sábado, 10 de dezembro de 2016

TEM QUE PEITAR


O Oscar tem uma quedinha pelos gays cubanos. O único longa de Cuba indicado até hoje pela Academia foi o quase-romance entre rapazes "Morango e Chocolate", estrelado por Jorge Perugorría. Vinte anos depois, ator e país quase emplacaram novamente no páreo de filme estrangeiro, ainda que por uma via inusitada. "Viva" foi o representante da Irlanda na premiação do ano passado e ficou entre os nove semifinalistas, mas não entre os cinco indicados. Sim, da Irlanda: diretor, roteirista, quase toda a equipe técnica e, principalmente, financiamento, vieram de lá. Mas o elenco é todo da ilha, e a história tem sabor universal. O protagonista é uma bibinha (Héctor Medina, lindo até chorando) que cresceu sem pai e sonha em ser drag. Aí, claro que tudo acontece no mesmo dia: o pai reaparece bem no momento em que ele estreia seu show, assumindo a persona que dá nome ao filme. Sim, poderia acontecer em qualquer lugar, mas na esquálida Havana fica ainda mais dramático. Muita gente vai se emocionar com a luta do moçoilo, apesar de umas patinadas aqui e ali. E a moral da história não podia ser mais bonita: tem que peitar. Tem que dar a cara a tapa, tem que se expor, tem que ser quem se é. Não importa o que aconteça, quem peita sempre vence.

10 comentários:

  1. Você falou em Cuba, lembrei daquele belo filme com o Javier Bardem sobre a vida do escritor cubano Reinaldo Arenas (Antes do anoitecer???), homossexual, perseguido pelo regime de Castro.

    ResponderExcluir
  2. À minha volta todos parecem ir na direção contrária. O esquema de se manter no armário, não se revelar, disfarçar é ainda muito forte. Isso valendo pra gays ou não. Que bom te ouvir falando de autenticidade. Ainda chego lá.

    ResponderExcluir
  3. Situação dos gays ainda continua muito delicada em Cuba. E que não me venham falar de Mariela, de cirurgia custeada pelo Estado, de revista fazendo propaganda enganosa de Cuba como um paraíso para gays. A situação ainda é difícil. Ponto final. Miséria, perseguição à gays, supressão de liberdades civis e políticas, mortes e mais mortes, eis as maravilhas propagadas pelos esquerdistas sobre os Regimes Comunistas ao redor do mundo. Comunismo/Marxismo/Socialismo são ideologias para pessoas fracassadas. Nunca passaram de uma grande farsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E em qual outro lugar a situação dos gays não continuam muito delicada.

      Excluir
  4. E um lembrete: Os Castro nunca reconheceram que houve perseguição sistemática à gays em Cuba. Nunca reconheceram os campos de concentração, nada disso. Daí tem gente dita progressista que quer que gay apoie Comunismo. Pois para eles isso é coerência. Olha que coerência bacana. Mas quem diz isso nem sabe de Stonewall, não conhece minimamente a história do moderno movimento gay que tem início em uma sociedade capitalista.

    ResponderExcluir
  5. "Mas quem diz isso nem sabe de Stonewall, não conhece minimamente a história do moderno movimento gay que tem início em uma sociedade capitalista." Segundo o doido direitista que comenta aqui, a esquerda que levou o conflito da "causa gay" e de outras causa para os EUA, pq a esquerda vive de conflitos para acabar com a sociedade. E nos países capitalistas pesquise com a posição ideológica que apoia a homossexualidade e verá que são mais de esquerda que de direita. Então não venha com esse papo de Cuba, URSS, e mundo capitalista e socialista, não estamos mais na guerra fria e veja que há várias esquerdas no mundo, não só a apoiadora de ditadores.
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nick, vai trepar.
      (Não pude evitar, Tony)

      Excluir
    2. Teno certeza que não será com você.

      Excluir
  6. O engraçado é que se pronuncia "BiBa"

    ResponderExcluir