sábado, 3 de dezembro de 2016

NINGUÉM DESEJA UMA CHATA


Em 1908, Josephine Peary cansou de esperar pelo marido e foi atrás dele. O problema é que Robert estava liderando uma expedição ao Pólo Norte. Josephine foi para a ilha de Ellesmere, no norte do Canadá, mas acabou ilhada numa cabana no meio do nada, tendo por companhia alguns cães e uma esquimó. É a relação entre essas duas mulheres que interessa à diretora espanhola Isabel Coixet. Seu filme "Ninguém Deseja a Noite" fantasia o que teria se passado entre as duas durante o interminável inverno polar, quando o sol nunca aparece, e inventa um final diferente do que se passou na vida real. Podia ser interessante: duas pessoas de culturas totalmente opostas, obrigadas a conviver num "Big Brother" do Ártico. A atriz japonesa Rinko Kikuchi (que foi indicada ao Oscar por "Babel") está ótima como Allaka, com dentes sujos e inglês incipiente. Mas Juliette Binoche vem sendo malhada por sua interpretação da protagonista. A culpa nem é dela: do jeito que surge na tela, Josephine Peary é uma perua nova-iorquina que quer manter seus luxos num ambiente extremo para o qual está completamente despreparada. É uma mulher arrogante, e bem distinta da verdadeira - que acompanhou o marido várias vezes, e escreveu três livros sobre suas aventuras glaciais. Hmm, ficar trancado por seis meses num iglu com uma chata, passando frio, fome e necessidade? Existem programas melhores.

7 comentários:

  1. O mio babbino caro
    EHEHEH não deve haver coisa pior.

    ResponderExcluir
  2. Tony. Mudando de assunto queira sua opinião.
    Antigamente as produtoras traziam pessoal do cinema para escrever os roteiros e fazer direção de arte dos games, agora está acontecendo um caminho inverso.
    As grandes produtoras de game estão criando ou comprando estúdios de cinema ao invés de apenas venderem os direitos da história (por exemplo Blizzard e Unisoft) e estão exigindo que os profissionais dos filmes (roteiristas, produtores e diretores) sejam fãs, jogadores um tenham um mínimo de envolvimento com os games. Você acha isso legal? Acha que pode rolar uma febre de filmes de games assim como houve da Marvel? E os games mais dramáticos e emotivos, conseguiriam uma adaptação digna ou só há espaço pra adaptações de ação e aventura nesse meio?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendo nada de games...

      Excluir
    2. Vi essr filme na piratagem e fazia tempo não via uma bomba tão grande, que porra de história desinteressante.

      Excluir
    3. Mas você entende de adaptações de roteiro e de cinema.
      Você bem sabe que pode ser chamado para trabalhar numa adaptação algum dia.
      Eu acho que se der certo esses estúdios que estão sendo comprados ou construídos por grandes produtoras de games a indústria dos blockbuster nunca mais será a mesma.
      E, por mais que vc prefira, filmes cults a filmes de ação e blockbuster pode vir a trabalhar em algo assim um dia.

      Excluir
    4. Um dia, qualquer coisa pode acontecer.

      Excluir
  3. Curioso... A base do roteiro e o aspecto visual do filme lembra aquele filme brasileiro com as Fernandas, só que ao invés do frio glacial, o filme brasileiro se passava no calor tropical das dunas maranhenses.

    ResponderExcluir