui sempre houve uma democracia racial?"
    Pois é, por mais que horrenda, a situação dos negros americanos é melhor do que a dos brasileiros, que é igualmente horrenda. Enquanto por aqui negros não adentram teatro para assistir peças de pessoas negras, nos EUA, ainda bem, isso é corriqueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Draaama
      Negros vão sim a teatros, cinemas, ballet. Sua estória triste não bate com a realidade. Saia da frente do computador e vá viver. Você vai se surpreender.

      Excluir
    2. 17:52 Lá no US rs

      Excluir
    3. Anônimo das 17:52, vocês está bem? Espero que sim. O quantitativo de negros que vão ao teatro no Brasil é baixíssimo. Sinto-lhe informar. O país tem uma enorme população negra, mas ela quase não se assiste no entretenimento. O que é um horror e tanto. Lá nos EUA, isso já é diferente. Procura se informar melhor da próxima vez anônimo.

      Excluir
  5. O mio babbino caro
    Como é que você cutuca seu público, com vara assim tão curta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de não gostar de vc "babbino barato" vc está quase certo.
      Eu acho que ele quer provocar relações pra entender o que o público dele pensa de Logan.
      A propósito, antes eu pensava que o Tony se fazia de anônimo pra escrever como vc nos comentários e assim colocar pra fora seu lado chato e só mostrar pra nós o lado legal dele nos posts.
      Mas, depois se ver um erro de ortografia seu em um comentário, tive certeza que não é o Tony porque o português dele é impecável!

      Excluir
    2. "depois SE ver um erro de ortografia seu" O Tony é um profissional das letras "Eu sou apenas um..." Quanto ao fato de não gostar do Babbino... Por acaso o babbino sabe quem você é?
      Mas o fato de você pensar, "que o Tony se fazia de anônimo pra escrever como você nos comentários" me deixa lisonjeado.

      Excluir
  6. Essa sua última frase não tá meio capenga, não? Assistir Logan e tb assistir Fences é algo que não existe? Se a pessoa gosta de filme de herói não pode gostar de um filme verborrágico?

    ResponderExcluir
  7. Eu preferi Logan for sure. Mas sem dúvida verei Fences.. No meu notebook

    ResponderExcluir
  8. Logan é tããão triste...

    ResponderExcluir
  9. Será que não deveria ter ganhado como melhor filme?

    ResponderExcluir
  10. Essa mania do Tony achar que é velho por ter 50 anos me incomoda muito.
    Ele não quer ver Logan e filmes de super heróis porque acha que está velho pra isso!
    Um cara super jovem e bonito tentando parecer idoso chega a irritar. Para com isso rapaz, não leva a nada focar tentando envelhecer, olha sua volta e vê como vc está melhor que a maioria das pessoas na sua idade (inclusive alguns amigos seus famosos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é por causa da idade que eu não quero mais ver filme de super-herói. É por que não tenho mais saco para cenas de destruição de carros e cidades, nem para "histórias de origem", nem para os finais óbvios, em que o herói derrota o vilão no último momento.

      Vi filmes assim demais, desde o primeiro "Superman" em 1979. Antes disso, eu amava o seriado do Batman na TV. Vi todos os Homem-Aranha (menos o mais recente), todos os Homem de Ferro, todos os Super-Homem, todos os Batman (mas não o encontro dos dois, também ano passado). Já sei como são e como acaba. Talvez eu veja "Deadpool" no Now, muita gente falou bem. Mas pagar meu rico dinheirinho para ver "Logan", que eu tenho certeza que vai me enfastiar? Nananina.

      Excluir
    2. Não posso falar nada sobre Logan sem dar spoiler, a única coisa que posso dizer que assim como deadpool ele foge da receita de bolo dos filmes de super heróis, ele foge do óbvio.

      Excluir
  11. Eu chorei muito vendo Logan e quero muito ver a atriz mirim em vários outros filmes.
    Se tem uma coisa que Logan faz bem é revelar uma das melhores atrizes mirins dos últimos anos.

    ResponderExcluir
  12. vi todos, inclusive Logan, e Fences é um espetáculo de dois gdes atores. Concordo que ele é meio lento em determinados momentos, mas não comparado ao chatíssimo, insosso Manchester e o Oscar perdido dado a Casey Affleck...

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia temos os filmes de superheróis que tem a fórmula Marvel e são previsíveis.
    Mas existem vários filmes de heróis que fogem do tradicional, vc é um roteirista e um cara bonitão e aberto a novidades, alguns filmes recentes de superheróis merecem uma chance sua por inovar (ainda que um pouco o gênero).
    Batman vs Superman tentou inovar demais e foi massacrado pela crítica e o público (qndo saiu o blueray com a versão do diretor virão que se tratava de um filme melhor, porque na edição cagaram, me perdoe a expressão).
    Deadpool é um filme de humor que zomba do próprio gênero de filmes de super heróis.
    Logan é um roadmovie triste pra caramba com uma excelente trilha sonora e muitas cenas de violência.
    Dá uma chance pros novos filmes de heróis seu lindão!

    ResponderExcluir