terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A VIRADA DE CABEÇA PARA BAIXO

A Virada Cultural de São Paulo jamais conseguiu capturar o espírito de suas similares na Europa. Como diz o Raul Juste Lores num artigo publicado na Folha de hoje, lá a grande atração desse tipo de evento é a cidade em si: os prédios históricos sendo ocupados por manifestações de todos os tipos, com o público visitando lugares onde nunca entrou ou prestou atenção. Ano passado eu estive em Genebra bem na "nuit blanche" local, e me encantei com a quantidade de espetáculos "indoors" e as festas espontâneas que brotavam no meio da rua. No Brasil a Virada logo se transformou numa mega micareta, com palcos instalados em praças e ruas, mas sem a utilização dos edifícios - que nem recebem iluminação especial ou coisa que o valha. E a iniciativa de expandi-la para os bairros é bacana no sentido de levar diversão para todo mundo, mas também trai o sentido original. Agora o prefeito eleito João Doria passa recibo de que conhece muito pouco a cidade e seus problemas. É beyond absurda a ideia de levar a Virada para o autódromo de Interlagos (que Doria pretende privatizar - então a Prefeitura terá que alugá-lo?), e muito me espanta que uma pessoa supostamente esclarecida como Soninha Francine apoie a iniciativa. A Virada Cultural vai se tornar um festival qualquer, como tantos outros que já existem, e de nada servirá para que a população redescubra o centrão. É verdade que as edições anteriores tampouco contribuíram muito. A região central de São Paulo continua degradada e suja como sempre, e as doze edições da maratona de shows num fim de semana em maio, por enquanto, só aumentaram os níveis de imundície e violência. Há que se policiar mais, há que se diversificar as atrações, há que se explorar a magnífica arquitetura ainda de pé. Mas transferir a Virada para Interlagos? Viraram doidos?

28 comentários:

  1. Kkkkkkkkkkk SP merece esse Drória mesmo Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O texto do Raul é perfeito. Principalmente quando diz dos "cercadinhos". Se alguém tem ainda alguma dúvida de que a cultura do camarote vip é coisa do século passado recomendo ler esse texto urgente.
    Não conheço nada mais ultrapassado do que essa cultura da exclusão VIP que persiste fortemente principalmente entre paulistas, gays e goianos do sertanejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas existe: o mimimi eterno em cima disso. As pessoas se organizam como quiserem. Insistir eternamente nesse recalque é apenas mágoa de caboclo.

      Excluir
    2. 16:20 mimimi, mágoa de cabocla, recalque. Pessoal vira o disco ou mata o porco.

      Excluir
  3. Soninha, Cristóvam Buarque, Marta, Cidinha Campos e Paulinho da Força indicados ao prêmio Que Morte Horrível 2017.

    ResponderExcluir
  4. Migo para com textos de artes, nós os seus fãs/leitores estamos em outro nível cultural mais abaixo de você.
    Comenta algum nudes que vazou ou então fala alguma coisa que nem a Fabíola Reipert conta, ou ainda tira do armário a força uma bicha má que você não gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se toca palhaço tem a net inteira pra procurar putaria e vem encher os culhões aqui.

      Excluir
  5. O mio babbino caro
    Já eram!
    Soninha Francine precisa do emprego e não vai peitar o chefe.

    ResponderExcluir
  6. O Dória tá fazendo essa confusão pq o Haddad acabou de ganhar na semana passada o prêmio internacional "Desafio de Prefeitos" e o prêmio da APCA pelo projeto Paulista Aberta. Além de ter sido largamente noticiado que São Paulo será o único grande munício brasileiro que fará a transição de prefeitos com os caixas superavitários.
    O recalque tá batendo forte no Dória; Ele está usando a mesma estratégia de diminuir as conquistas do Haddad como a redução de velocidade nas marginais.
    Estão contentes com os recentes progressos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conquista do Haddad? Hahahahaha bicha a virada foi criada pelo Serra. Bicha burrinha petista.

