sábado, 26 de novembro de 2016

EL MUERTO CAMINANTE

Os professores de roteiro ensinam que os grandes personagens são os complexos: quanto mais contradições, melhor. Por esse critério, haveria personagem mais grandioso do que Fidel Castro? Para cada avanço na saúde e na educação, há um morto no paredón; para cada medalha olímpica, um sopapo em dissidentes como Yoani Sánchez. A única coisa não-controversa sobre o falecido ditador era seu carisma, que ele próprio se dispunha a por à prova em discursos quilométricos. Sua aura romântica permanece intacta para alguns, mas para mim ele já era um walking dead. Seu vigor físico se esgotou há cerca de 10 anos, e suas ideias, há mais tempo ainda. Mas sua morte não parece o fim iminente da monarquia comunista que ele instalou em Cuba. Só depois que seu igualmente caquético irmão Raúl bater as botas é que as rodas da história irão se mover. Como na extinta União Soviética, que precisou ver sua gerontocracia morrer no poder, um velhinho depois do outro, para que surgisse um Gorbachev. Com Fidel vai-se a última grande figura do século 20. Vai tarde, e vai num momento em que a direita xenófoba avança mundo afora. Mas o mais irônico mesmo é ele ter se ido em plena Black Friday.

55 comentários:

  1. NEM TODA DIREITA É BURRA, NEM TODA ESQUERDA É COMUNA , MAS TODO IDIOTA É IDIOTA . O presidente dos Estados Unidos reagiu a morte de Fidel de forma equilibrada , sem julgar ou louvar o ditador e com a mão estendida para o povo cubano. Já o seu sucessor , o presidente eleito Donald Trump, chamou o falecido de "ditador brutal" e enterrou a política de seu predecessor neste velho conflito. O degelo em 2014 impulsionado por Obama e Raul Castro entre o país comunista e seu inimigo Yankee foi quebrado em questão de segundos por Donald Trump

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O machão Donald Trump só se mete com países que não tem muito poder, Cuba, México etc...

      Excluir
    2. Penso que quando Trump tomar posse a sua única oferta à Cuba será torna-la um casino com hotéis Trump ou bloqueio selvagem e romper todos os laços , e o conto se repetirá mais sessenta anos.

      Excluir
    3. Este Trump vai ser um pesadelo, e para USAs em primeiro lugar.

      Excluir
    4. Vamos ver quando os EUA "congela" relações com a China ou Arábia Saudita.

      Estados Unidos nunca foram ativistas dos direitos democráticos e humanos e querem que acreditamos que o embargo é pela politica de Castro

      Excluir
    5. Trump necessita urgente classes de diplomacia

      Excluir
    6. Donald Trump pode ser prejudicial para os EUA, ruim para América Latina e catastrófico para o México e Cuba

      Excluir
    7. Fica um pouco difícil de entender Trump, classifica Fidel de “ ditador brutal”, e a Putin, de seu amigo, e estende a mão.

      Excluir
    8. Americanos tão amigos da democracia e tão amigos de impor ditaduras sanguinárias em meio mundo. Trump fará de Castro um santo.

      Excluir
    9. Tomara que Trump acabe com a putaria da família Castro em Cuba e faça com que aquela ilha volte a ser o paraíso que era antes da "revolução".
      GoTrumpGo

      Excluir
    10. PQP!!!!

      Trump chama o pilantra exatamente pelo que ele era, um ditador que matou quase 10% de sua população - à época - para transformar a ilha em uma prisão, e aparecem os mesmos críticos de sempre para tentar desqualificá-lo.

      Ademais, soube que a declaração de Trump foi MUITO bem recebida pelos cubanos que vivem nos EUA. Litlle Havana está em festa.

      Depois ficam com cara de cu, sem entender a razão de Killary ter perdido na Flórida. Por sorte, a realidade ainda é muito mais poderosa que a versão oficial do 'NYT' e afins.

      Excluir
    11. Se o Tony permitir, gostaria de divulgar o maior evento online da direita brasileira, em 2016:

      http://www.brasilparalelo.com.br/congresso/

      Os meninos que organizaram são uns fofos, e tem tudo para fazer história.

