terça-feira, 29 de novembro de 2016

AINDA O CALERO

Michel Temer, o Velho, disse ontem que "qualquer fatozinho abala as instituições brasileiras", que, segundo ele, seriam frágeis. Não, sua múmia paralítica: frágil é o caráter da quadrilha que você recolocou no Planalto. Quando até o Hélio Bicudo, que tem 94 anos, diz que Temer "trouxe o pessoal do passado para o presente", é porque o cheiro de podre não dá mais para disfarçar. O mais patético é que essa turma continua achando que o episódio que derrubou Geddel e abalou a república foi algo menor - sinal de que eles estão envolvidos em chicanas muito, mas muito maiores do que um reles apartamento de quatro milhões num prédio que fode com o entorno histórico. É por isto que eu acho que a denúncia de Marcelo Calero é o acontecimento político brasileiro mais importante deste ano conturbadíssimo. O ex-ministro da Cultura desnudou o atual governo como só alguém que fazia parte dele seria capaz de fazer. Mas Calero era mesmo um corpo estranho nessa confraria de bandidos idosos. Como bem disse o Matias Spektor num artigo na Folha de quinta passada, ele faz parte de uma nova geração de políticos que está emergindo na América Latina, de tendências diversas mas com algo em comum: o apreço à cidadania. É só questão de tempo (e biologia) que eles cheguem de vez ao poder e desalojem anciões como Aécio Neves ou Rodrigo Maia, que posam de moderninhos mas são arcaicos. Fora, cambada, vão pro asilo ou pro cemitério, porque o tempo de vocês se esgotou.

26 comentários:

  1. Como assim o acontecimento político brasileiro mais importante deste ano conturbadíssimo? E o impeachment?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O impeachment teve um forte componente de empulhação: estaríamos tirando um governo corrupto e incompetente, para que em seu lugar viesse um governo que recolocasse o país nos trilhos.

      Só que a denúncia do Calero só confirmou que o novo governo é tão corrupto e incompetente quanto o anterior. Não se trata mais de trocar o grupo que está no poder: temos que varrer todos os velhos para fora da política, da direita à esquerda. Foi isto o que eu quis dizer.

      Excluir
    2. Sinceramente que se acreditava "que o novo governo" não era corrupto e incompetente?

      Excluir
    3. O pior é não saber aonde enfiar a cara.

      Excluir
    4. "sinal de que eles estão envolvidos em chicanas muito, mas muito maiores do que um reles apartamento de quatro milhões"

      Perfeito, Tony. Não se pode esquecer de quem Temer era vice e qual era o partido sustentava o PT. Tirar Dilma foi impedir que um projeto de poder nos levasse à ruína imediata, mas ainda há um longo caminho.

      Quanto a Calero, ele precisa aproveitar a oportunidade para expor com clareza o que pensa. Por enquanto, apenas cumpriu o papel de delator. Se ele for consistente, poderá ser uma alternativa ao trio Alckmin, Bolsonaro e Caiado. Vai saber.

      :*

      Excluir
  2. Pois é...várias pessoas, incluindo eu, queriam a impugnação da chapa Dilma/Temer mas nossa voz foi abafada pelos barulhentos coxinhas deprimidos pq a grana não dava mais pra enfrentar as 2 horas de fila pra comer no Outback.
    Assim, aceitaram Temer de braços abertos e ainda brigaram contra quem fez oposição. Lembro de muitos que defenderam inclusive Eduardo Cunha, o malvado preferido deles.
    Agora, encararemos um segundo processo de impeachment. Alguém ai não fica de saco cheio dessa chatice política?
    Enquanto vcs vão pra Paulista, mais uma vez, eu vou pra um café ou prum bar rir, comer uma pizza e debater Foucault com meus amigos.
    Entendo que vcs agora receberam carta branca pra serem ignorantes sem culpa ou constrangimento, mas eu não consigo mudar...fico de fora do século XXI sem problemas.
    Classe média brasileira não dá. sorry.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades do tempo quando o camarote vip não tinha voz.

      Excluir
    2. Amo mais que tudo na vida o ar de superioridade intelectual e moral da esquerda coxinha que come em cafés e debate bicha filósofa decadente e que acha isso o suprassumo da revolução e cidadania, enquanto tem nojinho tanto do povão quanto da classe média, só porque não votam em Psol nem usam o esgoto petista como colônia ideológica. Só digo uma coisa, fica aí no seu café burguês porque a gente está tomando conta do país enquanto vocês parasitam o Estado.

