terça-feira, 7 de março de 2017

KATE BUSH SAI DA MOITA


O que falta para Kate Bush ser aclamada como um dos maiores nomes da música pop de todos os tempos, no nível de David Bowie? Falta ela se expor mais, claro. E lançar novidades mais amiúde. Depois de um início de carreira agitado, Ms. Bush começou a espaçar cada vez mais seus trabalhos. Chegou a ficar doze longos anos na moita. Aí resolveu trabalhar, mas nem tanto: de 2005 para cá, foram dois álbuns de inéditas, outro de regravações e 22 espetáculos em Londres, numa temporada de pouco mais de um mês em 2014. Apenas dois anos e pouco depois, Kate Bush se dignou a compartilhar com a humanidade a íntegra do setlist destes concertos históricos em... CD. Sim, "Before the Dawn" é um CD físico, triplo, com encarte e muitas fotos. Não tem em streaming, nhénhénhé. Tampouco em DVD: para quê imagens, não é mesmo? Foram apenas as únicas apresentações dela em 35 anos, e quem viu, viu - só os 75 mil sortidos que esgotaram os ingressos em 15 minutos, cinco meses antes. Nem no YouTube tem cenas piratas, tamanho o controle que Kate exerce sobre sua própria obra. Só o vídeo acima, que deve ter sido projetado durante o show. Eu estaria espumando de ódio, não fosse o CD sensacional. Com poucos hits (a clássica "Wuthering Heights" ficou de fora) e muito material de seus discos mais recentes, a artista tece uma tapeçaria sonora inacreditável. Uma viagem aural que se sustenta sozinha. Mas jamais vou perdoar Kate Bush se ela não liberar a gravação em HD (aposto que existe!) desse show épico nos próximos 50 anos.

9 comentários:

  1. Kate Bush tem uma história incrível, criança prodígio, aos 14,15 anos já tinha escrito umas 80 canções. Todos seus álbuns têm uma atmosfera única, inimitável. Primeira mulher do pop a ter um début com um álbum inteiramente de sua autoria. Gosto do seu bom gosto, Tony!

    ResponderExcluir
  2. Ela é muito boa mas vc viajou no "nível David Bowie". Para tal, será preciso se tornar um ícone, ser um divisor de águas na cultura ocidental, fazer músicas inesquecíveis e ter uma imagem inesquecível.
    Ela ainda vai ter que ralar muito pra isso e provavelmente não vai conseguir pq Bowie inventou o novo e ela só tá repetindo o que foi feito. Next please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bowie esteve 47 anos na ativa. Kate ficou na ativa uns 15 anos, depois ficou mais 13 parada e voltou há 12 anos com os espaçados lançamentos que o Tony citou. Se Kate tivesse sido tão prolífica quanto o Bowie, certamente seria comparada a ele sim.

      Excluir
  3. Eu não acompamho a maioria dos cantores que você comenta e fico perdido nos seus posts sobre música.
    Só entro no seu blog mesmo pra ver suas postagens de política e cinema.
    Ah também gosto muito das postagens de militância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é justamente para pessoas como você que eu faço esses posts de música. Experimente Kate Bush: ela já era louca e moderna muito antes da Björk. Seus discos são densos, seu vocal é incomparável. Quem gosta de pop não-descartável vai se encantar com ela.

      Excluir
  4. Tem o álbum dela bo Spotify, mas tem que desembolsar uma doletas e adquiri-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa na Apple, que é a que eu uso: tem para vender na iTunes Store, mas não para fazer streaming no Apple Music.

      Mas eu consegui o CD físico, mwahahaha

      Excluir
  5. Nossa não conhecia e to amando!!! Muito obrigado pela dica Tony😍

    ResponderExcluir
  6. This woman's work é uma das coisas mais sensíveis e tocantes que já vi um artista expressar. Difícil parar de ouvi-la quando começa a tocar. Especial mesmo.

    ResponderExcluir