sábado, 11 de março de 2017

FORA KIRKMAN


É impressionante a timidez da nossa teledramaturgia em transformar a presidência da república um assunto. Lembro da minissérie "O Brado Retumbante", na Globo, e do quê mais? Enquanto isso, nos Estados Unidos, são pelo menos três as séries de TV atuais que têm um presidente como protagonista: "Veep", "House of Cards" e "Designated Survivor". Esta última já tem metade de sua primeira temporada disponível na Netflix e é a única que vem da TV aberta. Isto transparece no ritmo mais rápido e nos ganchos que encerram os blocos. Também não há espaço sobre elucubrações sobre o poder, pois a qualquer momento tudo pode ir pelos ares. Kiefer Sutherland faz Tom Kirkman, um ministro apagado que é o único remanescente do governo depois que um sentado no Capitólio mata quase todo o Executivo e o Legislativo federais. Instado pela Constituição a assumir a Casa Branca, ele aos poucos descobre que a conspiração que matou seu antecessor é de gente próxima, não de terroristas islâmicos. "Designated Survivor" saciou minha fome por drama político enquanto Frank Underwood não volta: a quinta temporada de "House of Cards" teve que ser rescrita, depois que a eleição de Trump lhe ultrapassou em absurdo. Só estreia em maio. E por aqui, quando faremos algo no gênero?

"Designated Survivor" ainda tem um plus a mais nos atores Maggie Q e Adan Canto. Ela é havaiana, de mãe vietnamita e pai irlandês. Ele é mexicano (fez novelas na Televisa), mas fala um inglês impecável. Eu me entregaria a qualquer um dos dois fácil, fácil. Lidem com isto.

7 comentários:

  1. Minha vibe não é a música, mas ADORO suas dicas sobre filmes , séries e afins. Sempre certeiras para o meu gosto.Bjs, sem nudes...rsrs

    ResponderExcluir
  2. O mio babbino caro
    "É impressionante a timidez da nossa teledramaturgia..." É essa nossa "timidez" que afeta todos os campos da vida nacional, na realidade não temos coragem de encarar nada, isso é uma constatação.

    ResponderExcluir
  3. Queria Kiefer Sutherland em 24 horas... Buáááá

    ResponderExcluir
  4. Teve a minisérie JK... que foi baseada em fatos reais obv. Mas acho que isso prova um pouco que a questão da presidência e do poder no BR é muito tabu para ser tratada em série de televisão. Até quando fizeram isso, ou foi há muito tempo ou foi sobre o presidente mais mítico e idealizado que tivemos.

    De qualquer forma, acho que nunca teriam coragem de fazer algo tão ousado quanto HoC, Veep ou essa série que vc está recomendando. Sobre a presidência brasileira? Acho improvável demais.

    ResponderExcluir
  5. Estou acompanhando pela Netflix, também gostei. Já House of Cards, não posso comentar, esta a anos na minha lista, mas até agora nada!
    Abraço, fique em paz.

    ResponderExcluir
  6. E algum anunciante iria querer sua imagem vinculada a critica política no Brasil? Custo a crer.

    ResponderExcluir
  7. Para os gays republicanos, lembrando que a plataforma republicana da eleição de 2016 foi extremamente anti-LGBT:
    http://abcnews.go.com/US/gay-conversion-therapy-advocates-heartened-pence-republican-electoral/story?id=45940488
    E uma para se comemorar:
    https://www.splcenter.org/hatewatch/2017/03/10/joseph-nicolosi-father-ex-gay-therapy-dies-flu-complications

    ResponderExcluir