      Direitosos e direitosas, uni-vos!

      Excluir
  2. O mio babbino caro
    Os americanos nunca perdoaram terem perdido sua Buati. Tão pouco o caudilho encerra sua jornada com essa imagem, que só agrada aos saudosista de Batista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que a idosa viria aqui chorar a morte do demônio.

      Excluir
    2. Essa aí é mais uma que considera Trump um fascista, nazista, machista, feio e bobo, mas idealiza um ditador saguinário. Foi para não ter que conviver com gente assim que 'virei' à direita.
      É um alívio não ter mais que conviver com bichas fingidas e só lidar com pessoas que tratam as coisas do mundo pelos nomes certos.

      Excluir
    3. 18:05 Considero uma honra ter chegado à minha idade e ter vivido (e sobrevivido) plenamente. Quando lacraram a Buati Cuba, era uma criança.
      "LA SUEÑO UNA PERLA ENCENDIDA SOBRE LA MAR"
      16:31 Vou perder um minutinho com você: Não. Resolvi, nem disso você é digno. Para as inimigas, a quem agradeço, eu vivo bem, adoro o blog e não comento somente post sobre política, momento em que as amargas crescem. Admiro e reconheço a grandeza do Tony, após anos sempre relevante, capaz de lidar com antagonismos civilizadamente. Durmam bem, as quero bem apesar de tudo, pois sei o quanto ainda é dura a vida de NÓS viados.

      Excluir
    4. Parece-me ninguém saber o significado de "caudilho". Estive com nossas irmãs das profundezas, quando saíram de Cuba. Vivi a experiência de Allen Ginsberg em Cuba. Arenas+Heart. TTT.S. E se não sabem de nada disso, deem um google antes de falarem bobagens.

      Excluir
    5. Gisberg S2 S2 S2, o que lhe faltava de beleza sobrava de atitute! E olha que ele sofreu pouco nas mãos dos comunistas. As bichinhas menos importantes desapareciam sem deixar vestígio.

      Excluir
  3. Ele era um personagem quixotesco. E curiosamente este era seu livro favorito.

    ResponderExcluir
  4. E tem gay que estar a lamentar a morte desse sujeito. Ah, então quer dizer que concordam com o holocausto que os Castros fizeram com os gays em Cuba? Bom saber o que pensam esses gays. Fidel vai tarde, muito tarde. Mas o bom é que já se foi. E não deixa de ser emblemática sua ida, vai em um momento em que as esquerdas revolucionárias vão perdendo força no mundo. Enfim, espero e quero que a história reserve o verdadeiro lugar que merece esse verme, o lixo. Chora comunistas, chora, rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem disse que comunista estuda história, fofucho? Eles só leem as cartilhas do partido, e olhe lá!

      Excluir
    2. Nem a cartilha a gente le, a gente somos todas anarfabetas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Mas meu caro, justo você que não acredita na democracia e defende o "despotismo esclarecido"? Devia tecer loas ao Fidel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De déspota esclarecido, Fidel Castro só tinha o déspota.

      Excluir
    2. Aí que você se engana. Ele era inteligentíssimo. Aliás todos os comentários hoje de gente que importa foram nesse sentido, inclusive de seu amado Fernando Henrique. Vi uma entrevista em que o Gabriel Garcia Marquez disse que mandava todos os livros que escrevia antes para ele dar uma olhada. Claro que isso não tem nada a ver com as merdas que ele fez durante o regime dele. A pessoa pode ser muito esclarecida e fazer muita merda num governo. Mas isso não deveria fazer diferença para quem curte um déspota esclarecido.

      Excluir
    3. Pessoas de fato esclarecidas não insistem no mesmo erro. Fidel era um fóssil vivo.

      Excluir
    4. Adoraria que o 23:29 tivesse sido gay durante a revolução cubana. Certamente teria enfrentado 'el paredón' e não estaria escrevendo merda aqui. Mas a od

      Como tem vIado burro nesse mundo, mon Dieu!

