terça-feira, 7 de março de 2017

JE SUIS MACRON

A eleição presidencial francesa embolou de tal maneira que se tornou o que os americanos chamam de "no brainer": não há o que discutir, tem que se votar em Emmanuel Macron. O candidato do centro é o único nome palatável para assumir o comando da segunda maior economia da Europa. Marine Le Pen muito tem se esforçado para dar um verniz em seu ideário fascista, mas sua proposta de tirar a França da União Europeia é exatamente o sonho dos russos. François Fillon, da direita moderada, não só é contra a adoção de crianças por casais gays como também é um parasita, que deu cargos públicos à mulher e ao filho  onde eles não precisavam fazer nada. E Benoît Hamon, que bateu o primeiro-ministro Manuel Valls nas primárias do partido socialista, periga chegar num desonroso quarto lugar. Sobra o jovem Macron (40 anos), que foi ministro de François Hollande e encarna a renovação responsável do cenário político francês. Além do mais, ele competirá com Justin Trudeau pelo título de líder mundial mais gateeenho. Por isto que agora eu sou Macron desde pequeno.

24 comentários:

  1. (não precisa publicar) Desculpe a petulância, mas "no brainer" é algo óbvio, que não precisa pensar de tão fácil que é de resolver. O caso que você ilustra é o oposto disso.

    Aproveitando: seu blog poderia fazer uma publicação sobree a travesti cearense que foi linchada e teve o vídeo publicado (não tive coragem de assistir). Daí no meio dos comentários (da exame) um cara diz "tinha que pegar uns 100 travestis e fazer o mesmo". Até o momento, tem 26 curtidas. E viva a liberdade de expressão. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, anônimo eu usei "no brainer" exatamente neste sentido que você descreve: é óbvio que os franceses precisam votar em Macron, dada a ruindade da concorrência.

      Eu ainda não vi o tal do vídeo. Não tive coragem.

      Excluir
    2. Tem tanto "no brainer" por aí que não se realiza...

      Excluir
    3. Hillary era uma no brainer... e deu no que deu.

      Excluir
  2. Sem contar contar que com os boatos de casamento de fachada mais o suposto caso com o presidente da Radio France existe possibilidade do primeiro-casal-que-poderia-ser-mas-nunca mais gatissimo desde o big bang.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem boato gay com o Justin Trudeau?!!!!
      Link pelo amor

      Excluir
    2. Não, os boatos são sobre o Macron. Mas parece que não procedem: foram espalhados pelos russos, que estão querendo influenciar mais uma eleição no Ocidente. O que é fato é que o Macron é casado com uma mulher mais velha, que foi sua professora.

      Excluir
    3. Professora da escola mesmo, quando ele tinha 15 anos e ela já era mãe de três filhos. É 20 [ou 22] anos mais velha, bem feinha e sem graça, mas parece bem simpática. E é muito rica de família chocolatier. Se fosse novela da Globo, a galera lulista ia cair de pau dizendo que ali tudo é alienação.

      Excluir
    4. Rsrsrs, anônimo das 05:02, que sacada hein? Bem isso mesmo. Boato espelhado pelos russos que estão com um plano e tanto: desestabilizar as mais sólidas democracias do Ocidente.

      Excluir
    5. Primeiramente: porra Tony, PIOR foto possivel do Macron. Ele fica melhor com cara de sério. Par contre, ao vivo ele é da linha "presidentes franceses minusculos" tipo Sarko.

      "Segundamente": esse presidente da Radio France, gato pra caraille, mas bem insaninho. Ele ficou famoso aqui por ter feito uma reforma de 100 mil euros no escritorio dele assim que assumiu o posto. Numa empresa publica precisando fazer cortes e demitir pessoal. Na França. Tomou bonito.

      "Terceiramente": o que esta acontecendo é um ajuste de contas do Sarko com o Fillon. Sinceramente, eu tenho um amigo estudioso politico que tem uma teoria que seria mais interessante ter o FN no poder agora (sem nenhum apoio legislativo) do que correr o risco de ter o FN nas proximas eleiçoes vindo com o executivo e o legislativo.

      Enfin. :(

      Excluir
  3. Não mesmo! Trudeau Quebecois é muuuito mais bonito que esse frança aí.

    Já viu as fotos dele novinho? Jesus amado, que homem! Uma pena que ele só se destaca pela beleza, e na política viva de fazer promessas vazias (vide não-legalização da maconha e a não-reforma eleitoral).

    https://www.buzzfeed.com/samstryker/young-justin-trudeau

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    Depois deste post, já transferi meu título para lá rs

    ResponderExcluir
  5. As russas juntamente com os demônios da direita americana estão firmes empenhados na destruição das democracias. Temos que tomar muito cuidado!

    ResponderExcluir
  6. Q horroroso esse Macron...

    ResponderExcluir
  7. Chamam esse Fillon de centro-direita. Sério? O cara é um reacionário, só que na versão fala mansa. Tem os mesmos ideais que Le Pen sobre os muçulmanos/imigrantes. Então como ele pode ser de centro? Cada uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O programa politico do Fillon et da Marine Le Pen sao bem parecidos com relaçao aos muçulmanos/imigrantes, mas as declaraçoes pessoais dos dois diferem de anos-luz. Mas dado a ancragem do FN, os Les Republicains se transformaram em centro-direita. :/

      Excluir
    2. Fernando, mas está lá no programa. São parecidíssimos no tema dos imigrantes/muçulmanos. Agora, pelo discurso, como disse Fillon tem fala mansa, acaba-se achando o Les Republicains de centro. Mas o partido abriga quadros bem reacionários. Enfim, dá uma boa discussão essa análise.

      Excluir
    3. Lembrar que Marine nos últimos anos tratou de dar uma limpada, vamos assim chamar, na FN.

      Excluir
    4. O proprio Les Republicains tem varias fraturas, nao acha? Dentro dele tem todo o espectro que vai de gente tipo o Juppé ou Kosciusko-Morizet passando pelo Fillon e indo até os absurdos do Wauquiez (o que tem de lindo tem de babaca) e Copé (do pain au chocolat de 10 a 15 centavos). Os partidos aqui na França costumam abrigar essas posiçoes divergentes. O que é inegavel é que desde Sarkozy, o UMP/Les Republicains deu uma guinada sério pra direita.

      E FN, nao vale a pena nem discutir. Hoje em dia quando eu recebo um folheto deles eu nego dizendo bem claro que sou migrante e gay.

      Excluir
    5. Você já vota na França, Fernando?

      Excluir
    6. Nao, aqui na França é preciso ter a nacionalidade para votar. O meu processo de naturalizaçao começa somente em Setembro. :(

      Como eu digo por aqui, é uma merda: tao discutindo coisas que vao impactar diretamente no meu futuro, mas eu nao posso participar da discussao porque nao fui convidado. :D

      Excluir
    7. Pessoas acham que casar com frances significa virar francês. KKKKKKKKKK

      Excluir
  8. Ah não, irmãs. Por favor. o Macron é bonito, sim. Talvez essa foto não esteja muito boa (o ângulo e etcetera). Mas o cara é bonito, sim. Tenho certeza que Tony colocou essa foto (não muito boa) do Macron a mando dos russos para desestabilizar a beleza de Emmanuel. Shame, Tony, shame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que porra é essa. Concurso de beleza ou eleição à Presidência.

      Excluir