quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A ESTRELA DISCRETA

Hoje de manhã postei a seguinte frase no Facebook: "Alguém duvida de que o Lula vai por a culpa no Sérgio Moro?". Apaguei-a minutos depois, pois a área de comentários havia se transformado num ringue de MMA. Sabia que o assunto era delicado, mas eu queria criticar a politização da morte de Marisa Letícia - aliás iniciada por Lula anteontem, quando ele disse que "a pressão e a tensão" haviam levado sua mulher a esse ponto. Só que minha intenção passou batida: não tardou a surgir gente desejando coisas ainda mais horríveis para a ex-primeira-dama, outros vieram contra-atacar esses urubus, e o bate-boca pegou fogo. Uma energia tão pesada que eu preferi deletar logo o post.

Não há muito o que dizer sobre Marisa Letícia, porque ela não fez muita coisa enquanto primeira-dama. A militância do PT já está chamando-a de "guerreira do povo brasileiro" (um epíteto que eu vou associar para sempre ao Zé Dirceu sendo preso), mas ela não assumiu sequer as funções habituais da esposa de um presidente. Não encabeçou campanhas de conscientização, não geriu entidades assistenciais, não ligou seu nome a nenhuma causa. Foi até mais discreta que suas antecessoras, e olha que o Brasil tem tradição de primeiras-damas discretíssimas (com uma ou outra exceção como Dulce Figueiredo, que queria mesmo era se divertir). Não é justo comparar Marisa Letícia a Ruth Cardoso, que tinha mestrado e doutorado. Mas o fato é que ela jamais agiu na esfera pública.

Lamento sua morte prematura, claro, e sinto pela família. Agora, querer transformar Marisa em mártir da Lava-Jato é um pouco demais. AVC também acontece com quem está tranquilo, feliz, sem nenhum problema sério. Basta ter um aneurisma no cérebro. Por falar nisto, é bom marcar logo alguns exames.


(Não estou chamando Marisa Letícia de "dona" porque acho ultrapassada essa mania brasileira. Não chamamos as primeiras-damas estrangeiras desse jeito: dona Michelle Obama, dona Carla Bruni, dona Cristina Kirchner... Isso é machismo e patriarcalismo. Mas, pelamor, a minha falta de cerimônia não implica em nenhum desrespeito à sra. Lula, nem a qualquer cônjuge de político, OK?)

45 comentários:

  1. Deixa o defunto descansar em paz

    ResponderExcluir
  2. Eu chamo a empregada domestica da mina casa de Dona Maria

    ResponderExcluir
  3. Pra quem tem aneurisma, a pressão não ajuda muito

    ResponderExcluir
  4. O pior que tem um bocado de urubu(da direita e da esquerda) cheios de boas intenções fazendo post sobre a morte da pacata primeira –dama somente para ter cliques

    ResponderExcluir
  5. Jamais saberemos se o AVC foi causado pelo stress ou não (tipo a mãe da Carrie Fischer), pois, de fato, qualquer um de nós pode ter um. Mas é claro que ela estava sob muita pressão. Assim como jamais saberemos se ela tinha alguma culpa nos casos investigados, pois todos os processos serão arquivado em relação a ela.

    ResponderExcluir
  6. Degradante os comentários dos médicos sobre Dona Marisa flagrados no wahtsapp . O ódio dos médicos deve ser porque eles foram obrigados no governo do PT a bater ponto como um mortal qualquer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TÁ DEMAIS! Povo perdeu a humanidade e a vergonha na cara! por culpa destes vermes o Brasil tá no limbo,

      Excluir
    2. ou deve ser porque o SÍRIO LIBANÊS desde 2005 faz cirurgias pelo SUS

      Excluir
    3. médicos brasileiros ficaram com medo de perder o emprego para os médicos cubanos e se se comportam igual aos brucutus que votaram no Donald Trump

      Excluir
    4. Thauane validava o ponto de seis funcionários, entre médicos e enfermeiros, e as próteses eram feitas de silicone. Segundo ela, em depoimento na delegacia, ela cumpria ordens do diretor do Samu, Jorge Cury.

      Excluir
  7. Por falar em primeira-dama, Marcela Temer_ primeira- dama –golpista, marcou um encontro (jantar com dinheiro do contribuinte) com todas as primeiras damas do Brasil ( esposas de governadores e prefeitos). Alguém sabe para que serve este encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E desde quando esposas de governadores e prefeitos são primeiras-damas? Marcela Temer esta querendo mostrar serviços fundando o clube da Luluzinha Recatada e do Lar

      Excluir
    2. Ser vadia virou obrigação moral agora?

      Excluir
  8. Espero não ler nenhuma postagem desrespeitosa sobre ela na minha timeline.

    ResponderExcluir
  9. Você ainda acha , de verdade que não estamos no fascismo?2 de fevereiro de 2017 16:51


    -As pessoas desejando a morte de uma senhora que teve um AVC.

    -Um prefeito maluco que cimenta o maior mural com obras de arte urbana do mundo. Pessoas que acham que artista deve ser preso e impedido de expressar a sua arte.

    -Pessoas acham que um parlamentar racista, homofobico e que defende a tortura deve ser presidente .

    -Policial dando choque em criança.

    - Mae que mata filho pelo fato que ele é homossexual. Pessoas que acham a atitude dessa mãe correta.

