domingo, 26 de fevereiro de 2017

"LA LA" LÁ

Não perco uma entrega de Oscar desde 1976: a de hoje é, portanto, minha 41a. cerimônia. E estou mais animado do que em muito tempo, porque acho que vem novidade por aí. Se levarmos em conta que o anúncio das indicações, há um mês, quebrou o padrão vigente e adotou um formato muito mais arejado, pode ser que a maior noite de Hollywood também passe por um facelift. O apresentador Jimmy Kimmel não é muito conhecido por aqui, mas pelo menos não é seu xará Jimmy Fallon - que teve uma performance desastrosa nos Globos de Ouro e está se tornando uma espécie de bobo da corte do governo Trump. Mas vamos ao que interessa: quem vai ganhar o Oscar, e quem deveria?

MELHOR FILME
Vai ganhar: "La La Land".
Mas eu daria para... : "La La Land". Vi oito dos filmes indicados (só falta "Fences") e são todos bons. Mas esse musical é o mais ousado de todos, o mais ambicioso artisticamente e também o mais divertido. "La La" chegou lá.

MELHOR DIRETOR
Vai ganhar: Damien Chazelle.
Mas eu daria para... : Damien Chazelle, pelas mesmas razões que fazem de "La La Land" o melhor filme. E pensar que esse moleque tem só 32 anos. Que ódio.

MELHOR ATOR
Vai ganhar: Denzel Washington, que assim se tornará o primeiro ator negro com três Oscars - uma isca irresistível para este ano para lá de politizado.
Mas eu daria para... : Casey Affleck, que era o favorito até outro dia. Seu trabalho sutil em "Manchester à Beira-Mar" parece fácil para quem não é do ramo, mas na verdade é um tour de force. Pena que o cara seja um babaca na vida real, acumulando acusações de assédio e nunca penteando direito aquele cabelo.

MELHOR ATRIZ
Vai ganhar: Emma Stone, que cumpre todos os requisitos que a Academia gosta de premiar. É a nova namoradinha da América.
Mas eu daria para... : Isabelle Huppert, que está correndo por fora e periga atropelar as colegas no photo finish. Anteontem ela ganhou o César; ontem, o Independent Spirit. Será hoje o dia de sua consagração definitiva?

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Vai ganhar: Mahershala Ali ou, quiçá, Dev Patel. O ator de "Moonlight" não se mostrou imbatível nos prêmios preliminares, e Patel ganhou o BAFTA há duas semanas. Além disso, seu filme "Lion" é produzido pelos irmãos Weinstein, que sabem fazer campanha pelo Oscar melhor do que ninguém.
Mas eu daria para... : Não estou torcendo muito por ninguém e qualquer resultado me faria feliz. Se fosse para votar, hmm, talvez em Michael Shannon?

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Vai ganhar: Viola Davis.
Mas eu daria para... : Viola Davis. Nem vi "Fences", mas não há o que discutir.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Vai ganhar: Embolou. Parecia estar no papo do alemão "Toni Erdmann", mas as escrotices do governo Trump deram alento ao iraniano "O Apartamento".
Mas eu daria para... : "Elle", que não ficou nem entre os nove semifinalistas.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Vai ganhar: "Manchester à Beira-Mar" (talvez seja o único prêmio do filme).
Mas eu daria para... : "Manchester", mesmo. Apesar de "La La Land" ter um desfecho muito bem resolvido, o roteiro não é sua qualidade mais proeminente.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Vai ganhar: "Moonlight" - que, no entanto, foi considerado um roteiro original pelo Sindicato dos Roteiristas, porque a peça onde foi baseado é inédita.
Mas eu daria para... : "A Chegada". Li o ótimo conto original ("The Story of Your Life", de Ted Chiang), e sua transformação em filme é de fato impressionante.

MELHOR FOTOGRAFIA
Vai ganhar: "Lion", que venceu o prêmio do Sindicato dos Cinematógrafos.
Mas eu daria para... :"La La Land", que tem uma paleta de cores marcante.

MELHOR MONTAGEM
Vai ganhar: "La La Land". Quem ganha melhor filme também costuma levar este.
Mas eu daria para... : "La La Land", que não tem costuras aparentes.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Vai ganhar: "La La Land". O filme tem um look!
Mas eu daria para... : Ditto.