      Excluir
    5. Gente que importa.
      Parece titulo de programa na tv daqueles bem ruins.

      Excluir
  6. Tony e a homofobia dele?Você não falou nada,ele ordenou a morte de vários de nosso povo,você só fala de homofóbicos quando são de direita,o Bostonaro,o Infeliciano,mas o Fidel também era homofóbico,pode ter se arrependido,mas o seu arrependimento trará a vida de Reinaldo Arenas de volta?E vários outros LGBTs perseguidos por sua ditadura,ideologia não está acima do nosso povo LGBT
    http://www.ilisp.org/noticias/ditador-socialista-assassino-e-homofobico-fidel-castro-morre-aos-90-anos/
    http://www.esquinamusical.com.br/25-anos-da-morte-de-reinaldo-arenas-poeta-homossexual-e-cubano/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei da homofobia do Fidel aqui, neste post de 2010:

      http://www.tonygoes.com.br/2010/09/a-culpa-e-do-fidel.html

      Excluir
  7. Fidel, Lula, Dilma, e CIA, todos estes lixos, tudo farinha do mesmo saco, socialistas no papo , mas vida de alto luxo do capitalismo,fidel vai pro inferno direto!E leve junto seus cupichas de Cuba do Brasil e do resto do mundo!

    ResponderExcluir
  8. A culpa não é minha. Eu pedi as eleições diretas já.

    ResponderExcluir
  9. E por falar em ditadores: vcs viram as fotos do ape da trump? Perceberam a semelhança de "gostos" idênticos ao do Kaddafi e do Saddam Hussein, mesmo estilo! Coincidência né?

    Enfim a putinha russa disse maravilhas sobre a castro, a doida americana já meteu o pau, fico a pensar como será a relação entre elas.....

    Será que a tia castro tá lá no céu ou lá no inferno? Duvida terrível !
    Oooo mania!!! it's not my business !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 21:52 e a já tradicional inveja comuna de quem se dá bem na vida. Chore mais, querida!

      Excluir
    2. 10:23 e o já tradicional costume de pobre que se acha vip de achar que criticar a sua cafonice é inveja.

      Excluir
    3. Morro de inveja dele sim!!!! Principalmente do cabelo !!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      Também morro de inveja, mas só um pouquinho, "daquela" cor de pele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Umas bichas lascadas na vida, que não ganham em um ano o que eu (que nem sou tudo isso) ganho em um mês, falando da decoração do apartamento e do cabelo do bilionário e PRESIDENTE Donald Trump.

      Façam o seguinte, queridinhas, saiam da casa da mãe ou desse minúsculo apartamento que vocês alugam e, só então, ousem falar de alguem que enxerga quase toda Manhattan da janela de casa, ok?

      Excluir
    5. Ohhh doida mia....risos++++ como não rir da sra? Impossível !!!! mais risos!!!! Como já te disse não pare nunca de comentar, por favor!!!

      De fato eu moro numa kit e a vista do minhocão eh barbara , com toda certeza o que eu ganho em 10 anos a sra ganha em 2 dias!, porém, ao contrário da sra, sou hiper feliz, sou super querido, milhões de amigos fantásticos, muito sexo com bofes maravilhosos que é o mais importante!!!!

      Também ao contrário da sra, não preciso ser medicada!!!, if you know what I mean....(sorry! I couldn't help! rsrsrsrs)

      Moreover... ao contrário da sra, fui parido!!! enquanto vossa excelência foi cagado!!!!!

      Bye (rsrs)




      Excluir

    6. "vista do minhocão"

      Mas isso era TÃO previsível...

      Só digo que se existir um inferno, tenho certeza de que os "amigos" e os "bofes" dessa criatura fazem parte do kit tortura.

      Excluir
  10. Houve o impeachment da Anta;

    Dória foi eleito prefeito;

    Freixo sofreu uma derrota acachapante;

    PT foi reduzido a um partido nanico;

    Lula está praticamente na cadeia;

    As FARC é posta em seu devido lugar pelo povo (mas a elite esquerdista não acatou a vontade popular - novidade);

    Trump foi eleito presidente;

    E Fidel, enfim, despachado para o inferno!

