quinta-feira, 2 de março de 2017

RECUSA NÃO É CENSURA

Muita gente acha que liberdade de expressão significa que qualquer um pode dizer o que quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar. Quem restringir este direito sagrado estaria praticando censura. Não é bem assim: a liberdade de expressão quer dizer apenas que ninguém pode ser processado por manifestar o que pensa, principalmente pelo governo. Pessoas físicas e entidades privadas podem muito bem se recusar a ouvir ou a dar a palavra a quem quer que seja. Meu blog, por exemplo, está longe de ser uma democracia: aqui mando eu, e não estou nem aí se alguém ficou magoadinho porque eu não aceitei um comentário mal-criado. Por isto, acho perfeitamente legítimo que o clube A Hebraica tenha desconvidado Jair Bolsonaro a fazer uma palestra depois que mais de três mil sócios se posicionaram contra (e outros mil, a favor). A Hebraica é um clube judaico e, se tem alguém que deveria estar vacinado contra a extrema-direita, é justamente o povo judeu (deveria, mas não está: a extrema-direita anda cada vez mais forte na política de Israel). Bolsonazi, como o próprio apelido diz, é um arauto da intolerância e da violência. É ainda mais rasteiro do que Trump, e nunca teve papas na língua para desancar mulheres, gays ou qualquer um que não concorde com ele. Sua reputação de honesto provavelmente não resistiria a uma investigação mais séria, e desconhecem-se suas ideias para a economia ou qualquer coisa que cheire a administração pública. Se A Hebraica de São Paulo prefere não lhe abrir palanque, está em seu pleno direito, e eu apoio totalmente (já A Hebraica carioca o convidou alegremente, desrespeitando a memória das vítimas do Holocausto). Por incrível que pareça, hoje eu estou mais para a opinião do Reinaldo Azevedo do que para o do Clóvis Rossi. Bolsonaro tem livre acesso às redes sociais e milhares de fanáticos, ou seja: não lhe falta espaço nem plateia para as merdas que espalha. Mas de merda se mantém distância, e serpente se mata no ovo.

32 comentários:

  1. Primeiro, Clóvis Rossi sequer é bom comentarista político. Segundo, certíssimo Tony. O discurso do tipo do Bolsonaro é uma ameaça à democracia. Afinal, ele promove a violência contra vários grupos da sociedade, de homossexuais a qualquer outra pessoa que ouse pensar diferente dele. Ele não tem argumento, tem grito, tem volume. Isso não é forma de se fazer política.

    Dar voz a Bolsonaro não é liberdade de expressão. É permitir que se faça a democracia de refém de reacionários violentos.

    ResponderExcluir
  2. O mio babbino caro
    "Que doce amargo cada vez que o vento traz" o Tony. E viva Ingmar Bergman!

    ResponderExcluir
  3. O Blog é seu, você escreve o quer pra quem vc quer.
    Porém não pode negar que como famoso e figura pública que é deveria se preocupar em agradar o público que mais gosta de você e pode te levar mais longe: os seus leitores teens.
    As bichas velhas pseudointelectuais só entram aqui pra tentar mostrar nos comentários que uma é mais culta que a outra e querem te fazer se sentir mais velho (volto a repetir, apesar de às vezes se sentir vc não é não).
    São seus leitores jovens é que te querem em todo tipo de mídia e sendo roteirista internacional de blockbuster e até te pegariam se vc fosse solteiro (e ativo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é esse cara que insiste que eu sou querido pelos teens? Isso é pegadinha?

      Excluir
    2. Sou um simples leitor seu.
      Gosto de games e história em quadrinhos e entretenimento... e foi meu gosto pelo por entretenimento que me vez conhecer sua coluna no F5 e depois seu blog.
      Mas para minha tristeza vc parece só se importar com leitores velhos... juro que quando vc começa a falar coisas de velho é mais legal entrar no jovem nerd, na ign e no omelete do que seu blog (mesmo gostando tanto de você).
      E eu não sou o único, perguntei outro dia numa roda de amigos e quase todos conheciam sua coluna na folha.
      Enfim, se não quer atrair teens fica falando de coisas cults e filmes que ninguém entende. Se falar de mídia, TV e entretenimento sempre vai ter leitores mais jovens.

      Excluir
    3. Olha, eu fico muito lisonjeado por ter um leitor tão jovem quanto você. Mas, veja bem, eu tenho 56 anos. Já era grande quando surgiram os primeiros games: eu sei jogar Pac Man e olhe lá. E assistia filme de super-herói até uns dois anos atrás, depois enjoei para sempre.

