terça-feira, 21 de março de 2017

FAXINA ÉTNICA


Muita gente acha que "Moonlight" só levou o Oscar porque o protagonista é pobre, negro e gay. Não vou negar as qualidades do filme, mas o momento político - ressaca do #OscarSoWhite + governo Trump - obviamente ajudou. Mais intrigante para mim é a vitória de "Fatima" no César do ano passado. Talvez porque não houvesse um favorito, e premiar a história da faxineira argelina que mal fala francês serviu para aliviar a culpa coletiva. Mas "história" é bondade minha: acontece muita pouca coisa ao longo de enxutos 80 minutos, e o final abrupto me deu a sensação de ter visto uma obra inacabada. Não recomendo.

13 comentários:

  1. Esse filme... Moonlight como você falou tem suas qualidades. Mas Fatima... Tem não. Passem longe mesmo. E a atriz que faz Fatima ainda foi premiada, gente, como assim? Ah, passemos adiante.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, quando uma minoria conquista algo é porque foi por meio de cota, de momento político ou sei lá o que. Agora, já quando é um branco que conquista algo pelo momento político, pelo contexto, é porque foi merecido mesmo. Imagina se foi por cota, "foi por puro mérito... afinal era branco". O contexto, o momento, só são apontados quando se trata de uma minoria. Só para ficar na temática gay de "Moonlight", "Brokeback Mountain" perdeu o Oscar de Melhor Filme porque era uma história gay. Se substituíssem Ennis del Mar e Jack Twist por um homem e uma mulher a história de "Brokeback" teria levado Oscar, seria assim: que lindo, tanto sofrimento desse casal hétero, esse filme merece ser premiado. Sobre o real motivo da perda de "Brokeback" para "Crash" praticamente ninguém fala. E "Crash" ganhou o Oscar em 2006 pelo momento, pelo contexto da época. Fica aqui meu comentário Tony. Quem sabe você não me rebate por "eu estar sendo politicamente correto". Afinal só os politicamente corretos são responsáveis pelo avanço atual do extremismo no mundo. Pessoas como Silas Malafaia por exemplo nada tem a ver com o avanço do extremismo. Só os politicamente corretos têm culpa no cartório. Interessante Tony, Rodrigo Constantino também pensa assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu "Fátima"? Vai ver e depois vem comentar.

      O filme é chato. Por isto que estranhei ter sido premiado.

      Excluir
    2. O que incomoda é essa eterna relativização. Denzel Washington não ser premiado ok né.

      Excluir
    3. Mais relativização que o seu comentário, impossível.Tão fundamentado quanto um intelectual de botequim

      Excluir
    4. Qual o problema. Ou intelectual tem que ser do lar KKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Após os ataques em Paris, filmes como este sempre ajuda a acalmar a atmosfera.

    ResponderExcluir
  4. O melhor do filme é sua visão feminina do problema de integração e vemos três pontos de vista diferentes: a mãe que trabalha e não fala bem francês ,a estudante de medicina promissora (graças à colaboração e esforço econômico sua mãe) e o da aluna rebelde que vê a situação quase injusta em que vive a sua mãe .

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curioso, quero assistir Fátima.

    ResponderExcluir
  6. Melhor ir em Fátima, Portugal, pro centenário da aparição da Virgem Maria.

    ResponderExcluir
  7. Me desculpe Tony mas esse filme é fantastico!!! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nome do Tony, tá desculpado.

      Pode apreciar o filme, a música, o livro que quiser sem culpa, ok?

      Excluir