    Em 2016, Deus provou que existe e que é de direita.

    Chorem muito, discípulos de Marx (conscientes e inconscientes)! Em 2017 terá muito mais.

    P.S.: Escrever "direita xenófoba" demonstra que o autor tem sido adestrado direitinho na cartilha esquerdista. Pena que quase não há mais leitores que caiam nos truques da "grande mídia", não é mesmo?

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooo doida mia, kkkkkk aqui nao tem choro nao! So muito risos com sua doideira kkkkk more please!!!!!!

      Excluir
    2. 13:35,

      Juro que adoraria rir com a senhora, mas suas onomatopeias mescladas com frases sem sentido completo beiram o ilegível. Sorry.

      10:30,

      Sambou na cara das babOOínas, gata!

      Excluir
    3. O bom é que o doido da careta só aparece para destilar seus comentários quando se fala de Dilma, Lula ou alguém da esquerda que eu, que me considero mais de esquerda, tenho pavor, como se todo "esquerdista" gostasse de Fidel. Não gosto dele e não gosto dos ditadores brasileiros de direita do regime militar. Mas sei que ele fez pela educação e saúde do país dele como os militares fizeram bem pra nossa economia. Mas quando é para meter pau ou elogiar o Temer (já que é doido), como no outro post, ele não apareceu.
      Nick

      Excluir

    4. Nick (a desinformada do Planalto Central),

      Cuba já possuía, antes dos esquerdistas tomarem conta, um dos menores índices de analfabetimo das Américas. Havana era a segunda cidade americana em número de salas de cinema, só perdia para N.Y.C. A vida cultural fervilhava. A ilha também detinha uma das maiores rendas per capita de todo o continente. Hoje, após ser expoliada pelos comunistas, não passa de um espectro do que foi.

      Quanto a tal educação cubana, os alunos prisioneiros da família Castro não participam de nenhum teste internacional que comprove a suposta qualidade do ensino. Essa tal excelência educacional que você defende não passa de propaganda do governo, ratificada por relatórios de organizações simpáticas ao regime.

      Sobre a medicina cubana, os enfermeiros mal formados que vieram com diploma de medicina para o Brasil jogam por terra sua tentativa de desinformação. Hugo Chávez também caiu nessa lorota que você defende e morreu depois de um erro de diagnóstico dos infelizes médicos-escravos.

      O pior é que sua ignorância não termina por aí. Você chama de "ditadores" os presidentes do regime militar brasileiro. Há de se expandir bem o conceito de ditador para fazê-lo caber em governantes que eram eleitos pelo congresso a cada cinco anos. Isso sem nenhum caso de reeleição, compreende? Não defendo a intromissão de militares na vida civil, mas também não posso compactuar com esse seu erro grosseiro de análise.

      Por fim, os militares fizeram muito pela infraestrutura do Brasil, mas destruíram a economia quando criaram dívidas atreladas ao dólar barato de então. Nada comparável, obviamente, à hecatombe econômica pela qual ainda passaremos (a crise nem começou - aguarde e confie), fruto da herança maldita do PT.

      Beijos
      :*

      P.S.1: Temer com todos os defeitos é um mal imensamente menor que a louca e seus asseclas desmiolados. Cometeram tantos erros que nem mesmo a eleição de um honestíssimo gênio político em 2018 evitará a quebra de mais da metade dos estados e o empobrecimento ainda maior da população. Agradeça a graça alcançada à crença esquerdista em almoço grátis e em direitos sem deveres.

      P.S.2: "Doido" é o teu pai, que, tudo indica, falhou miseravelmente na sua educação.

      Excluir
    5. HAHAHAHAHAHA +++++ xN
      Gentem, olha a doida !!!!! Hoje a coitada tá por demais!!!!! exagerou na dose ou está em falta a medicação?

      Pelo jeito hoje a sifilis bateu com força na cabeça da coitada: reescreveu a História de Cuba e do Brasil, fez previsões apocalípticas, e lógico, tudo aos moldes e métodos de sua própria esquizofrenia!!!! Poxa!!! que talento hein!!!!