      Aqui no blog eu falo das coisas que me interessam para valer. Penso primeiro em mim, depois no leitor. No F5 é diferente: aquilo é uma empresa, precisa atrair leitores e cliques. Lá eu falo de música sertaneja, programas populares, até esportistas (e eu não sigo NENHUM esporte). São lugares diferentes.

      De qualquer modo, obrigado pela sua audiência que é sempre sinal de prestígio.

      Excluir
    4. Quem vai trocar a fraldinha da criança agora?

      Não é mais necessário, o tempo já passou.

      Excluir
    5. Convenhamos, este blog tem por característica um amplo espectro de temas - exceto esportes - ainda que se detenha nas coisas da cultura e da política.
      Aproveite, meu jovem, para estender seus horizontes curtindo ainda o bom humor e o charme de nosso blogueiro.

      Excluir
    6. Famoso kkkkkkk. Tem conta verificada? Faz presença vip?

      Excluir
  4. E por falar em judeus...
    Tony, você é circuncidado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, mas pq vc foi circuncidado?

      Excluir
    2. Na época em que eu nasci, todos os garotos de classe média para cima no Rio de Janeiro eram circuncidados. Por razões de higiene e para evitar a fimose. Depois essa moda meio que passou.

      Excluir
  5. Limpei o cache do meu safari e não aparece mais o aviso no seu blog. Que bom!
    Tony famoso? Amo a internet!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Nem tinha reparado. Tão acostumado já com o aviso que quando entrei nem me dei conta. Rs. O aviso de conteúdo adulto não aparece mais, e eu nem limpei meu histórico de navegação.

      Excluir
    2. "a liberdade de expressão quer dizer apenas que ninguém pode ser processado por manifestar o que pensa, principalmente pelo governo."
      Certo, mas quando alguém profere ódio quem foi vítima do preconceito proferido tem o direito de processar o propagador. Liberdade de expressão tem limite. E deve ser passível de punição em casos de ódio.

      Excluir
  6. E a Veja hein, depois de expulsar homofóbicos, hidrófobos, figuras abjetas da direita, a revista que os petistas tem ódio deu uma melhorada no perfil. Deixei de ler a Veja há uns anos, quando a revista deu uma guinada para o extremo da direita, mas sempre dava uma passada pelas página amarelas e algumas outras seções quando a via em algum local de espera. De todo modo, a Veja ficou mais lida com a saída dos vermes Constantino, Hasselmann, dentre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eles já executaram o trabalho sujo para o qual foram contratados.

      Excluir
  7. Israel é um pária internacional. Os próprios judeus estão ajudando a ratificar essa situação. Mas Israel ainda continua sendo o único país no Oriente Médio onde gays podem desfrutar de liberdade.

    ResponderExcluir
  8. Um dos grandes dilemas da democracia é exatamente a tolerância com os intolerantes. Mas, de uma forma geral, entende-se que se o que a pessoa prega levará precisamente ao fim ou ao menos ao enfraquecimento da democracia, sua "liberdade de expressão" deve ser limitada. Mas é claro que isso tem diferentes alcances. Enquanto na Alemanha, por motivos óbvios, defender o nazismo é totalmente proscrito, nos EUA há inclusive decisões da Suprema Corte autorizando manifestações nazistas em nome da livre expressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o leitor teen tenha lido e aproveitado esse comentário, pois a vida não é só Deadpools.

      Excluir
    2. E desde quando "teen" sabe ler? Quanto a mais escrever? Essa tonta "teen" que anda aparecendo por aqui é a defu :-Doida trolando com o Tony.

      Excluir
    3. Morri 02:48
      Leitor "teen" é ótimo

      Excluir
  9. Estava demorando pra vir o mimimi dos gays que não suportam a liberdade alheia. E dá-lhe cagação de regra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E estava demorando tb pras #meiatontas assim como vc, aparecer e deixar uma merda de comentário!!!

      Excluir
    2. Quem tá cagando aqui é vc. Pelo seu comentário fora de hora!

      Excluir
    3. vc fala tanto em cagacao que pelo jeito vc deve ter sido cagado e nao nascido!

      Excluir
    4. Anônimo 05:19, fazendo o que aqui? Bichas de direita aqui não são bem-vindas. Vaza reaça. Vá se tratar anon. Gay de direita é pessoa doente.

      Excluir
  10. Vivi pra ver isso!
    Alias tenho vivido pra ver cada coisa...

    ResponderExcluir