domingo, 26 de março de 2017

DRIVE BOY DOG BOY


Fui rever "Trainspotting" para me preparar para a continuação. Tenho o DVD há anos, mas só tinha visto quando passou no cinema, em 1996. E tive uma grata surpresa: o filme não envelheceu um segundo, continua vibrante e vital. É mais engraçado do que eu lembrava, com tiradas de humor negro e escatológico, mas também super trágico (claro que do bebê eu me lembrava bem). Já "T2 Trainspotting" é bom, mas podia ser mais curto e mais coeso. Nenhum dos dois longas tem exatamente uma história: são quase que coleções de esquetes sobre uma turma de amigos mucho locos. Nesta segunda parte, um deles - o violentíssimo Franco, feito pelo ótimo Robert Carlyle - agora trocou de lado, exercendo com garbo o papel de vilão. Os outros continuam mais ou menos como eram, apesar da heroína não ter mais o protagonismo na vida deles que tinha antes (mas ela ainda está lá - ô se tá). Há muitos momentos engraçados, mas paira uma melancolia no ar. Porque "T2" não deixa de ser um tratado sobre a passagem do tempo e o fim da juventude. A vida passou rápido para os drogadictos de Edinburgh: oportunidades se perderam, sonhos desmoronaram, looks se foram. Mas continua o desejo pela vida e a paixão pela música. Quando entra uma nova versão de "Born Slippy", então, tive que me conter para não sair gritando mega mega white thing lager lager lager.

7 comentários:

  1. AMO / SOU Trainspotting.
    Me lembro do impacto de vê-lo no cinema, em 96, ainda estava na faculdade e ficamos todos alucinados pelo filme. Tudo era muito novo, diferente, criativo, tudo se encaixou muito bem, os atores, a trilha sonora sensacional, a virada que estava acontecendo naquela época, em termos musicais, a música eletrônica tomando cada vez mais espaço.
    Como algumas pessoas ainda estavam ancoradas nos anos 80 enquanto os 90 já estavam pela metade, e não queriam aceitar as mudanças. Foi um timing perfeito, por isso fiquei com muito medo quando anunciaram a continuação (mesmo medo que eu tenho pelo Blade Runner 2049).
    Mas quero ver antes de tirar alguma conclusão...

    ResponderExcluir
  2. "a música eletrônica tomando cada vez mais espaço".... em 1996? kkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Tadinho... ele acha que música eletrônica é coisa recente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filha, claro que a música eletrônica existe desde muito tempo. Até o teremin é considerado música eletrônica, bebê.

      Só que o domínio dela nas pistas de dança, nas raves, só aconteceu mesmo a partir do início dos anos 90.
      Até então (e eu vivi bem esta época), havia muito pop eletrônico, que dividia as pistas com o pop convencional. Mas era formato pop, afinal de contas.

      O eletrônico pesado mesmo, como essa música tema do Underworld e outras que vieram depois, só conquistaram a hegemonia das pistas depois. Hoje em dia praticamente não se escuta pop/rock em nenhuma grande discoteca.

      Excluir
  4. Gente, to velho mesmo... Ainda me lembro de me sacudir ao som de Born Slippy... De ter visto Trainspotting no cinema!

    ResponderExcluir