O namoro entre Jaime e Leopoldo começou a terminar no dia em que o primeiro passou cheque na cama. Descrito desse jeito está até elegante: nas páginas de "El Niño Terrible y la Escritora Maldita", o autor peruano Jaime Bayly não poupa o leitor dos detalhes escatológicos. Depois ele reclama que a ex-mulher, as filhas, o ex-namorado, todo mundo se afasta por causa de sua indiscrição. Porque tudo que está no livro é a mais pura verdade: só os nomes dos personagens foram trocados, e mal. Casandra, por exemplo, é a primeira esposa de Jaime, Sandra. Leopoldo é ninguém menos que o escritor argentino Luís Corbacho, meu amigo há muitos anos, com quem Jaime ficou junto por oito anos. Conheci ambos pessoalmente em Buenos Aires, em 2005; Jaime eu já conhecia de antes, por causa de seu romance semiautobiográfico "No Se Lo Digas a Nadie" (que rendeu um ótimo filme). Aliás, semiautobiografia é o seu negócio. Praticamente todos os seus livros contam passagens de sua vida, disfarçados por mínimas nuanças. E os de Luís também: alguns anos atrás, comentei aqui no blog a novela que ele escreveu sobre o tumultuado fim de caso com Jaime. Mas dessa vez a coisa foi tão longe que logo eu, que adoro uma boa fofoca, fiquei constrangido ao me deparar com tantas intimidades alheias. É mais, mas muito, muito mais do que eu gostaria de saber.
Procureo os dois autores pra verificar compra, não existe tradução dos livros? Nem no iBooks da apple achei nada, somente em espanhol. e´isso mesmo?
ResponderExcluirNão, nenhum dos dois foi traduzido no Brasil. No caso do Bayly, é um escândalo: ele é best-seller em toda a América Latina e na Espanha.
ExcluirFaz uma tradução e vende aqui no Brasil
ExcluirTalvez não consigamos avaliar o quanto o Português nos limita.
ExcluirAgora fiquei assustado... Vc não parece um tipo de cara que se choca muito fácil. rsrsrs
ResponderExcluirNão é que eu tenha me chocado. O que me incomodou foi a exposição absoluta da intimidade, não só a do autor como a de todo mundo que convive com ele. As filhas mais velhas de Jaime Bayly não falam com ele há anos, e agora eu entendo por quê.
ExcluirDuas viadas chatas lavando roupa imunda em público pra ganhar dinheiro e se fingir de escritora.
ResponderExcluirChatos eles não são não, te garanto.
ExcluirFeios te garanto, mas devem ser inteligentissimos, e pelo que vc escreveu jaime é quem passou cheque ou entendi errado? e vc comentou no blog que se hospedou em uma casa linda de amigos em uma viagem a america latina, era deles a casa?
ResponderExcluir