sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

DIVIDIR CANSA

A foto ao lado causou comoção nas redes sociais. Teve até internauta dizendo que nunca tinha visto Lula e FHC juntos, ignorando que os dois são amigos de longa data (chegaram a dividir uma casa alugada no litoral norte de São Paulo). O tucano, inclusive, portou-se como um lorde na transição da presidência para o petista, mostrando a ele os recônditos do Alvorada. E Lula também foi perfeito quando morreu Ruth Cardoso, oito anos atrás, indo ao enterro e decretando luto oficial. A triste verdade é que PT e PSDB, quando surgiram, eram a nata da política brasileira, com os melhores quadros e um histórico limpo de escândalos. Quis o destino que eles se antagonizassem logo na segunda eleição direta para presidente, vencida por FHC. Desde então, o partido que está no poder é obrigado a se aliar com o PMDB e outras gelecas que nunca vão para a oposição. A história teria sido outra se nossas duas grandes siglas tivessem trabalhado mais juntas. Agora seus líderes se reaproximam num momento de dor (é a segunda viuvez do Lula, tadinho), e a reação ao seu abraço no hospital mostra como tem gente cansada da divisão que há anos consome o Brasil. Adversários políticos não são inimigos, muito menos os familiares desses adversários. Seria um alívio se todos nós baixássemos as armas por um tempo.

9 comentários:

  1. O FHC recebe dinheiro da CIA desde 69, o q ele fez com o país foi uma vergonha. Agora somos governados por uma junta financeira e o povo está e vai continuar se fudendo por muito tempo, há mais de 10 anos minha vida pessoal está um caos, sou o retrato de uma geração da era record de desigualdade e exploração do capitalismo, até 1975 qq pessoa de 30 anos ganhava mais q o pai. Em 1954 o salário mínimo era de o equivalente a 2500 reais. Precisamos focar no mandante dessas desgraças e não nos seus capatazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é retrato de suas próprias escolhas. Se não estudou, não adianta culpar a CIA. Se tivesse estudado, não só estaria ganhando bem mais que seus pais, como não estaria aqui delirando.

      Excluir
  2. Nossa Tony, vai ter gente morrendo de ódio de vc por estar abrindo os olhos das pessoas sobre essa rincha entre direita e esquerda que serve apenas para fazer a manutenção das classes políticas, manobrar o público e garantir popularidade e visualização para uma dúzia de desinibidos no youtube que pagam ou de novos intelectuais ou de patriotas a serviço dos interesses da nação e não os pessoais.
    Ainda é deprimente ouvir idiotas dividindo um sistema político sujo e falido em direita e esquerda. Não deu pra perceber que só existe um lado na história? O lado de quem está na situação ganhando prestigio, poder, popularidade e visibilidade?
    Não tá na hora de pararmos de dar ouvidos para vaidosos e narcisistas na política e nas redes sociais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rincha de cavalo? Ou rixa de briga? Depois a culpa é da CIA...

      Excluir
  3. Dividir cansa. E é por isso que é efetivo. A hiperpolarização da política afasta a maioria, criminaliza o oponente e permite a quem já está no poder comandar com menos obstáculos. Apenas veja o exemplo de Donald Tromp.

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    Garanto que não foi somente eu que sentiu um golpe no "tadinho", são as tais das migalhas. Os dois "pé na cozinha" teriam motivo de sobra para trabalharem juntos por essa nação, porém quis o destino que um pedisse para esquecer o que escreveu, e o outro se seduzir aos cantos das sereias.

    ResponderExcluir
  5. País de ladrão e mau caráter nunca vai dar em nada.

    ResponderExcluir
  6. Você estava em coma ou morando na Islandia em 2002? Não é segredo pra ninguém que o FHC fazia questão de passar a faixa pro Lula e não pro Serra.

    ResponderExcluir
  7. Ô gente, o Tony falando de paz, de união, e esses dois Anônimos brigando. Nam!

    ResponderExcluir