    -Extermínio de detentos. Pessoas que acham que detentos devem morrer

    -Uma das melhores universidades publicas do Brasil ameaçada de fechar as portas.

    -O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO FAGOCITANDO O BOM SENSO Pastores vendendo Deus e enriquecendo.......

    ResponderExcluir
  10. SOU MEDICO E FICA A DICA: TOMAR MEDIDAS PARA CONTROLAR O NÍVEL DE ESTRESSE PODE AJUDÁ-LO , LITERALMENTE, EVITAR O "ROMPIMENTO DE UM VASO SANGUÍNEO".

    ResponderExcluir
  11. Morro de saudades da Era Lula...ô Brasil bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, João, estamos pagando a conta desse tempo bom.

      Excluir
  12. Tony sempre passive agressive pra esfregar a titularidade acadêmica da família Cardoso quando faz um post sobre a família da Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignorância virou virtude agora?

      Excluir
    2. E o que falar dos petistas que vivem tirando sarro do FHC por ser uma pessoa com experiência acadêmica? E isso porque os petistas acham lindo ser intelectual. Mas que é com FHC, daí a coisa muda de figura.

      Excluir
  13. Agora vão culpar todo este ambiente externo, a verdade é que eles petistas e CIA plantaram tudo isto é ela era hipertensa e fumante e não se cuidava, mais cedo ou mais tarde iria acontecer algo no organismo.Ninguem morre de véspera, morre porque chegou a hora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler algo parecido no Blog do Noblat (globo)_ inimigo de Lula e confidente de Dona Marisa

      Excluir
  14. As pessoas maravilhosas "de esquerda" vivem desejando morte dos Trumps e Bolsonaros da vida, então não vejo porquê os que odeiam Lula não possam desejar coisas ruins a ele.
    Como se ser humano nesses 50 mil anos na terra tivessem sido assim uns anjos de pureza na alma. Sejamos realistas. Humanos odeiam. Durma com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é mais fascista, as pessoas maravilhosas "de esquerda" que desejam a morte de pessoas da direita ou as pessoas maravilhosas "de direita" que desejam a morte das pessoas de esquerda?

      Excluir
    2. 21:26 o senhor demonstra no seu comentário a condição animalesca do seu caráter!

      Excluir
    3. Fala da direita também desejando mortes e mais mortes. Ah, é que direitista pode desejar a morte de alguém, a direita pode tudo na ótica da direita. Pode desejar morte de gays, pessoas trans, mas já a esquerda desejar a morte de Trump e Bolsonaro não pode. Se a direita deseja, então que não reclame de que a esquerda deseja. Pior é vir num blog gay e meio que defender Trump e Bolsonaro. Babaca.

      Excluir
  15. O mio babbino caro
    A morte de Dona Marisa Letícia, além da perda de um ente querido para os seus, é um tremendo fato e dado político nesse momento. E por nossa incapacidade e subjetividades, é tratado de forma desastrosa.

    ResponderExcluir
  16. Dizem que a causa do AVC foram os excessos na comemoração da morte do Teori.

    ResponderExcluir
  17. Ser casada 40 anos com uma metamorfose ululante - inclusive de caráter - com filha fora do casamento e que, nas viagens oficiais como Presidente da República, preferia deixar a patroa em casa e levar a Rosemary Noronha para as suítes das embaixadas isso nunca estressou D. Marisa. Ao contrário, controlava a pressão dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo mundo pula cerca

      Excluir
    2. Você acertou ,as escapadas do Lula que você testemunhou nunca estressaram Dona Marisa , por isso ela morreu agora com a pressão da lava jato

      Excluir
    3. 03:17 Vá dormir em vez de vir aqui pregar "moral" e bom costumes.

      Excluir
  18. Como sempre digo: o brasil nunca conheceu uma epoca tao boa quando o Lula era o nosso querido e amado presidente.
    Lula 2018

    ResponderExcluir
  19. Elle disse q os culpados são a lava jato,a mídia,etc etc etc...alguém duvidou q ia continuar fazendo o papelzinho ridículo de eterna vítima. E ainda vem com essa história de doar órgãos. Quais órgãos? Ella uma fumante inveterada por décadas,com órgãos todos comprometidos. Puro golpe de marketing de gentalha. Elle e Ella se merecem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e para outros tudo de ruim que acontece no Brasil é culpa do PT

      Excluir
  20. Nossa falou o medico legista que fez a autopsia da defunta mulher "Ella uma fumante inveterada por décadas,com órgãos todos comprometidos"

    ResponderExcluir
  21. Nossa Tony vc é tão virtuoso

    ResponderExcluir
  22. Imagina Marilena Chauí falando da morte de Marisa. E só agora se descobriu que milhões e milhões têm ódio do PT?

    ResponderExcluir
  23. Marisa Letícia está é bonitona nessa foto do post.

    ResponderExcluir
  24. O Lula leva a fama de alcoólatra, mas sei que ela talvez ganhasse dele. Não sei se de mim... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 23:36 , se você tem problemas com a bebida busque ajuda em www.alcoolicosanonimos.org.br/

      Alcoólicos Anônimos é uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo.

      AA não está ligado a nenhuma seita, religião, instituição política ou organização, não se envolve em qualquer controvérsia, não subscreve nem combate quaisquer causas. O único propósito é ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade.

      Excluir
    2. Palavras de quem louvavelmente já buscou.

      Excluir