quinta-feira, 10 de novembro de 2016

VEM QUE O AMOR É O MOMENTO


Todo ano é assim: mal termina a Mostra de Cinema de SP e já começa o Festival Mix Brasil, como se fosse um complô para nos impedir de ficar em casa vendo Netflix. A edição de 2016 do maior evento de cultura LGBTX do Brasil deslanchou ontem no Auditório do Ibirapuera, numa cerimônia comandada pela atriz Maria Clara Spinelli que culminou com a exibição do filme português "O Ornitólogo".

O trabalho do diretor luso João Pedro Rodrigues não é fácil de ser digerido. Eu já tinha visto dois longas dele, "O Fantasma" e "Morrer Feito Homem", e não caí de amores por nenhum. E poderia ter gostado mais de "O Ornitólogo" se fosse uma meia horinha mais curto. Porque o filme tem cenas que convidam à discussão.
Um observador de pássaros viaja sozinho no norte de Portugal. Depois de sofrer um acidente de caiaque, ele é resgatado por duas turistas, chinesas e católicas, que se perderam do Caminho de Santiago. Aí elas o amarram feito São Sebastião. Depois ele encontra um pastor surdo-mudo, uma floresta de animais empalhados, um bando de amazonas... O que quer dizer tudo isto? Muitas das imagens permitem uma leitura religiosa, outras remetem à luta e à fusão entre os gêneros masculino e feminino. Mas o que mais me agradou foi o filme terminar com a maravilhosa "Canção de Engate", o maior hino gay do cancioneiro d'além-mar. "Vem que o amor é o momento em que eu me dou, em que me dás..."

15 comentários:

  1. A crítica local adora esse diretor. Outro dia o Público, que é um ótimo jornal, fez uma matéria enorme, tão elogiosa sobre esse filme que quase fui ver; mas dai lembrei que O Fantasma é um dos filmes que mais detestei em toda a vida e amarelei.

    ResponderExcluir
  2. O Fischer ainda existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô se existe. O site Mix Brasil não está mais no ar e a revista Junior saiu de circulação, mas o André se mantém ocupado com os "wine trucks" Los Mendozitos e o próprio Festival Mix Brasil.

      Excluir
    2. Ele ainda está casado? Queria repetir uma com ele.

      Excluir
    3. Ou seja, ele seguiu com sua vida e abandonou o flop do pink market brazuca.

      Excluir
    4. Ainda tem gente falando em pink money? Não conheço nada mais decadente.

      Excluir
    5. 15:49/11:22 " Nada é tão perigoso como ser moderno demais. Fica-se com uma tendência a virar antiquado de repente." (OW)

      Excluir
    6. 12:13 por isso pink money sempre foi algo tão antiquado.

      Excluir
    7. "Nada é tão perigoso como ser moderno demais. Fica-se com uma tendência a virar antiquado de repente."
      Pô, gostei desta frase.

      Excluir
  3. Tony, em todas suas resenhas vc reclama que o filme poderia ser mais curto. Será que você não tem déficit de atenção? brinks. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente, acredito que o Tony tem é bom senso mesmo.
      Ao mestre com carinho: Considero seu único mico ter dado aquele rolê com o pato na Paulista, desnecessário, o restante ok.

      Excluir
    2. Agreed 12:19
      No resto Love S2 Tony

      Excluir
  4. Amo/sou a Canção do Engate. Muito linda mesmo.
    Vou até escutar de novo agora para matar as saudades!

    ResponderExcluir
  5. Tem cena de sexo gay? #taradomesmo #aindamaisnessemundocareta

    ResponderExcluir