quarta-feira, 8 de março de 2017

افعل ذلك


Justo no Dia Internacional da Mulher, a Nike anuncia o lançamento de um véu desenhado especialmente para as atletas muçulmanas. Em outros tempos eu veria o Nike Pro Hijab como uma concessão absurda ao fundamentalismo religioso. Hoje estou um teco mais esclarecido, e entendo que ele é um avanço feminista. Não há lei alguma que obrigue uma atleta a ser sensual na pista ou na quadra, e as esportistas islâmicas já são uma afronta e tanto aos radicais que as preferem trancadas em casa. A Nike tanto sabe disso que também está veiculando o comercial acima, com quatro atletas árabes consagradas. Mais poder para elas - como, aliás, fez a torcida brasileira com as egípcias do vôlei de praia nas Olimpíadas do Rio.

(olha que fofo: o título deste post é "just do it" em árabe)

11 comentários:

  1. Tony, estive no Egito há pouco tempo e duas de minhas guias eram mulheres, egiptologistas que usavam o lenço. Conversamos bastante sobre esta questão, inclusive da questão de se sentir menos bonita por cobrir o cabelo e o pescoço. Ambas eram bastante esclarecidas e se divertiram com essa percepção ocidental do lenço. Há uma questão religiosa, claro que há mas não vejo ninguém achando opressora as perucas da judias, mas acima de tudo elas falam que quando o usar o lenço é um sinal de feminilidade e que a mulher se sente adulta. Elas acham que ficam inclusive muito mais bonitas de lenço que sem. Sinceramente eu vejo isso como uma questão cultural, mudei de opinião também a respeito. E para finalizar, ambas escolheram colocar o lenço por decisão própria e sem qualquer pressão de marido ou família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misturar a religião que menos respeita a mulher com a da mulher judia é triste
      "Sura 4.34 (um capítulo do Alcorão) declara: "Os homens têm autoridade sobre as mulheres porque Alá fez um superior à outra". Na página 36 deste livro, A Mulher e o Islamismo, Ahmed Zaki Tuffaha escreveu: "Deus estabeleceu a superioridade do homem sobre a mulher pelo verso acima (Sura 4.34), o que não permite a igualdade entre o homem e a mulher. Porque aqui o homem está sobre a mulher devido à sua superioridade intelectual. .

      Excluir
    2. Anônimo das 14:08, você perdeu o foco da questão: o anônimo das 11:37 não comparou a "religião que menos respeita a mulher com a da mulher judia". Ele disse que é uma questão cultural e não religiosa, como o Tony também deixa claro: pra ocidentais maquiagem e batom as deixam femininas e bonitas, para elas é o lenço que cumpre esse papel. E se você ler a bíblia ou o Tora vai encontrar passagens semelhantes com a que postou do Alcorão.
      Nick

      Excluir
  2. MULHER AINDA SOFRE PRA CARALHO , NO MUNDO MULÇUMANO É O VÉU E OUTRAS BARBARIDADES E NO MUNDO OCIDENTAL TEM QUE SER MAGRA OU TEM QUE TEM QUE TER BUNDÃO, TEM QUE ARRANCAR OS CABELOS DO SUBACO DAS PERNAS DA ZONA PUBIANA DAS SOBRANCELHAS, COLOCAR BOTOX, CIRURGIA PLÁSTICA, SILICONE NA BUNDA NOS SEIOS ETC PARA SER ACEITA NA SOCIEDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, primeiro que usar caps lock não te faz mais esclarecida.

      Segundo que usar o lenço não é obrigação em muitos países de maioria muçulmana. É o que as mulheres preferem. Afinal, a mulher não tem o direito de se vestir como quiser? Isso inclui o véu.

      Excluir
  3. Uma pesquisa anual do Fórum Econômico Mundial aponta que seriam necessários 95 anos para que mulheres e homens atingissem situação de plena igualdade no Brasil.O país ocupa a 79ª posição no ranking global de 2016 da organização sobre o tema. As brasileiras têm um desempenho melhor que os brasileiros nos indicadores de saúde e educação, mas ainda enfrentam acentuada discrepância em representatividade política e paridade econômica, destaca o relatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui no Brasil as mulheres ganham menos e trabalham mais . Além de trabalhar fora têm que fazer tudo em casa enquanto os marmanjos se senta confortável a ver a tv

      Excluir
  4. Aqui no Brasil com o crescimento dos evangélicos a tendência é piorar a questão da mulher . Para os evangélicos a mulher tem que casar virgem e esta um passo ou dois passos atrás do homem

    ResponderExcluir
  5. Toda a religião tem seus dogmas que devem ser respeitados senão ela passaria a ser outra coisa que não religião ou outra religião.
    O ponto de conflito é até que ponto esses dogmas devem ser respeitados em função da liberdade da mulher.
    Assim como, não acho que as religiões cristãs devam aceitar comportamentos homossexuais pq assim queremos. O ponto a ser discutido é o limite que essas religiões devam ter em determinar como deve agir o homossexual.
    Daí entra o estado laico que, no caso do oriente médio, é o problema. Pq ele é fundamentalista islâmico.
    O que não dá é querer mudar a religião e a fé das pessoas. Assim como não dá religiosos tentarem intervir no comportamento de mulheres e gays que não são adeptos de religiões.

    ResponderExcluir
  6. O véu ou um lenço eu até consigo entender como as mulheres podem ver como algo que as deixa mais bonitas.
    Já a burca eu acho absurdo. Já vi uma família com a mulher de burca e a filha pequena sem. Imagina o trauma que deve ser quando a menina atinge a idade em que tem que se esconder do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Da minha parte, prefiro uma vida bem longe dessa gente.muçulmana. Vcs aqui vivem gritando fora fulano, fora o evanja, viva o barbudo etc, e se calam diante as barbaridades dos muçulmanos, é muita hipocrisia pra se engolir vinda de vcs. Nojo.

    ResponderExcluir