MELHOR FIGURINO
Vai ganhar: "Jackie"
Mas eu daria para... : "Jackie" mesmo, mas "La La Land" - com modelitos comprados prontos, não desenhados especialmente - tem um look, como disse.

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
Vai ganhar: Impossível saber. Chuto no sueco "Um Homem Chamado Ove": é um filme "de prestígio", e artistas estrangeiros já levaram esse prêmio antes.
Mas eu daria para... : Não vi nenhum dos três indicados!!!

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Vai ganhar: "Até o Último Homem". Filmes de ação costumam ganhar aqui.
Mas eu daria para... : "La La Land", tão injustiçado, tadinho.

MELHOR MIXAGEM DE SOM
Vai ganhar: "La La Land". Musicais costumam ganhar aqui.
Mas eu daria para... : Adivinha.

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Vai ganhar: "Mogli, o Menino-Lobo", onde só protagonista é de verdade. Todo o resto - selva, bichos, etc. - é computação. Talvez devesse concorrer como desenho animado.
Mas eu daria para: "Mogli", que é um avanço tecnológico considerável.

MELHOR TRILHA SONORA
Vai ganhar: "La La Land", que é inteirinha assobiável.
Mas eu daria para... : Adivinha (2)

MELHOR CANÇÃO
Vai ganhar: "City of Stars", um futuro standard.
Mas eu daria para... : Adivinha (3)

MELHOR ANIMAÇÃO DE LONGA-METRAGEM
Vai ganhar: "Zootopia", que combina uma bilheteria astronômica com uma mensagem de inclusão. Ah, e é americano: só uma vez este Oscar foi para uma produção estrangeira, apesar delas serem indicadas todo ano.
Mas eu daria para...: ...uma produção estrangeira, o suíço "Minha Vida de Abobrinha". Fofinho, emocionante e curto - apenas 66 minutos!

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE LONGA-METRAGEM
Vai ganhar: "O.J.: Made in America". Põe longa nisso: mais de sete horas de duração. Na verdade, trata-se de uma minissérie da ESPN que foi exibida durante uma semana num cinema em Los Angeles só para se qualificar para o Oscar. Os produtores de um filme sobre um bandido não deveriam roubar no jogo.
Mas eu daria para... : Não sei. Só vi dois dessa categoria, "13th" e "Fogo no Mar". Estão falando muito bem de "Eu Não Sou Seu Negro".

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM
Vai ganhar: "The White Helmets" ou "Joe's Violin".
Mas eu daria para... :  Não sei. Vi quatro dos cinco indicados, não me apaixonei por nenhum.

MELHOR CURTA-METRAGEM
 Vai ganhar: O espanhol "Timecode".
 Mas eu daria para... : Não vi nenhum, mas "Timecode" parece interessante.

MELHOR ANIMAÇÃO DE CURTA-METRAGEM
Vai ganhar: "Piper".
Mas eu daria para... :  Sei lá, hahahaha.

Amanhã a gente confere?

6 comentários:

  1. Gostei muito de La La Land, mas gostei ainda mais de Moonlight, entao o meu Oscar vai pra ele!
    E melhor filme de Animaçao? Eu daria o Oscar para o belíssimo Kubo e As Cordas Mágicas.
    Bom Oscar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci dessa categoria! Acabei de atualizar o post.

      Excluir
    2. Passei a te seguir no face, seu lindo.

      Excluir
  2. Teve mix-up na entrega do melhor filme! Parece que ta virando moda kkkkk

    ResponderExcluir
  3. E lógico que o que ocorreu no final da cerimônia não foi um simples engano,foi proposital. Prestes a entrar no palco,entregam a Faye e Warren o envelope q premiava Emma. Warren abre,percebe q está errado,não diz nada. Faye querendo contornar o silêncio e nervosa,diz a primeira coisa que enxerga no envelope: o nome De La la Land,no envelope errado. Só que não. Foi uma grande sabotagem,q deu certo,pra q Trump pudesse rir da cerimônia,do cinema e de Hollywood. Outra grande vergonha americana para o mundo!

    ResponderExcluir
  4. Assisto o Oscar desde 1985, perdi alguns pelos horário e etc.A parte que eu mais gosto é In Memoriam, eles sabem emocionar e teve uma gafe, só não gosto de reprise que é muito ruim, assisti em um canal fechado muito melhor, aliás o Rubens Evald Filho é show, assistir o Oscar com ele é show.

    ResponderExcluir