quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O BRASIL NASCEU QUADRADO

Visitei o Carandiru no meu primeiro ano de faculdade, muito antes do massacre que se tornou seu sinônimo. O presídio mais famoso de São Paulo não era uma pocilga, mas tampouco uma colônia de férias. Lembro da classe se comover com um detento recebendo a visita da família, que havia lhe trazido um bolo de aniversário. A fofura da cena foi estragada pelo meu professor: "aquele sujeito é um assassino. Lembrem-se, aqui dentro todo mundo é culpado. Inocente só vai preso em filme americano". Isto foi no final dos anos 1970, quando a criminalidade brasileira ainda não havia explodido. Hoje a sensação da turma talvez fosse a oposta: "esses caras são uns bandidos, estão sendo muito bem tratados. Pau neles!". É generalizada a opinião de que a nossa Justiça é leniente e serve pão-de-ló nas cadeias, custeados com os nossos impostos. Uma amiga minha, bastante esclarecida, perguntava outro dia no Facebook: "para quê serve o indulto de Natal? Preso tem que ficar preso!!" Seguiu-se uma enxurrada de comentários de apoio, como se todos os condenados fossem igualmente perigosos. Essa ignorância é um dos fatores por trás das chacinas que volta e meia acontecem nas penitenciárias. Não é o único: claro que há também a guerra entre facções, o equivocado combate ao narcotráfico e até mesmo ecos da escravidão, tão presente no nosso DNA cultural. O caso específico de Manaus é ainda mais preocupante, por causa da incompetência e da ganância da empresa privada que gere o presídio Compaj. Sei que parece frase feita, mas até quando vamos ficar amontoando delinqüentes de todos os calibres em espaços apertados e insalubres? Já deu tempo de perceber que isto não aumenta a segurança do lado de fora, muito pelo contrário.

14 comentários:

  1. O mio babbino caro
    Você vai ver os comentários que virão, por essa tímida posição em questionar o sistema prisional brasileiro, alguns dias atrás citei o Doc "A 13ª Emenda" - Netflix (https://www.youtube.com/watch?v=h4uGff8OScM), aqui. Me diga sobre qual tema tem prevalecido bom senso nos últimos tempos?
    É o Império do Ódio. Boa Sorte a nós outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, na boa, vc não tem outras coisas a escrever além desse manjado irritante babbino caro em todo começo? E nenhuma opinião construtiva e que reflita sua inteligência e traga luz sobre as coisas, em vez desse mau hunor horroroso de um idoso saudosista que acha que tudo está errado? E nada além desse ar debochado sem graça e sabichao que sempre prevê tudo como um vidente charlatão, pois é mole ficar falando aqui que tudo vai dar errado, insinuando que seria melhor com sei lá quem vc gostaria de ver no poder? Não sobrou um fio de bom senso, senso critico e um mínimo de raciocínio para, em vez de ficar demonizando o que não lhe agrada, pensar em maneiras de um país melhorar? Porque ficar sentadinho aí no seu conforto irônico de palavras escolhidas a dedo para desfilar sua pretensa erudição não espelha nada além da amargura de um inútil que se acha filósofo, alguém estacionado na preguiça de saber conviver e lidar com um mundo complicado, alguém mimado que não se conforma que a vidinha não é o sonho socialista que decidiu seria o correto.
      Bicha, melhore porque ainda dá tempo de deixar de ser uma rancorosa e melancólica sombra.

      Excluir
    2. 05:33 seu humor é ótimo. Sua empatia é impossível de descrever.