      Como eu ja te falei que pelo fato de vc ter sido cagada e não nascida, te deixou com um singular imprint: imbecialidade!



      Excluir
    6. Para o doido os militares não foram "ditadores" pq foram eleitos pelo congresso! Mas ele deve ser um dos que falavam de "ditadura petista", sendo que foram eleitos pelo povo e não foram eles que inventaram reeleição! Eu votei PT segundo turno e voto de novo se a oposição for Aécio! Mas como eu estava lendo: Dilma sofreu com a ditadura brasileira, pq se opunha a ela, mas elogia Fidel, um ditador que matava seus opositores, então sei bem que o discurso dela não é coerente!
      E dúvidas:
      1-" quebra de mais da metade dos estados". Esses estados não tem responsabilidade solidária não? A Dilma e o PT obrigaram esses estados a se endividarem?
      2-"Essa tal excelência educacional que você defende não passa de propaganda do governo, ratificada por relatórios de organizações simpáticas ao regime.". Quais seriam essas organizações? Você está dizendo que a ONU é simpática ao governo cubano? E em relação a propaganda simpática a um ideologia o que vc me fala da FoxNews ou da FuryNews, suas queridas fontes de informação?
      Nick

      Excluir
    7. Nick,

      Sei que você sempre volta para ler, então lá vai:.

      Logo no começo do comentário, você tascou a seguinte pérola:

      "Mas ele deve ser um dos que falavam de "ditadura petista""

      Migo, como discutir com alguém que já começa construindo um espantalho? Eu não disse "ditadura petista" em nenhum momento. Dizer que alguém disse isso e usá-lo como argumento não funciona em um debate minimamente sério.

      Mas, ok, sigamos.

      Sobre a educação em Cuba, recomendo que leia com atenção o seguinte link:

      http://spotniks.com/educacao-cubana-em-18-imagens/

      Veja que o texto está fundamentado em um levantamento fotográfico. No Spotniks, um desses sites obscuros que o Tony certamente não lê (risos), há outras matérias sobre a ilha da família Castro. Sei que você não mudará sua opinião, mas digamos que eu queira apenas testar sua fé na esquerda. ;)

      Quanto à opinião da ONU, aquele órgão globalista que sonha em ser o governo único de "um mundo sem fronteiras", prefiro FuryNews, com Trump eleito! ;)

      Sobre o endividamento dos estados brasileiros, vou citar o caso do Rio de Janeiro. Foi a fantasia do "Pré-Sal" (um óleo de baixa qualidade, caríssimo para ser extraído, com seríssimos riscos ambientais, em um momento histórico que o petróleo tende a ser substituído), fanfic predileta do governo petista, juntamente com certos governadores "amigões" de Lula, que fizeram o Estado gastar mais contando com o "ovo no fiofó da galinha". Estude com atenção os casos dos estados em pior situação e, garanto, as impressões digitais do governo federal estarão todas lá.

      Por fim, e mudando de assunto, você viu que pessoa transtornada essa que comentou às 00:50? Isso aí é esquerda na veia! Obviamente essa grosseria toda não me atingiu. Até considerei um reforço para que eu me mantenha firme em minhas posições políticas.

      Massss...

      Veja que, tanto no meio da nossa conversa como em 21:42, ela insiste na palavra "medicação", citando "sífilis" e fazendo pouco caso. O objetivo? Atingir um anônimo (eu) que discorda das fantasias dela. Até aí, beleza! Não me fez nem cócegas. Só que estamos em um blogue frequentado por gays, pessoas muito expostas à doenças sexualmente transmissíveis. Por que digo isso? Porque tenho certeza de que pessoas com sífilis acessam este espaço enquanto enfrentam uma crônica falta de medicação no mercado (público e privado), em função da atual epidemia. Mas essa nem é a pior parte. E os transtornos mentais que atingem os "LGBTs" em proporção maior do que no restante da população, obrigando-os a longos tratamentos medicamentosos? Dá uma lida aí:

      https://goo.gl/ihRAla

      https://goo.gl/2Os2Y1

      Sem contar a questão mais cruel: muita gente HIV+ também lê este blog! Agora, imagine-se como esse leitor que encontra esse tipo de ataque gratuito. Pior: imagine-se como um jovem ainda adolescente (a maioria dos novos infectados e que precisa ser constantemente MEDICADO) descobrindo-se motivo de escárnio...

