segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A ITASCITA E O ÖXIT

David Cameron convocou um plebiscito achando que ia se dar bem e o resultado foi o Brexit. Juan Manuel Santos convocou um plebiscito achando que ia se dar bem e o resultado foi a rejeição a um acordo de paz que levou anos para ser costurado. Matteo Renzi convocou um plebiscito achando que ia se dar bem e viu suas propostas, bastante razoáveis, serem rejeitadas pela plebe ignara. Assim como Cameron, teve que renunciar ao cargo de primeiro-ministro. O que é uma pena, não só por ele ser o único chefe de estado bonito da Europa. Renzi tentou dar uma simplificada no fossilizado estado italiano, que foi desenhado para impedir a ascensão de um novo Mussolini mas que, na prática, virou um fator da instabilidade eterna do país. Como as pesquisas previam, 60% dos eleitores rechaçaram a ideia - os mesmos que reclamam da ineficácia do estado. O mais assustador foi que Beppe Grillo, o comediante que fundou o partido alternativo Cinque Stelle, convocou as pessoas a votar "por instinto". Ou seja, que ninguém se dê ao trabalho de ler e analisar o que está sendo votado. Melhor chutar logo o pau da barraca, né? Eu era simpático ao Cinque Stelle, mas isto foi antes deles chegarem ao poder. A nova prefeita de Roma, Virginia Raggi, por exemplo, vem se revelando um desastre no cargo. E a legenda ainda flerta com a "itascita", a saída (uscita, em italiano) da Itália da União Europeia. Ano que vem tem eleições gerais por lá. Preghiamo.

Ontem teve eleição na Áustria, e finalmente tivemos uma boa notícia. Esse pleito foi uma espécie de tira-teima: derrotado por apenas 31 mil votos em junho, o Partido da Liberdade, de extrema-direita, conseguiu na Justiça uma nova rodada nas urnas. E se deu mal, perdendo dessa vez por quase sete pontos de diferença. O cargo em jogo era o de presidente, uma função quase cerimonial nos países parlamentaristas. Mas temia-se que, uma vez no poder, Norbert Hofer desse início ao "öxit" (o "ö" vem de Österreich, o nome da Áustria em alemão). O eleito acabou sendo o verde Alexander van der Bellen, e esse risco está descartado no momento. Será que esse resultado é o primeiro de uma série de muitos, que inverterão a onda de boçalidade que avança sobre o mundo? Lasst uns beten.

22 comentários:

  1. Assim funciona o mundo: damos um passo para trás e dois para frente. A vitória dos progressistas na Austria já indica um enfraquecimento do conservadorismo. A modernização, a tecnologia, a doutrina liberal e o capitalismo não sustentam um mundo velho e antiquado.
    Paciência, já já saem de moda. Tem muita gente usando a internet pra disseminar o ódio e se popularizar. Em breve as pessoas entendem que estão sendo usadas como audiência pra panaca e param de prestigiar macaco de circo.
    Vide a derrota do MBL ontem na Paulista que quase se igualaram aos ignorantes que pedem a intervenção militar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que esperar de gente que tem como novo ícone intelectual o apresentador Otávio Mesquita?

      Excluir
    2. Será que daria para fundamentar melhor essa teoria do mundo dar um passo pra frente e dois pra trás? Porque dito assim, só para falar mal do que vc não gosta, deixa bem clara a cretinice ideológica, senão uma falta de conhecimento vergonhosa.

      Excluir
    3. Vai fundamentar essa teoria em outra freguesia.

      Excluir
    4. :D oida sôbre o Cortejo do Povo Cubano no funeral de Fidel, nem um pio. A Egípcia.

      Excluir
  2. Quer ser demitido? Convoque um referendo. Parece que os políticos ainda não entenderam essa lógica do séc. 21. Ou então estavam querendo vazar? Só pode.

    ResponderExcluir
  3. Acho o máximo quando os propagandistas da esquerda usam adjetivos para desqualificar as pessoas que não se alinham com suas ideologias. Chamar o eleitor europeu, um dos mais educados e cultos do mundo, de "plebe ignara" é mais uma manifestação dessa tendência.

