quarta-feira, 15 de março de 2017

CÉÉÉREBRO

Li dois livros do Reza Aslan e me tornei fã do cara. O primeiro, "No god but God", é uma breve história do islamismo. O autor, nascido no Irã mas radicado desde pequeno nos Estados, se converteu depois de adulto à fé de seus antepassados, e se tornou um dos maiores estudiosos de religião do mundo. Isso o credenciou a escrever "Zelota", o outro de seus livros que eu li - uma biografia de Jesus Cristo que causou furor na direita americana por ter sido cometida por um muçulmano. Hoje Aslan é quase um popstar, com uma badalada conta no Twitter e um programa na CNN chamado "Believers". Que já provocou celeuma com seu primeiro episódio: Aslan foi visitar na Índia uma seita marginal do hinduísmo, os aghori, que, entre outras coisas, comem carne humana. Calma lá, eles não cozinham ninguém em caldeirões: apenas consomem os cadáveres de quem teve morte natural. O apresentador compartilhou dessa prática milenar e degustou um cérebro humano bem torradinho em frente as câmeras. Foi o que bastou para  a direita acusar a CNN, "inimiga" de Trump, de apelar para o sensacionalismo mais barato, e para a esquerda acusar Aslan de incentivar o racismo contra os hindus. Acontece que ele não inventou nada: os aghori estão lá, e por que um repórter deveria ocultar sua existência? Além do mais, o hinduísmo não é exatamente uma religião super bacana, com seu rígido sistema de castas. Mas como lidar com isto, num tempo em que o preconceito vem à tona e os nervos estão à flor da pele?

8 comentários:

  1. Antropofagia era bem comum entre as tribos sul-americanas. Ninguem era morto para ser comido, mas sim mortos e comidos como troféu nas guerras entre si. A colonização europeia e, principalmente, a Igreja que se horrorizaram com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a igreja na verdade sempre teve predileção por carne infantil.

      Excluir
  2. Dizem que o mundo está polarizado entre direita e esquerda, mas na verdade está polarizado entre os sanos e os insanos. Isso que vc fala do programa do Aslan é um bom exemplo. Tanto a esquerda quanto a direita processam informações de forma enviesada de acordo com suas crenças tribais. Não existe mais racionalidade entre muitos ideólogos em ambos os lados.

    Nos EUA, a Alt-Right fala de fechar todas as fronteiras e prega (sutilmente) a supremacia branca. A Ctrl-Left fala de apropriação cultural como crime contra a humanidade.

    No Brasil, a direita marcha contra a corrupção com o MBL e espalha desinformação sobre direitos humanos, falando mentiras sobre "bolsa-presidiário". Já a esquerda brasileira também ecoa essa estupidez da apropriação cultural, e taxa de 'direitista' qualquer pessoa que sequer ouse tentar dialogar com a direita. E isolados, vão ficar cada vez mais insanos.

    A polarização política é um vício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas anon 05:55, amei seu comentário!
      Nick

      Excluir
    2. Os evanjas saberiam bem lidar com isso.

      Excluir
  3. tonyah carrero going pop going SKAT

    ResponderExcluir
  4. Tony. Vc chegou a ver a minissérie "when we rise"?É muito interessante a apresentação da luta dos direitos lgbt e como graças a luta conseguimos avançar em direitos.

    ResponderExcluir
  5. O mio babbino caro
    Tomai, comei; isto é o meu corpo.
    Mateus 26:26

    ResponderExcluir