domingo, 4 de dezembro de 2016

TRAVESTI TRANSEXUAL DA TRANSILVÂNIA

Em 1982, um amigo e eu estávamos em Londres e fomos ver "The Rocky Horror Picture Show". Naquela época o filme já tinha quase dez anos e havia se tornado um fenômeno cult. Em sessões à meia-noite, o público vinha fantasiado e interagia com os personagens da tela. Mas a sessão que pegamos era à tarde, sem cosplays. Saímos frustradíssimos do cinema.

Levei mais de trinta anos, mas finalmente matei minha vontade de "Rocky Horror Show". A versão teatral que está em cartaz em São Paulo (só até a semana que vem, corra) é divertidíssima. O elenco está todo bem, mas não dá para não destacar Marcelo Medici. Ele transforma Frank'n'Furter, o safado travesti transexual da Transilvânia, num personagem autenticamente brasileiro, tão dele quanto a Tia Penha ou o Mico Leão Dourado - e tudo isso sem trair a intenção original do texto. Que aliás está mais urgente e necessário do que nunca, dada a onda de caretice generalizada que varre o planeta. Meu único senão é que "Rocky Horror Show" ficaria ainda melhor num ambiente de cabaré, apertado e decadente, e não num teatro confortabilíssimo. Mas não é que tinha cosplay na plateia?

10 comentários:

  1. Tony, é última semana esse ano, a temporada volta em fevereiro, assim cmo Baby jane ;)

    ResponderExcluir
  2. O mio babbino caro
    Bom Domingo Tony.
    Impressionante como é naturalizada a ausência de "negros" mesmo com a população brasileira sendo quem é.
    Loverne Picture Cox ++++ S Claudio Botelho, lembram. Vou ficando com os Show da Blue Space.

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de fazer cosplay em alguma feira do gênero algum dia na minha vida (mesmo já estando velho pra isso). Se você fosse cosplayer qual seria o personagem que vc faria Tony? (Qualquer um de todos os tempos e todas as mídias).

    ResponderExcluir
  4. Ouço falar aqui e acolá sobre uma suposta caretice invadindo o mundo e gostaria de saber de exemplos práticos disso, já que acho bem o contrário, que as sociedades estão bem tolerantes. Não vale citar Trump ou Bolsonaro pois mesmice intelectual.

    ResponderExcluir
  5. Acho chatererérrimo esse tal de roque horror. Já o longa das abfabs achei mara, achei top, achei trapalhões meet abfab, está bem pastelão, regrediu mentalmente pra se adequar ao povão.

    ResponderExcluir
  6. Já assisti! Adorei. Eu poderia falar mais se tivesse tirado o olho da mala do Rocky.

    ResponderExcluir