      Excluir
    3. 05:33 O manezinho estou pouco me lixando pra sua pobre opinião. Me esqueça garoto. Vou continuar por aqui por que me identifico com o Blog, enquanto rolar, quem tem o puder de sim ou não é o Tony e tudo indica que continuarei dando meus pitacos na CUjuntura Nacional. Não há o menor rancor ou melancolia, vivo bem, assisto os melhores espetáculos e não tolero o Bolsonaro ehehehe. Sei não, acho que você está perdendo seu tempo comigo. Me esqueça repito ou volto a repetir...Qual o último livro que você leu, Qual o último amigo que foi canalha com você. A tarde vai tranquila. Velho? Um analista vai te ajudar um pouco, eu tenho praia e amor. Verstuurd vanaf. Quer ouvir mentira. Eu sei que é difícil me esquecer, mas tente, vais viver melhor. Cuide da saúde e se importe menos com quem você nunca nem viu. Seja criativo se importe com algo mais importante Pixfolia e Rosebud se continuar com essa atenção

      Excluir
  2. Quando a gente abre uma porteira, não passa apenas um boi, mas uma boiada. O que chamam de "movimento em direção a direita" garante uma permissividade generalizada não apenas no que tange a política, mas tb os direitos humanos.
    Os ataques a pobres, ambulantes, negros e homossexuais é cada vez frequente. As pessoas literalmente acreditam que o "politicamente correto" deve ser enterrado e que todos receberam carta branca para oprimir.
    O ponto é que muitos opressores vão além da opressão pura, mas tange a agressão física e o assassinato.
    Espero que todos vcs que pregam no facebook o fim do politicamente correto, o apoio a opressão irrestrita e o fim de políticas sociais estejam conscientes que são responsáveis indiretamente sobre isso. Tem crente comemorando a morte desses presos.
    O Trump disse na semana passada que a ONU é inútil. E isso é só o começo. Vcs entendem no vespeiro que estão mexendo?
    Então parem de bater palma para louco dançar. Tem gente ganhando dinheiro nas redes sociais estimulando o seu ódio.
    A escalada do seu ódio não tem limite. Ela começa no seu ódio contra minorias e termina no morte de inocentes vítimas do ódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fernando Holiday do MBL, negro e vereador de São Paulo, apresentará um projeto de lei pedindo o fim do dia da consciência negra.
      Uma geração de capitães do mato está por vir.

      Excluir
    2. O cara se chama holiday e quer acabar com feriado.

      Excluir
    3. Vcs são ótimos pra vir aqui escrever piadinhas que leram no Facebook, e emitir opiniões bem previsíveis, como essa de insinuar que, num passe de mágica, a bosta da Dilma caiu e do nada o Brasil virou um lugar horrivel cheio de desigualdades e violência, como se antes ninguém roubasse e matasse,como se antes não houvesse violência contra gays, mendigos, moradores de rua, nem racismo, nem houvesse desogualdade alguma no pais. Viviamos na Suíça e foi Temer assumir e virou Angola.
      Esperava mais de vcs gays ditos tão cultos, criados com muito iogurte e no ar condicionado.

      Excluir
  3. Gente, o aviso de pornografia do blog sumiu! yay!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ontem quando postei isso eu acessei várias vezes para ter certeza, e em todas elas entrou direto, sem o aviso. Agora está lá de novo. Acho que foi uma esquisitice do meu notebook. :(

      Excluir
  4. Já o irmão do Garotinho, condenado por estupro, vira deputado.

    http://g1.globo.com/politica/noticia/condenado-por-exploracao-sexual-de-menor-irmao-de-garotinho-assume-como-deputado.ghtml

    ResponderExcluir
  5. Sei não, Tony. Minha tolerância acabou. Por mim, todos deveriam ser mortos. È horrível a frase do governador do estado, mas não há ninguém inocente ali. E não me venham com o papo de que isso é "culpa da sociedade". Foi meia dúzia de chefes de facções com bastante grana que promoveram a chacina. Que os defensores de direitos humanos levem os bandidos para a casa deles ou enfiem os direitos humanos no cu, pois ninguém ali é humano e não merece direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocado. Só pode ser piada isso.
      Como vc disse, foram "meia dúzia" de chefes que promoveram a chacina. Pq todos merecem morrer?

      Excluir