      Excluir
    3. 11:35 Quem te disse que eu sou funcionário público? Quem te disse que eu apoio o PT e o PSOL? Pq vc acha q eu sou de esquerda? Tb não sou de direita.
      Continuo querendo distância de vcs. Tomem o país a vontade.

      Excluir
    4. Lavou minha alma, 11:35. Bjus. :* :* :*

      Excluir
    5. 10:27 não te conheço mas te considero pra caramba! Disse tudo! Lavou minha alma! Bjus

      Excluir
  3. Eu costumava ficar chocado em ver a Argetina trocar de presidente igual trocava de roupas. Pra quem achava que o Brasil era mais evoluído... não adianta cuspir para cima. Tamofú msm. Só espero não termos também o azar de colocar um lider "salvador" como os argentinos fizeram e depois passar pelo que eles passaram nas mãos dos Kirchner.

    ResponderExcluir
  4. CALERO É CAVALO DE TRÓIA DO PSDB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho. Ele poderia terminar o serviço e confessar a maracutaia do OSCAR

      Excluir
  5. Ah vai querido vc apenas quer comer

    ResponderExcluir
  6. o quem do golpe pouco importa, o Temer é um mero fantoche, o que realmente importa é o PORQUE: taxa de juros mais alta do mundo. Banqueiros setubal, agiotas 10.000 familias, Rotchschild n gostaram qdo a Dilma foi na tv chamar essa tatica do rentismo de PERVERSA. Esses são os verdadeiros inimigos de todos nós. Foda-se as figuras que eles mandam os representar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fundo o que a direita sempre quis foi voltar a perpetuar um Brasil corrupto.
      Muita gente está incomodada com a nova classe média. Melhor viver no Brasil de antes cometendo pequenas ou grandes infrações diariamente.

      Excluir
  7. Não apoiei o Temer quando ele quis acabar com o Min da Cultura. Mas não tinha nada contra Calero, apesar de que querer o Estado de Guanabara de novo é uma ideia que não resolve nada, apesar de que apoio se a pessoa que de volta um antigo estado, separar sul do Brasil, etc. Mas que seja democrático e que depois as pessoas arcam com suas responsabilidades, como o UK está tentando arcar com o Brexit! Pelo menos o Tony não parou nas manifestações da paulista, "anti corrupção", como fizeram MBL e outros "direitistas" (sei que Tony é de centro, mas ele foi nas manifestações)
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calero é ambicioso e vaidoso. Acho q a atitude dele foi louvável. Mas daí transformá-lo em herói é exagero.
      Ele é muito elitizado. Tanto que sempre teve discurso separatista no Rio. Ainda acho q ele é um oportunista e político de carreira. Sabe usar a beleza pra trilhar seu caminho de sucesso através do poder que a política oferece.

      Excluir
    2. Na boa: qual é o problema dele querer ser político de carreira? Precisamos de gente assim na política, com ética e preparo.

      Brasileiro tem mania de exigir uma pureza absoluta dos outros, um desinteresse total que é simplesmente impossível. Tipo, só merece ganhar o "BBB" quem não estiver nem aí para o dinheiro do prêmio.

      Excluir
    3. Tony, a pessoa que utiliza de oportunismo para conseguir um ministério no começo da carreira, fará o mesmo quando ficar mais velho.
      O Calero é muito novo o q lhe permite tomar riscos. ELe entendeu que poderia sair como herói dentro de uma disputa interna. Ele não fez isso tudo de graça. Sabia que poderia usar a mídia e se dar bem. Se popularizar.
      O índice de rejeição dele sempre foi enorme. Pior do que o de Temer. Tanto que ele cogitava se candidatar a vereador no Rio com poucas esperanças e pretensões.
      Tony, o tempo torna a gente mais duro e acomodado. Mudar o mundo já não é tão importante quando o que nos atrai é o poder.
      Parabéns ao Calero pela a sua atitude. Mas ainda não me convenceu. Espero os próximos capítulos dessa ascensão meteórica.

      Excluir
    4. Calero também não me convenceu, especialmente agora que chegaram acusações de tráfico de influência dele próprio pra que não fosse instaurada a CPI da Lei Rouanet. Acho que você tá se precipitando um pouco em tentar achar um herói e polarizar, colocando Calero num pedestal. Pra mim, ele foi apenas oportunista.

      Excluir
  8. E levará décadas e mais décadas e mais décadas, até que tudo isto mude e novas gerações possam mudar tudo de vez, não estaremos mais aqui!!!!

    ResponderExcluir
  9. Na boa pra mim, nessa história só interessa saber uma coisa: Calero é solteiro?

    ResponderExcluir
  10. Vou comentar apenas pq acho de mal gosto esse tópico ficar com 24 comentários.

    ResponderExcluir