sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

OBAMANJO E TRUMPEMÔNIO

Obama não foi perfeito. Ninguém é, dãã. Mas não me lembro de nenhum outro presidente ter sido avaliado com tanto rigor no final do mandato. E todos os balanços seguem o mesmíssimo tom: "foi bom, MAS...". Talvez isto aconteça porque Obama irrompeu na eleição americana de 2008 feito um príncipe negro montado num cavalo branco, pronto para salvar com sua pureza a combalida América dos anos Bush. O slogan "Yes, We Can" gerou uma expectativa enorme, e o fato dele não andar sobre as águas no primeiro ano do mandato fez com que muitos de seus eleitores se desapontassem. Mas agora, oito anos depois, digo tranquilamente que Obama é que é o cara. O melhor político que presenciei em toda a minha vida. Honesto, íntegro, convicto, ele sai da Casa Branca sem ter protagonizado um único escândalo - algo praticamente inédito, ainda mais para um presidente que cumpriu dois mandatos. A economia americana, sob seu comando, teve uma recuperação espetacular, com queda da inflação e do desemprego. Só que seus críticos dizem que a economia se recuperaria de qualquer jeito, e mesmo assim houve eleitor descontente o bastante para eleger Donald Trump. Mas o legado de Obama é impressionante. Reatou relações com Cuba, assinou um tratado com o Irã e foi um paladino da causa LGBT. Culto, cool, elegante, bem-humorado e, como se não bastasse, casado com uma das mulheres mais bacanas do planeta, Barack Hussein Obama já deixa saudades.

E como é que um cara desses passa o bastão para seu extremo oposto? Trump é um pesadelo que só piora. Quem achou que ele iria afinar depois da eleição errou tanto como os que previram sua derrota. Seu gabinete é um desastre: cheio de homens brancos idosos, quase todos despreparados para as pastas que estão assumindo - quando não francamente hostis aos interesses da população naquela área. Mas o pior é o próprio Trump, que se comporta como num "reality show" onde o objetivo é gritar coisas chocantes que arranquem uivos da plateia. É inconcebível que os EUA estejam agora sob seu comando, e um sinal de que a democracia americana, tão admirada por seu sistema de contrapesos, precisa de uma recauchutada daquelas. O que me consola é a perspectiva de Trump durar pouco. Sua incompetência é tão óbvia, seus interesses tão escusos, que não dou até o final do ano para que exploda um mega imbróglio. Aí, o próprio Congresso com maioria republicana pode se  voltar contra ele. Donald Trump não chegará ao fim de seu mandato. Quer apostar?

24 comentários:

  1. Homens brancos idosos.
    Como se essas três características depreciassem alguém.
    Como se mulher preta jovem fizesse alguém especialmente competente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não. Mas um gabinete composto praticamente por apenas homens brancos idosos, com poucas mulheres, um único negro e nenhum latino, está tem total descompasso com a verdadeira América.

      E como eu digo logo a seguir no texto, este nem é o maior problema, que é a incompetência e o despreparo generalizados. Mas você também é um despreparado, não é? Nem leu o texto direito antes de vir reclamar.

      Excluir
    2. Vc disse QUASE todos despreparados, Tony. Qual deles é preparado? O attorney general Jeff Sessions que propôs medidas eleitorais descriminatórias contra negros? Ou o Rex Tillerson, que foi magnata da Exxon Mobil? Ou o despreparado Ben Carson, que vai assumir o Housing and Urban Board, sendo que nunca trabalhou com o assunto?

      Excluir
    3. Esse das 16:20 tem que largar o baseado e se informar.

      Querido, Obama foi o presidente dos EUA mais qualificados da história. Formado em Direito em Harvard, também foi professor nessa mesma Universidade e atuou como editor chefe da Harvard Law Review (fonte: http://www.nytimes.com/1990/02/06/us/first-black-elected-to-head-harvard-s-law-review.html)

      Trump, por outro lado, tem como única "qualificação" ser rico por herança.