      Então, mon ami, esse é o modus operandi da esquerda! Não pensam duas vezes na hora de pesar a mão contra quem discorda. É o mesmo comportamento de quem chama de "capitão do mato" o negro que não se alinha ao movimento racialista (vide ataques a Joaquim Barbosa e Fernando Holliday). De certo, essa pessoa aí ficaria muito feliz se pudesse me mandar para o paredão. Felizmente não pode.

      Por fim, foram os argumentos mal elaborados e esse tipo de comportamento detestável que me afastou da esquerda e faz com que eu venha aqui deixar registrado que nem todos nós pensamos da mesma forma.

      Um abraço.
      :D

      Excluir
    8. Gente este povo(21:05 ,14:23 ...) passa o dia escrevendo textão no blog dos outros, parece que não trabalha. Porfavor coopere com o governo Temer e vá trabalhar prá o Brasil sair da crise.
      Xxiiiii meu chefe tá chegando paradinha pra o café acabou ciaooooooooooooooooooooooooo

      Excluir
    9. 15:00 e textão que ninguém ler XD . A bicha 21:05 ,14:23 que escreve os textão deve ser velha e desconhece a evolução da linguagem digital na era dos 140 caracteres

      Excluir
    10. 15:00 Somo ricas, amore. KKKKK Nós fazemos algo melhor que trabalhar: damos emprego e arcamos com o custo trabalhista pavorosos dessa república de bananas. Beyjas.

      Excluir
    11. 1-Foi a fantasia do "Pré-Sal" (um óleo de baixa qualidade, caríssimo para ser extraído, com seríssimos riscos ambientais, em um momento histórico que o petróleo tende a ser substituído) Se é de baixa qualidade porque tem empresas privadas do setor energético que querem uma parte do pré-sal? Você me fala de um momento "ambientalista" no mundo que está substituindo o petróleo por outras fontes, como uma coisa positiva e em outros posts falavam que o "ambientalismo" é uma invenção da esquerda mundial?
      2-"Essa estória de inventar luta de classes e fomentar preconceitos para liderar vitimizados é a artimanha da sua turba." X "15:00 Somo ricas, amore. KKKKK Nós fazemos algo melhor que trabalhar: damos emprego e arcamos com o custo trabalhista pavorosos dessa república de bananas. Beyjas." Os próprios direitistas dizem que não há a tal luta de classes, que é uma invenção da esquerda e principalmente do PT e depois em sua própria argumentação dizem "fazemos algo melhor que trabalhar" provando que há a tal luta inventada pelas esquerdas?
      Para entender esse comentário leia os posts:EL MUERTO CAMINANTE e O MAU VENCEDOR
      Nick

      Excluir
  11. Uma breve história de qualquer ditador Fidel se encaixa bem aí:
    https://www.youtube.com/watch?v=rStL7niR7gs

    ResponderExcluir
  12. 21:05 A maluka perdeu a noção, pesou na mão e quando viu estava passando um pano até para a Ditadura, e termina seu sumário com a grande constatação que a corrupção que levou o br à bancarrota se iniciou a menos de 20 anos. E quando chamado de Doido, como uma criança birrenta diz: Doido é o teu pai. Vivi para ler isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente que em 2016 ainda não sabe usar a porra do verbo haver. Como lidar? Nem vou falar do resto que praticamente intenta (sem sucesso) a criação de uma nova língua.

      Excluir
    2. Ai a fessora corrigiu minha prova e me deu Dez, como lhe dar com essa normalista lindha e o resto snif snif A maluka perdeu a noção e matou o PF KKKKKKKKKKKK

      Excluir