      Excluir
  7. Igualzinho à Genebra mesmo: só faltou fazer aquele arrastão da Av. São João em francês.

    Mas que varrer tudo para Interlagos é idiota, isso é.

    ResponderExcluir
  8. O que esperar de um prefeito que adora Romero Brito e tem uma coleção de quadros do artista na sua casa

    ResponderExcluir
  9. PRIMEIRO A GENTE
    TIRA A DILMA
    DEPOIS TIRA O CUNHA
    DEPOIS TIRA O RENAN
    DEPOIS PÕE O PT DE NOVO
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo kkkkk ....OS COXINHAS voltaram mais estúpidos que antes

      Excluir
    2. Lula
      um bom malandro
      conquistador
      naipe de artista
      pique de jogador

      Excluir
    3. 13:32 Estilo cachorro. Racionais na área.

      Excluir
    4. 13:32 Estilo cachorro. Racionais na área.

      Excluir
  10. Não é de hoje que rolam sugestões para isolar grandes eventos em são paulo. Tentaram o mesmo com a parada gay. Muitos querem transformar a área nobre em um grande camarote.

    ResponderExcluir
  11. Mas se deixar como tá a prefeitura não terá que gastar com aluguel do local de evento e sempre tem um amigo que acabou de comprar um autódromo e que precisa de uma força!

    ResponderExcluir
  12. Eu sugiro que o Dória convide o Romero Britto para decorar Interlagos para a próxima Virada.
    É inacreditável um prefeito eleito que não tem a mínima noção de urbanismo, revalorização de áreas degradadas, etc...pra que valorizar Interlagos? Pq vai vender? Quanto vão ganhar de comissão pra isso? Quem são os interessados? Não se preocupem pq foi tudo muito bem pensado para alguém se dar bem.
    A Virada em Interlagos vai parecer essas feiras agropecuárias promovidas em parques de exposições cheio de terra e lama, bem longe do aspecto cultural que se propõe.
    Alguém pare o poder de destruição da jequice dos coxinhas!

    ResponderExcluir
  13. As guei aqui nos comments são sempre super cultas e finas e tem ótimo gosto pra arte, ah e tbm são rainhas da inclusão, só frequentam ambientes de classe de renda baixa, só tem amigos pobres, só comem no bandejão de 1 real com os mendigos.
    É lindo demais ver esses guei assim que vivem na prática o que vem aqui pregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa era da boa em Jão põe dessa pra mim.

      Excluir
  14. O prefeito Dolly vai recuar e botar na rua esse festival do arrastão, daí quem reclamou pode tentar ir pela primeira vez, já que dizem adorar.

    ResponderExcluir
  15. Em 2008 foi tããão legal... Rest in Peace...

    ResponderExcluir
  16. Ai, essas bibas com síndrome de camarote vip...

    ResponderExcluir
  17. Referente a sua materia no F5, eu gostaria que voce explicasse esse pedaço "Incomoda demais os moradores que insistem em permanecer na região".

    Qual o problema de morar na região central ?
    Realmente não gostamos dessa "Roubada Cultural" aqui no centro, no dia seguinte só se vê, bêbado, lixo, cheiro de urina e fezes por todo canto, fora o barulho que incomoda muito durante o evento.

    vir como "espectador comum" ou jornalista é fácil, quero ver passar a noite ouvindo musica alta,gritos e brigas por aqui.

    Tem sim que ficar afastado do centro os grandes Shows, da mesma forma que as "gangues" chegam ao centro para fazer arrastão, quem quiser curtir os shows também poderá chegar até Interlagos.

    Saudade da primeira edição em 2005.

    ResponderExcluir
  18. Doria tem mesmo que acabar com as palhaçadas do Haddad, a cidade está abandonada, lixo, mendigos e coisas pessoais de mendigos espalhadas pelo centro, ao lado da prefeitura barracas.

    Vem logo Doria.

    ResponderExcluir