      Ou seja, para os EUA terem eleito seu primeiro presidente negro, ele precisou ser um dos homens mais bem qualificados de sua terra. Para um branco ser eleito presidente, however, basta ele ser rico (e nem por seu próprio esforço).

      Excluir
    4. OBAMA FOI SUBMISSO AO SISTEMA

      Excluir
    5. "como se essas 3 caracteristicas depreciassem alguem"

      nossa Tony, seu público tá zerando na interpretação de texto com louvor

      Excluir
  2. Excelente texto Tony. Não espere que o camarote vip vá entender.
    Continue escrevendo os seus textos e aguarde a casa cair. Essa gente quer voz mas não sai do popularizado e repetitivo discurso sobre os problemas do politicamente correto. Por enquanto não se misture. O tempo sempre falou a favor de políticas progressistas. Não será diferente agora.

    ResponderExcluir
  3. Por que o cavalo do Obama tem que ser branco? Não pode ser umx cavalégua fúcsia?
    Vou problematizar.

    ResponderExcluir
  4. Geeente o Trump parafraseou o Bane de "Dark Knight Rises"!

    https://www.youtube.com/watch?v=pSH3xWNUWi4

    É tudo muito preparado. Terceiro plágio do Trump! Ele faz de propósito só pode. Mas também, dessa vez foi muito apropriado.

    A vida imita a arte. Aparentemente mais ainda nos tons distópicos.

    ResponderExcluir
  5. Sempre que escrevem camarote vip lembro do Pavinatto, aquela mistura de Clodovil e Katya Cega que faz parte do MBL. Só tem o meu respeito por mostrar muita afetação nos vídeos, mas a bonita - entre uma ostentação e outra - defende o que há de mais reacionário e patético no meio político - Trump, Dória, Temer. Mostra apoio a Gilmar Mendes e Serra. Critica Obama, Calero e Jean Willys. É a boa gay católica de hoje em dia: assume-se gay mas tem ódio a todos que reclamam por progresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não concordo com muito do que ele diz, mas o Pavinatto é uma flor de pessoa e muito meu amigo.

      Excluir
    2. Conselheiro Pavi <3

      Excluir
    3. Você pegaria o Pavinato se fosse solteiro?
      Eu pegaria, adoro homens altos.

      Excluir
    4. Qual sua altura Tony?

      Excluir
    5. A-DO-RO!!!!
      Além de ser fofinho é alto!
      Pena que vc já é casado.
      Se um dia ficar solteiro de novo os leitores do blog tem chance?

      Excluir
    6. Mesmo que o Tony fique solteiro ele nunca vai falar aqui no blog por causa dos anônimos tarados e dos freaks iguais a Mono.

      Excluir
  6. O mio babino caro
    Trump é a Valsa do Adeus dos WASP, tenhamos paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Goya tenha piedade de nós.

      Excluir
  7. Mistura de Clodovil com Katia Cega define.

    ResponderExcluir
  8. Será que Trump cairá? Se cair será por ele estar muito fraco, quase sem seguidores, porque enquanto ele tiver uma leva de fanáticos prontos para defendê-lo de qualquer coisa, será extremamente difícil ele cair, porque esses lunáticos podem começar facilmente confrontos nas ruas para impedir uma queda de Trump. Eles são capazes de tudo para proteger The Donald. Essa é a arma que Trump tem a seu favor, e ele sabe muito bem disso.

    ResponderExcluir
  9. Amoooooooo xabi brazuca revoltadinha com Trump.
    Acham Miami brega. Mas quer coisa mais brega do que mimimi contra presidente do país que se bobear nem dará visto pra elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem ensino fundamental completo? Parece que não tem noção da capacidade de projeção de poder que os eua têm -- o quanto a política externa americana influencia e até impõe seus interesses ao redor do mundo. A senhora ainda fica chateeated por xoxarem Miami. Priorities. Girl, bye

      Excluir