    Outro maneirismo típico é chamar tudo que esteja à direita da centro-esquerda de "extrema-direita". Fazem uma cara de dor, tremulam a voz e tascam essa generalização com a maior desfaçatez. Na grande mídia decadente tem sido assim, e isso sinaliza que de fato perderam o contato com o real.

    Quanto à Áustria, sabemos bem como aquele povo se comportou quando se deu o anschluss. Não fico surpreso que se posicionem, mais uma vez, do lado errado da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkk

      É de morrer de rir o comment desse aí. Posta mais. Quero voltar a gargalhar.

      Excluir
    2. Eu, propagandista da esquerda? Primeira vez que você lê meu blog?

      Plebe ignara existe em todos os países do mundo, mesmo nos meus ricos e avançados. Estão aí as vitórias do Trump e do Brexit que não me deixam mentir.

      Também acho ridícula a maneira como o PT, por exemplo, chama tudo que está à sua direita de "extrema direita". Só vou que no caso do Partido da Liberdade da Áustria o epíteto serve como uma luva.

      Quanto ao lado certo da história, é fácil identificá-lo: é sempre aquele onde NÃO estão a extrema direita ou a extrema esquerda. Haja vista o que aconteceu com os países que tomaram esses caminhos.

      Excluir
    3. Chamar o Tony (que votou no golpista Aécio)de esquerda é querer insultar a esquerda

      Excluir
    4. 17:56 Olha a :D-oida aí gente. Está tão abalada que vem agora dissuadida. Mas todos já a conhecem, é a :D-oida.

      Excluir
    5. Vixi !!! faltou novamente os medicamentos!!! ta fogo hein :D-oida !!!
      Relapsing after relapsing!!! Hummm ... not good not good

      Excluir
  4. "Quanto ao lado certo da história, é fácil identificá-lo: é sempre aquele onde NÃO estão a extrema direita ou a extrema esquerda. Haja vista o que aconteceu com os países que tomaram esses caminhos."2
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 19:35 Nick, vc fez o seu melhor comment desde que venho aqui.

      Excluir
    2. Só para lembrar PT não é extrema-esquerda, PSDB não é extreme-direita. No meu ponto de vista não temos extreme-esquerda no Brasil, até o PSOL sabe que se eles fizerem uma "revolução" a moda da URSS, serão defenestrados do poder! (pois não teria apoio nem da população, nem do exercito). No Brasil é mais perigoso a extrema direita: militares, pastores, Bolsonaro, pois além de contarem com apoio de parte da população, terão apoio das forças amardas pra manterem a "ordem".
      E já que o Tony trabalha no entretenimento e é roteirista o que achou desse esquete do zorra:https://www.youtube.com/watch?v=pIf2wGcXijk
      Nick

      Excluir
  5. A vitória inesperada de Donald Trump à presidência dos EUA deixou o cirurgião plástico Dr. Rey ainda mais esperançoso em governar o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. programa mais médicos. Agora com médicos de Hollywood.

      Excluir
    2. a única proposta dele é de diminuir o valor do silicone kkk

      Excluir
  6. Virada Cultural deixará de ocorrer em toda SP e será deslocada para Interlagos. , anuncia Doria.

    QUANDO COMEÇARÁ A VENDA DE CAMAROTES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele vai privatizar o autódromo, logo o evento ocorrendo lá, o município futuramente vai pagar por utilizar o espaço.

      Excluir
  7. :D-oida pelo jeito a sra nunca botou seus lindos pezinhos na Europa ne? Se assim o fez foi excursao CVC !!!
    Fofa doida: aqui segue uma licao gratis: a Europa esta lotada de gente ignorante igualzinho a sra !!!
    Como o Tony disse, tome por exemplo brexit, trump trash, etc...

    Fugindo do topico... a sra eh um caso triste, muito triste!!! a sra deve ser muito solitaria, sem amigos e com toda certeza rejeitada pela familia (pudera!!!!) o que a leva ser tao amarga e cheia de rancor pela humanidade.
    A sra deve ser "daqueles tipos" que adora, por falta de com quem, sentar-se na area de servico, ter "altas discussoes politicas e filosoficas" com os prendedores de roupa!

    Vai... conta ai pra nos, como eh que eh viver na Idade da Pedra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kade a doida? hummmm ... deve ter tomado remedio errado! so pra variar...

      Excluir